No final da tarde desta quarta-feira, 15, durante uma revista de rotina, Os agentes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz descobriram no pavilhão 3, o início de escavação do que seria um novo túnel para fuga. Segundo o diretor da penitenciária, Coronel Zacarias Mendonça, o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), foi convocado e, juntamente com todos os agentes de plantão, isolaram a área, separando os presos que estavam envolvidos.
“Estamos trabalhando em alerta máximo. Sempre fazemos essas revistas de surpresa e, mais uma vez, conseguimos evitar que os presos pudessem fugir”, esclareceu o diretor.Após o novo esquema de segurança implantando na unidade prisional em janeiro, duas outras tentativas de fuga foram registradas. A primeira, no dia 2 de fevereiro, quando seis presos fugiram e outros 95 foram impedidos pela segurança da unidade, e a segunda no ultimo dia 8,quando alguns presos conseguiram sair das selas através do tubo de ventilação e iniciaram um tumulto no pavilhão 1.
Outras tentativas de fuga também foram abortadas nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) da capital e grande Natal.
CDP Ribeira
No domingo (5), três agentes penitenciários e dois policiais militares que estavam de plantão no CDP da Ribeira, conseguiram evitar uma fuga. Durante uma revista de rotina nas celas, os agentes perceberam que uma parede estava camuflada com papel e toalhas e, ao verificarem o local, foi descoberto um buraco na parede.
CDP Candelária
Também no domingo (5), um agente penitenciário e dois policiais militares evitaram que a fuga da CDP de Candelária fosse maior. De acordo com o diretor da unidade, Francisco Canindé, "Um policial, por meio das câmeras, viu que outros presos estavam tentando fugir. Dos seis que fugiram, dois foram recapturados", informou o diretor.
CDP Parnamirim
Agentes do CDP de Parnamirim evitaram a fuga de quatro presos, no último dia 10. Os detentos foram flagrados, durante o horário de visita, escavando a parede do solário com ferramentas artesanais.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!