Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, que transcorre nesta quinta-feira, 15, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Mossoró realizará algumas ações com o intuito de conscientizar os consumidores. A coordenadora do Procon Municipal, Rafaela Ferreira, afirma que uma das ações será a divulgação da lista das empresas mais reclamadas aqui na cidade em 2011.
As empresas que neste ano ficaram no topo das mais reclamadas foram as operadoras de cartões de crédito Itaucard e Hipercard, com 100 reclamações. Na décima colocação, está a empresa de eletroeletrônicos Samsung, com 31 notificações. Entre as dez empresas também foram citadas as marcas de aparelhos eletroeletrônicos CCE, LG, os supermercados Hiperbombreço e Bompreço, as lojas de móveis e eletros Insinuante e Rabelo, as Lojas Americanas, os sites Americanas.com, Shoptime e Submarino. A Ingetec é a única empresa mossoroense que aparece na relação que será divulgada pelo órgão.
Rafaela Ferreira conta que o Procon Mossoró recebeu no ano passado, cerca de 2.107 reclamações, das quais 1.227 foram resolvidas, 577 foram encaminhadas para o judiciário e 303 foram consideradas desistentes, representando 60% de casos solucionados, 27% dos não solucionados e apenas 13% de desistências.
Segundo a coordenadora, diariamente o órgão realiza cerca de 15 atendimentos. No entanto, alguns desses atendimentos são resolvidos antes que a empresa seja notificada. O número de notificações então é em média 10 por dia.
Além da relação de empresas mais reclamadas, Rafaela Ferreira explica que serão distribuídas na sede do Procon Municipal cartilhas educativas sobre Direitos do Consumidor. O órgão funciona no Centro Administrativo de Mossoró, localizado na rua Pedro Alves Cabral, no bairro Aeroporto.
Consumidores reclamam do mau atendimento
O JORNAL DE FATO foi às ruas do centro comercial de Mossoró para conversar com alguns consumidores sobre o Dia do Consumidor. A maioria das pessoas entrevistadas afirma que um dos motivos de maior insatisfação é o mau atendimento no comércio.
"O atendimento é péssimo, a gente fica um tempão esperando até ser atendido. Eles escolhem pela cara do cliente, se estiver bem vestido, chegar de carro, é atendido na hora, isso é um desrespeito com os consumidores", reclama a empresária Gilvanete Maria, de 47 anos.
Já o taxista Canízio Pereira Tavares, de 42 anos, reclama dos problemas com o relacionamento pós-compra. Ele conta que comprou um celular que apresentou defeito com apenas dois dias de uso e foi preciso recorrer ao Procon, porque a loja se recusou a trocar o aparelho ou reembolsar o valor pago pelo bem.
"Depois de 60 dias, na audiência eles disseram que me dariam um aparelho novo. Então eu disse que naquele momento não adiantava mais porque eu já tinha comprado outro e queria o reembolso do valor", explica.
A dona de casa Magna Marina Lima, de 37 anos, diz que apesar de hoje estar mais consciente e muitas vezes se sentir lesada, acaba deixando passar, para não enfrentar a burocracia necessária para cobrar seus direitos.
"Acho que os consumidores continuam sendo muito desrespeitados, não tendo a garantia do cumprimento de seus direitos, e por estarem descrentes desistem de cobrar", comenta.
Fonte: Defato
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