A Central Integrada de Operações de Segurança Pública (CIOSP) recebe diariamente cerca de 3.500 ligações, denunciando a prática de algum crime ou contravenção. No entanto, cerca de 60% de todas as ligações recebidas pela Central são trotes. Ou seja, mais de duas mil ligações são denúncias de crimes inexistentes, o que prejudica o atendimento às demais ocorrências. Além dos trotes telefônicos, ainda há as ligações de solicitação de informações alheias ao serviço de Segurança Pública.
Muitos dos trotes para a Central de Atendimento da Polícia Militar são originados por crianças, pessoas com deficiências mental ou, até mesmo, adultos, prejudicando o atendimento da Polícia Militar para o cidadão realmente necessitado.
Quando uma pessoa denuncia um falso crime, desloca-se uma viatura que poderia estar atendendo outra ocorrência. Isso gera o atraso no atendimento ao cidadão, que pode depender do auxílio da Polícia Militar para salvar uma vida.
Pessoas que realizam essa prática pode incorrer nas sanções previstas no Código Penal Brasileiro, já que a comunicação falsa de crime ou contravenção, como também a perturbação do serviço telefônico, são considerados atentados contra o serviço de utilidade pública.
A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte orienta a todos os cidadãos norte-riograndenses que não realizem tal prática, já que um familiar poderá deixar de ser atendido caso uma viatura seja deslocada para uma falsa chamada de emergência. Como muitas das ligações dos chamados "trotes" são realizadas por crianças, fazemos um apelo especial aos pais e responsáveis para que orientem seus filhos a só acionarem a Polícia Militar em caso de real necessidade.
Fonte: DN
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