Páginas

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Estratégia para diminuir vulnerabilidade

Com a proximidade do período chuvoso, a Defesa Civil do Ministério da Integração começa a preparar um Plano Emergencial com o intuito de atender a 47 cidades do nordeste brasileiro que mais foram castigadas com as consequências do inverno nos anos anteriores.
Para tanto, o governo convocou o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Tenente-coronel Josenildo Acioli, para participar do encontro que irá traças as medidas paliativas dos efeitos, caso o período chuvoso volte a deixar amargas marcas nestas cidades. "Esse plano vai ajudar a orientar os prefeitos, para se prepararem durante as chuvas, através de atividades relacionadas à redução de riscos e preparação para desastres", alertou o coordenador.
O Ministério da Integração não antecipou o nome dos municípios que estão na lista do Plano, mas o coordenador potiguar acredita que alguns lugares do estado sejam apontados na lista, sobretudo, devido ao inverno dos últimos anos, que também ameaçou parte de Mossoró.
Para diminuir os efeitos, a defesa civil do estado adotou como estratégia a visitação aos municípios, divididos em regionais, para orientar os prefeitos das áreas mais vulneráveis. E a região Oeste potiguar já entrou na pauta. Aqui, a defesa civil prestou esclarecimento principalmente para as cidades Ipanguaçu, fortemente atingida com alagamento no ano passado.
O alerta do Estado aumentou porque a previsão do encontro dos especialistas em estudos do clima nos estados do Nordeste levantou a possibilidade de haver chuvas acima da média registrada para os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A média histórica catalogada para a Região Oeste do RN é de 600 milímetros de águas. Em contato anterior, o professor José Espínola previu a possibilidade de atingir até 700 milímetros durante os meses de maior volume. O período chuvoso deve ser intensificado entre os meses de maio a meados de junho.
Enquanto isso, o problema na cidade é outro. As altas temperaturas que devem perdurar até o começo do período chuvoso. Nesta semana, na segunda-feira, a estimativa é que os termômetros tenham marcados 40 graus nas regiões centrais da cidade. A explicação dos meteorologistas é porque os raios solares têm atingido a atmosfera terrestre de forma mais perpendicular.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!