sábado, janeiro 07, 2012

Período chuvoso tem 35% de chances de ser acima da média

nuvens_carregadas

É alta a probabilidade do período chuvoso em Mossoró ultrapassar os índices médios de precipitações anuais. De acordo com o metereologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor José Espínola, a possibilidade de chover mais do que o esperado é de 35%.
"Na cidade, a média de chuvas por ano é de 680 milímetros. Em 2012, esse índice pode ser superior. Há apenas 25% de chances de as precipitações ficarem abaixo da média, ou seja, de termos um período chuvoso ruim, seco", explica.
Segundo José Espínola, as chuvas em Mossoró intensificam-se entre os meses de março e abril, sendo que o período chuvoso é compreendido entre fevereiro e maio. "Chuva é variável, não é possível afirmar com total precisão quando elas começam e quando irão terminar. Mas, historicamente, é entre fevereiro e maio que as precipitações geralmente ocorrem na nossa região, sendo que desde dezembro do ano passado já registramos algumas chuvas", afirma o professor.
De acordo com o metereologista, o alto volume de chuvas previstas para este ano não significa necessariamente que a cidade enfrentará problemas decorrentes das precipitações. "Em 2011, choveu em Mossoró 1.200 milímetros, e por que não tivemos enchente? Porque no Alto Oeste não choveu bem, ficou abaixo da média", diz.
José Espínola destaca ainda que para o mês de janeiro, a média de chuvas na cidade é de 54 milímetros, e que durante este fim de semana algumas precipitações serão registradas.
"Certamente esse volume será atingido até o final do mês. E neste fim de semana algumas pancadas de chuvas isoladas ocorrerão em Mossoró. Pode chover em determinado bairro, e em outro, não", conclui o metereologista.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!