Os recentes casos envolvendo manipulação de resultados e favorecimentos a clubes em diversos campeonatos ao redor do mundo provocou uma reação drástica da Fifa. A entidade máxima do futebol anunciou uma série de medidas para combater a corrupção no esporte e, entre elas, solicitou a ajuda da Interpol para combater as práticas ilegais nas competições.
A Interpol é uma organização internacional que auxilia na investigação de casos com repercussão mundial e coopera com a polícia de diversos países para o combate ao crime. No futebol, os agentes investigariam as máfias ligadas ao esquema de apostas no esporte e criará um sistema de alerta para identificar jogos que poderão sofrer com a manipulação de resultados.
Neste ano, a organização se unirá a Fifa e dará início às investigações na Ásia, onde a corrupção nos campeonatos nacionais ficou evidente com o escândalo da arbitragem chinesa. Após a análise dos casos, os agentes passarão a vistoriar de perto os campeonatos do Oriente Médio e da América.
Além do apoio da Interpol, a Fifa confirmou que irá proteger as testemunhas envolvidas nos depoimentos sobre as práticas ilegais. A entidade também buscará a reabilitação de jogadores, técnicos e dirigentes comprometidos com a máfia e disponibilizará um número de telefone para que as denúncias anônimas sejam encaminhadas aos investigadores.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!