A operação especial "Voltas às Aulas" foi realizada do dia 23 a 31 de janeiro em Natal e em mais onze cidades do interior do estado do Rio Grande do Norte, como: Canguaretama, Ceará-Mirim, Goianinha, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Tangará.
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte, Ipem/RN, designou quatro equipes de metrologistas para os trabalhos em campo.
Durante os nove dias eles visitaram cinquenta e dois estabelecimentos que comercializavam material escolar, como por exemplo, livrarias e outros.
Entre os produtos pré-medidos fiscalizados estão: canetas coloridas, lapiseiras, canetas esferográficas, tesouras, carimbos, cadernos, minigrampeadores, brinquedos educativos, lápis de cera, massa de modelar, cola e tintas.
Ao todo, os agentes fiscalizadores do órgão fizeram 235 coletas, dessas 44 foram reprovadas e recolhidas para exame pericial no laboratório de produtos pré-medidos do Ipem/RN por apresentarem objetos em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor.
A operação resultou em sete autos de infração.
Agora, as empresas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão que define o valor da multa. Vale ressaltar que representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar os exames.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!