O chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital PAPI, dr. José Moreira Pinto, desmentiu as declarações de que o folclorista Deífilo Gurgel teria tido morte cerebral na tarde desta quarta-feira, 1, como confirmado pela sua família. O quadro de Deífilo é considerado gravíssimo, mas ele continua em observação médica.
Segundo José Moreira, o escritor apresenta deficiência respiratória e respira por ajuda de aparelhos. Na manhã desta quarta, ele teria tido uma parada cardiorrespiratória, mas conseguiu ser reanimado pelos médicos.
Deífilo Gurgel, 84, está internado no hospital PAPI desde o ultimo sábado, 21, quando foi internado apresentando um quadro avançado de desnutrição e pneumonia.
Em maio do ano passado, Deífilo passou por uma cirurgia para extrair um tumor benigno na próstata, mas segundo Tarcísio Gurgel,irmão do escritor, os problemas atuais não decorrem do procedimento.
Obra-prima
Deífilo Gurgel é tido como um dos maiores folcloristas brasileiros e, no momento, se preparava para o lançamento do novo livro, O Romanceiro Potiguar, agendado para o mês de março de 2012, através da Secretaria Extraordinária da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult). A obra era considerada a mais complexa do autor, que dedicou 10 anos de pesquisa, tendo registrado 300 romances potiguares entre 1985 e 1995, e outros mais recentes, além de mais de 100 entrevistas realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!