O Rio Grande do Norte sediará a etapa nacional das Olimpíadas Escolares em setembro de 2013 para atletas de 12 a 14 anos. Na terça-feira, 29, a governadora Rosalba Ciarlini assinou o convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Governadoria, para oficializar a realização do evento. A escolha da cidade se deu baseada nos relatórios apresentados, após as visitas de inspeção realizadas no primeiro semestre de 2011, que obedeceu aos critérios de avaliação da Comissão de Vistoria.
Diante do relatório, o Comitê Olímpico Brasileiro confirmou a capital potiguar como cidade-sede da Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos. À época, Natal concorreu com Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e Aracaju. A etapa a ser realizada em Natal vai contar com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Durante os dias de disputa haverá também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
Ao todo, participarão do evento mais de cinco mil jovens provenientes de 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal. De acordo com o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, as Olimpíadas Escolares "são o maior projeto do Brasil para as Olimpíadas de 2016 a 2020 e funcionam como o maior cenário para descobrir talentos olímpicos".
Competição é reconhecida mundialmente pelo seu rendimento
As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento escolar de rendimento do mundo e o Rio Grande do Norte encerra no próximo mês de junho a etapa regional. As disputas foram iniciadas na segunda quinzena de março com a realização das etapas no Agreste, Oeste, Alto Oeste, Vale do Açu, Ipanguaçu, Santa do Matos, Acari e Santa Cruz, estas três últimas ainda a serem disputadas.
Segundo o secretário Joacy Bastos, a realização dos jogos no RN significa um reforço não só para o legado esportivo, mas para a economia do Estado. Para mensurar, o titular da pasta comentou que é estimado um faturamento de R$ 18 milhões durante os 12 dias de competições no Estado. "Os jovens e adolescentes que participarão das Olimpíadas trarão os familiares para acompanhar as disputas e isso significará um aquecimento da economia do RN com o fortalecimento do setor de serviços. Para o RN, é uma satisfação muito grande trabalhar com essas crianças. Quanto mais elas se envolverem com o esporte, mais longe estarão das drogas e da criminalidade juvenil", enfatizou o secretário.
Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!