Na tarde de ontem, um representante da Comissão dos Direitos Humanos (DH), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção de Mossoró, esteve visitando o Centro de Detenção Provisória (CDP) masculino, investigando denúncias de cerceamento de visitas dos familiares e abuso na revista das mulheres dos presos, em dia de visitas.
Segundo informações repassadas por Fransualdo Vieira de Araújo, 1º secretário da CDH, familiares se queixaram que a direção do CDP estava colocando obstáculos para que os advogados tivessem acesso aos reclusos, inclusive dificultando o acesso da família do preso em dias destinados às visitas.
"Além da denúncia da dificuldade enfrentada pelos advogados, chegou outra informação que estava havendo abuso nas revistas. Porém essa nossa primeira visita é para conversar com a direção do CDP para tomarmos pé da situação", destacou.
Já o diretor do CDP, Antonio Eilson, "Bião", ouviu atentamente o representante dos direitos humanos e em seguida contou a sua versão, denunciando advogados de extorquir a família dos presos. "Nunca tivemos problemas com as visitas, porém o que realmente está acontecendo é que muitos familiares me contaram que haviam pago aos advogados para que ele agendasse visitas aos presos", disse "Bião".
"Bião" disse ainda que está apurando junto aos presos os nomes dos advogados que estão se aproveitando da situação para arrancar dinheiro e tão logo tenha a identificação vai divulgar à imprensa. "Toda essa situação de denúncia foi gerada por insatisfação de alguns advogados aproveitadores e quando eu tiver os nomes vou divulgá-los, para que todo mundo saiba quem são eles", destacou.
Ainda de acordo com Fransualdo Vieira, a CDH vai apurar as duas versões e depois tomar uma decisão junto ao Ministério Público.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!