segunda-feira, março 05, 2012

Animais na Pista: Perigo para quem trafega pelas estradas do RN


Animais soltos colocam em risco a vida de motoristas que trafegam na BR-110

Animais na pista são sem duvida uma das situações de maior perigo para os condutores e passageiros que trafegam nas estradas do Estado. O registro de ocorrências de acidentes de trânsito tem deixado várias vitimas fatais. Recentemente um acidente envolvendo um veículo com profissionais da imprensa de Mossoró deixou duas pessoas mortas. O Arbitro e PM Clistenis July e o Repórter esportivo Esaú Andrade, morreram quando carro que os conduziam para o município de Goianinha colidiu com um cavalo na BR-304, em trecho conhecido como Reta Tabajara.

Apesar de o caso ter ganhado repercussão em todo estado, as autoridades e órgãos competentes ainda não acordaram para o perigo que representa esses animais nas estradas. Na madrugada do sábado para o Domingo, quando eu juntamente com a equipe do Blog Passando na Hora, voltávamos de Areia Branca, registramos dezenas de animais soltos na BR-110. Bois, vacas, cavalos e jegues trafegavam livremente colocando em risco a vida de motoristas e motociclistas. A situação estava tão complicada que o rabecão do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), que retornava para Mossoró, teve que parar para que a boiada pudesse atravessar a pista.

O impacto contra um animal de grande porte como boi ou cavalo, a 100 km por hora, tem consequências das piores possíveis. Apesar do intenso trabalho dos policiais rodoviários, que sistematicamente recolhem esses animais para locais apropriados, os quais são liberados após o pagamento de multas. Esse trabalho, todavia, é difícil e muitas vezes ineficaz devido à falta de estrutura da própria PRF, falta de fiscalização de órgãos estaduais e municipais e, sobretudo, ao descaso dos proprietários.

Nota do Blog: O registro acima foi feito por mim, enquanto voltava de Areia Branca pela BR-110, nas proximidades da Comunidade do Piquirí, na Zona Rural de Mossoró. Fica o alerta para as autoridades, PRF, e também donos de animais que deixam perambulando pelas vias colocando em risco a vida de quem necessita conduzir pelas estradas diariamente.

Fonte: Ismael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!