O prefeito Bibi Costa reuniu na tarde desta terça-feira (10) no salão nobre da prefeitura, a Defesa Civil Municipal. O objetivo foi discutir ações para minimizar os efeitos da seca. Da reunião, participaram representantes da Câmara Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das igrejas, da Fetarn e de secretarias e coordenações municipais. Já no inicio da reunião, o prefeito destacou algumas ações já implementadas, como o abastecimento de água, através de carros-pipa em algumas comunidades rurais. “No mês passado gastamos 10 mil reais, e a previsão é de gastarmos 20 mil reais já em maio”, explicou.
Na reunião também foi levantada uma preocupação com o abastecimento d’água na zona urbana, mesmo reconhecendo que os principais problemas com a seca em Caicó, estão concentrados nas comunidades rurais. Para se ter uma idéia, a principal adutora que abastece Caicó, com águas do Rio Piranhas está desativada, precisando de reparos para que volte a funcionar imediatamente.
Também foi sugerida, e de imediato acatada pelo presidente da Câmara Municipal, Leleu Fontes (PSB) a realização de uma audiência pública para discutir a seca. “Precisamos responder as dúvidas de todos os agricultores. Em seca o rebanho é salvo a beira de um rio ou açude, e essa onda de boataria de que não pode se queimar xiquexique, não pode queimar cardeiro, não pode pastorear animal dentro do açude, isso causa uma confusão grande no agricultor”, defendeu Bibi.
Outro assunto discutido foi à inovação do Governo Federal para a desburocratização do pagamento aos responsáveis pelos carros-pipas. “Hoje pode ser através do cartão entregue ao pipeiro. Ele abastece e pode receber seu pagamento diretamente na agencia bancária, credenciada junto ao Governo Federal”, disse Fernando Dionísio, secretário de infraestrutura e coordenador da Defesa Civil de Caicó. Ao final da reunião, o prefeito confirmou a decretação do estado de emergência em Caicó.
Fonte: Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!