sexta-feira, fevereiro 03, 2012

FB e CL ficarão isolados por 20 dias


Os traficantes Fabiano Atanázio da Silva, o "FB", e Luis Cláudio Serrat Correa, "Claudinho CL", ficarão 20 dias isolados dos outros internos do presídio federal de Mossoró. A medida é adotada sempre que um preso é transferido de uma unidade estadual para federal.
Eles não terão acesso a visitas ou conversas com advogados durante esse período, de acordo com o diretor interino do presídio federal de Mossoró, Nilton Azevedo, agente penitenciário federal. O prazo é necessário para que seja feito o processo de inserção do preso.
"Todo preso, ao chegar aos presídios federais, vindo de outro sistema, tem 20 dias de triagem. São apresentados ao sistema. Tem uma análise do quadro de saúde, com assistência social, verificado o perfil. Depois dessa análise criteriosa, passa ao convívio com os demais presos", explica o agente.
Nessa verificação do perfil é definido quais os presos que eles poderão conviver durante o banho de sol, que é quando o interno sai de sua cela e fica em uma ala aberta à entrada do sol.
De acordo com Azevedo, essa triagem evita que presos inimigos, por exemplo, se encontrem no banho de sol ou comparsas possam confabular.
No caso de FB e CL, integrante do Comando Vermelho, há a possibilidade de reencontro com velhos amigos, também integrantes dessa facção.
Em março de 2010, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro havia enviado 11 presos para o presídio federal de Mossoró, todos apontados como chefes dos morros cariocas.
Desses 11 presos, apenas um deles não é integrante do Comando Vermelho, principal facção criminosa no RJ. O outro é da facção Amigos dos Amigos (ADA) - a número 2.
Eles são apontados como a "elite" da bandidagem carioca. Na ficha destes criminosos, constam execuções de membros das facções rivais, assaltos de grande porte, como agências bancárias e carros fortes, tráfi-co de drogas, dentro e fora das prisões do estado fluminense.
Ao ser questionado sobre a separação dos integrantes do Comando Vermelho, Azevedo não quis comentar. Ele afirmou que essa informação só poderá ser repassada após a triagem de FB e CL, evitando falar sobre o possível reencontro de amigos.
FB é apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como o responsável pela invasão do Morro dos Macacos, quando um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado a tiros de uma arma calibre P50. Na ocasião dois policiais militares morreram, integrantes da aeronave.
A transferência dos 11 presos do Rio, em março de 2012, ocorreu justamente após a queda do helicóptero e um deles foi indiciado pela Polícia do RJ como um dos participantes.
José Benemário de Araújo, mais conhecido como "Mandela", teria participado da invasão, comandada por FB. Mais de 50 traficantes foram indiciados no final da investigação.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!