Páginas

sexta-feira, março 02, 2012

Coordenador de Endemias alerta para epidemia na cidade do Assú

combate_a_dengue
ASSÚ - Com o registro de 147 notificações de casos suspeitos de dengue, até o dia de ontem, quinta-feira, 1º de março, sendo que dez deles já obtiveram confirmação oficial após a realização dos exames sorológicos, o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, em Assú, enfermeiro Breno Stanley Martins de Mendonça, interpreta que o momento já é "preocupante".

Ele arriscou-se a qualificar o estágio atual como "crítico" e suspeita que o vírus da dengue tipo quatro já esteja presente no município. "A situação é realmente preocupante (...) Nós estamos caminhando, se não pudermos fazer alguma coisa, estamos caminhando (...) pra uma epidemia", informou Breno Stanley.

O coordenador lembrou que, em consequência do histórico relativo a vários anos, Assú está na relação de municípios prioritários no trabalho de combate e prevenção à dengue no Rio Grande do Norte.

"A gente vem enfrentando uma situação bastante complicada", acrescentou o dirigente municipal. Registrou que, mais do que nunca, é imprescindível que a população colabore.

Breno Stanley registrou que, lamentavelmente, ainda há casos de pessoas que têm peremptoriamente se recusado a contribuir com a ação antidengue. O fato mais corriqueiro, segundo ele relatou, são de pessoas que se negam a permitir a fiscalização dos agentes de Endemias dentro de suas residências.

"Estive numa casa fazendo vistoria onde o proprietário se recusou a receber tanto a equipe da secretaria como o agente de endemias", contou. Este comportamento, segundo reiterou, só torna a tarefa mais árdua e contraproducente. 

Cidade conta com registro de modalidade hemorrágica

O coordenador de Endemias de Assú, Breno Stanley, confirma a existência de um caso de dengue hemorrágica numa criança que, em razão do seu quadro clínico, foi atendida na capital do Estado.

Ele informou que o menor de idade deu entrada na unidade com um quadro agudo, mas já está fora de perigo.

"Foi um caso de dengue hemorrágica que ainda não foi notificado porque foi atendido em Natal, mas já estamos em contato com a família para fazer a notificação deste caso que foi adquirido aqui no município do Assú", ressaltou Breno Stanley.

PROVIDÊNCIAS

O enfermeiro adiantou que, dentro do trabalho desencadeado pelo setor de Endemias, a prioridade agora se volta para procurar a identificação do vírus da dengue que está em circulação na cidade.

Admitiu que há a suspeição de que seja o vírus do tipo quatro que já esteja presente no município, mas ainda não existiu a necessária confirmação. "Estamos trabalhando para saber qual o vírus que justamente está circulando aqui (no município); talvez seja o vírus quatro", destacou Breno Stanley.

"Estamos fazendo o isolamento viral, já mandamos uma amostra para Natal e vamos ver se mandamos no mínimo 10 amostras", finalizou.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!