Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 01, na sede do órgão, membros do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmaram as mudanças de reestruturação do setor dos precatórios do TJ/RN. Algumas já estão em vigor nas quatro portarias divulgadas essa quarta-feira, 29, que organizam a divisão.
“Essas sugestões vão clarear e dar certeza da legalidade do setor. Encontramos na investigação algumas situações que não correspondiam as normas do setor”, afirmou a juiza auxiliar do CNJ, Agamenilde Dias, a respeito da reestruturação.
A desembargadora Judite Nunes falou ainda a respeito da ex-chefe do setor dos precatórios, Carla Ubarana Leal, que está presa no complexo penal Dr. João Chaves, zona Norte de Natal. “Existe um processo instaurado em andamento. A decisão tomada será acatada”, afirmou a desembargadora, se referindo a possível perda do cargo público da técnica judiciária.
Confira as principais mudanças no setor dos precatórios do TJ/RN:
-Abertura de contas individuais e distintas para precatórios e requisições de pequeno valor (RPV).
-A desembargadora presidente vai designar um juiz de direito para assessorar a gestão de precatórios, assim como o servidor do Tribunal de Justiça responsável pelo setor.
-A divisão dos precatórios vai funcionar em espaço físico próprio, com equipamentos exclusivos (até então, o setor funcionava junto com a secretaria jurídica).
-Uma lista geral de precatórios será publicada e disponibilizada no site do Tribunal de Justiça, com o nome de credores, comarca e natureza do crédito e entes devedores.
-A atualização dos valores dos precatórios será feita no momento em que antecede o pagamento, de acordo com a planilha de cálculos.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!