Páginas

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Com medo de arrastões, comércio fecha as portas em Fortaleza

Fortaleza - Parte do comércio no centro de Fortaleza está fechada nesta terça-feira por falta de segurança. Temendo arrastões, por causa da paralisação de policiais militares e bombeiros do Ceará desde o último dia 29, comerciantes resolveram não abrir as portas. A insegurança também fez com que três escolas publicas suspendessem as aulas que estavam sendo repostas.
Nesta manhã, uma mulher foi ferida com um tiro de raspão durante um assalto a um supermercado. Aproveitando a ausência de policiais nas ruas, criminosos já chegaram atirando no estabelecimento.
Como forma de protesto, policiais e bombeiros em greve esvaziaram os pneus das viaturas. O governo cearense pediu auxílio do Exército e da Força Nacional de Segurança para patrulhar as ruas da capital e região metropolitana.
Segundo o Comando da 10ª Região Militar, órgão do Exército responsável por coordenar a chamada Operação Ceará, 710 homens do Exército, 169 da Força Nacional e 1.620 integrantes de órgãos federais de segurança pública farão o patrulhamento ostensivo pelo tempo que for necessário.
De acordo com o comando, somados aos policiais militares e bombeiros que não aderiram à paralisação, a operação conta com cerca de 5 mil homens. Embora, inicialmente, as operações se concentrem na região metropolitana da capital, não está descartado, se necessário, o envio de parte do contingente a outras cidades.
A operação foi deflagrada no sábado, logo após o governador Cid Gomes ter decretado situação de emergência em todo o estado, e a presidente Dilma Rousseff ter autorizado o envio das tropas para garantir a segurança da população e de turistas que passaram as festas de fim de ano na região.
Além de reivindicar reajuste salarial de 80% até o fim de 2015, concessão de promoções e escala de 40 horas semanais, os policiais e bombeiros querem garantias de que os militares que aderiram ao movimento não sofrerão represálias.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!