Após resultados de exames laboratoriais, mais três casos de gripe A (H1N1) foram confirmados, na noite de ontem, no município de Pedra Branca, localizado no Sertão Central, a 261 Km de Fortaleza. Com isso, sobe para 17 o número de confirmações da doença no Ceará. As informações são da secretária da Saúde do município de Pedra Branca, Tânia Parente.
A secretária observa que o único caso confirmado até agora da doença fora do município foi de um paciente que viajou para Quixadá, mas que foi contaminado em Pedra Branca.
Conforme Tânia, desde o dia 18 de novembro, foram notificados 620 casos suspeitos na região. Porém, a média diária de possíveis infectados está diminuindo. Pois, apesar de terem sido notificados 40 casos da última sexta-feira até ontem, desde o início do surto, as suspeitas diárias variavam entre 60 e 90 casos. “Os dados mostram que, apesar do aumento do número de casos confirmados, estamos conseguindo controlar a doença.
Na quinta-feira foram 54 casos, na sexta-feira 52 e no sábado 40”, diz a secretária.
E essa diminuição, segundo Tânia, se deve à campanha de prevenção que está sendo realizada no município. A secretária afirma ainda que todos os profissionais de saúde de Pedra Branca estão envolvidos no combate à doença.
Suspeitas
Outros 26 casos estão sendo investigados: 24 em Boa Viagem, um em Quixeramobim e um em Acopiara.
Contudo, na noite de ontem, em entrevista para o Diário do Nordeste, o coordenador da vigilância epidemiológica de Quixeramobim, Cidrac Fernandes, descartou a suspeita que havia na cidade mediante resultado do exame laboratorial.
De acordo com a coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica da microrregião de Iguatu, Mercedes Bezerra, o caso de Acopiara ainda está sendo investigado.
Fonte: Sentinelas do Apodi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!