Páginas

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

CEI dos Contratos corre o risco de acabar em pizza

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos corre o risco de terminar o prazo regimental de conclusão dos seus trabalhos sem apresentar o resultado esperado. Tudo pode acabar "em pizza". Isso porque o novo relator da comissão, vereador Bispo Francisco de Assis (PSB), terá apenas até o dia 28 para apresentar o relatório final. Ele recebeu a missão no início deste mês. O tempo é insuficiente para a análise de tudo o que foi apurado pela comissão.

Em entrevista ao Diário de Natal, o relator disse que, apesar de ter assumido a função "aos 45 minutos do segundo tempo", vai fazer uma conclusão própria do inquérito. No entanto, frisou que, como o prazo é curto, poderá não ter tempo de fazer um trabalho com a qualidade desejada. "Vou fazer o que puder. Mas, só quem opera milagre é Deus. Espero entregar o relatório à comissão até o dia 27 deste mês", frisou.

O parlamentar disse que fará a conclusão do relatório com base nos documentos coletados pela CEI, os depoimentos e as visitas realizadas pelos membros dacomissão a prédios locados pela prefeitura. "Todo o trabalho realizado pela CEI será levado em consideração. Vou apurar todos os detalhes que puder neste curto espaço de tempo que tenho. Tentei salvar a CEI. Farei o que puder no tempo que tenho", reiterou.

O Diário de Natal teve acesso ao pré-relatório do vereador Júlio Protásio (PSB), que deixou a relatoria e a comissão após ser condenado por corrupção passiva no processo da Operação Impacto. O trabalho entregue à CEI pelo parlamentar não apresenta qualquer conclusão sobre as suspeitas de irregularidades em contratos da prefeitura.

As centenas de páginas do relatório entregue por Júlio à presidente da comissão, vereadora Júlia Arruda, contém simplesmente a narração das atividades desenvolvidas pela CEI desde sua instalação. No documento, o vereador cita os contratos investigados e as diligências da comissão, mas se omite na citação de irregularidades e não utiliza o conteúdo dos depoimentos.

A vereadora Sargento Regina (PDT), que faz parte da comissão, contou que Protásio se comprometeu a entregar suas conclusões em documento separado ao novo relator. No entanto, Bispo Francisco de Assis disse que não recebeu nada do colega de partido. Ele enfatizou que, mesmo se Júlio fornecer as conclusões que tirou, fará seu relatório com base em suas próprias convicções, de forma independente.

Memória

Instalada oficialmente no início de julho do ano passado, a CEI dos Contratos começou a trabalhar somente em agosto. A comissão passou por pelo menos três grandes crises. A primeira foi antes de ser formada, quando o movimento intitulado "Fora Micarla" invadiu a Câmara e só deixou o local após o acordo para o início do inquérito. Em seguida, dois parlamentares renunciaram e foram substituídos. Por último, o relator deixa a pasta no momento final dos trabalhos. Após tantas turbulências, a conclusão dos trabalhos da comissão é aguardada com grande expectativa.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!