Páginas

sexta-feira, maio 18, 2012

Agentes penitenciários encontram túnel de 40 metros no presídio Raimundo Nonato


Joana Lima
O buraco encontrado no presídio Raimundo Nonato
Uma revista realizada pela Polícia Militar, BPChoque e agentes penitenciários, na tarde desta quinta-feira (17), no Presídio Provisório Raimundo Nonato, Zona Norte de Natal, localizou um túnel de  40 metros, no corredor da escada do Pavilhão A do presídio. Segundo o comandante do BPChoque, major Cardoso, os detentos se organizavam para prover uma fuga em massa ainda na noite de hoje. “O túnel já estava todo praticamente cavado. Acredito que eles pretendiam fugir ainda hoje”, disse.

O comandante informou ainda que a revista aconteceu principalmente depois que os agentes sentiram um clima estranho entre os detentos. “Eles estavam demonstrando muita calma. Os agentes sentiram que tinha algo de errado”, informou o major Cardoso.

Há 18 dias os presos estão soltos no pátio do presídio porque a unidade se encontra sem energia, o que, segundo o diretor do Raimundo Nonato, Francisco Renilson da Silva, pode ter facilidade o trabalho dos detentos. “O presídio está passando por processo da nova instalação de rede elétrica. Sem estarem nas celas, ficou mais fácil cavar o túnel”, lembra o diretor.

Além disso, o Raimundo Nonato ainda sofre com a superlotação. Hoje a capacidade do presídio é de 168 presos, mas de acordo com Renilson a unidade atente 373. Com os detentos, foram encontrados 26 aparelhos celulares, três facas artesanais e inúmeros carregadores de celulares.

Até o início da noite o diretor do presídio aguardava um contato do secretário de Segurança Pública do RN, Aldair da Rocha, para tentar a transferência de 140 presos para outras unidades prisionais.

Renilson informou também que os agentes realizaram uma chamada oral com o nome de toda a população carcerária do presídio e nenhuma fuga foi registrada.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!