O Corpo de Bombeiros recebeu nessa segunda-feira, 13, a documentação dos organizadores de Carnaval de todo o Rio Grande do Norte.
O Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) da Unidade de Bombeiros de Mossoró recebeu o material de vários municípios que realizam carnavais tradicionais, como Macau, Areia Branca e Frutuoso Gomes.
Segundo o Sargento Nonato, do SERTEN, a documentação será analisada pelo setor de engenharia e se não for encontrado nenhum problema, a vistoria do local do evento será realizada na próxima sexta-feira, 17. "Se alguma incorreção for encontrada, o material volta para correção e precisa ser reapresentado", observou Nonato.
Todos os municípios foram informados da necessidade de apresentação dos documentos por meio de ofício enviado pelo Corpo de Bombeiros.
No ano passado, o Corpo de Bombeiros realizou interdições em vários municípios como Guamaré, Areia Branca e Governador Dix-sept Rosado.
Sargento Nonato destacou que sempre ocorre problema porque os organizadores deixam tudo para a última hora.
A expectativa dele é que nesse ano o Carnaval ocorra sem a necessidade de intervenção do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos foliões. "Enviamos o ofício com bastante antecedência para que os municípios pudessem se organizar antecipadamente, não enfrentando, por tanto, qualquer tipo de problema", salientou o sargento.
Durante a vistoria, são observados todos os itens envolvidos no evento como a estrutura física e elétrica, além da exigência do plano de combate a incêndio.
De acordo com o SERTEN, caso as exigências não sejam atendidas, o Corpo de Bombeiros do RN (CBMRN) fica impossibilitado de executar a liberação devido à ausência de prazos para correções de não-conformidades, exposição do público alvo a um ambiente de risco potencial, possíveis transtornos de uma interdição poucas horas antes do evento e falta de tempo para trâmites operacionais e administrativos. Não havendo o comparecimento do responsável pelo evento temporário, nem tampouco cumprido às exigências das medidas de segurança previstas no projeto aprovado, e não corrigidas em tempo hábil, o evento será interditado pelo CBMRN.
Mais de 50 mil foram orientados no litoral contra afogamentos
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), realizou no último sábado, 11, das 8h às 12h, a sétima ação da Campanha Praia Segura que tem por objetivo prevenir turistas e veranistas contra afogamentos e acidentes no litoral.
Desde quando iniciou, no dia 7 de janeiro, a ação já orientou, somente na região metropolitana e praias vizinhas, um total de 55.262 mil pessoas, abordou 8.935 veículos, distribuiu 28.589 panfletos e identificou com as pulseirinhas 8.833 crianças.
100 profissionais, entre bombeiros, agentes do Samu, policiais rodoviários federais, policiais militares, voluntários da Cruz Vermelha, militares da Defesa Civil e servidores da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) atuaram integrados nesta Campanha realizando a distribuição de panfletos, com orientações preventivas e pulseiras de identificação, para crianças nas praias e lagoas mais movimentadas do litoral, além de hotéis, pousadas, restaurantes, feiras de artesanato, aeroporto e outros pontos turísticos. No interior, a campanha está sendo realizada no Açude Itans (Região Seridó) e em Tibau (Região Oeste).
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!