A Secretaria Municipal da Cidadania, através da Gerência Executiva do Desenvolvimento Social, realizará nesta sexta-feira (18/11) o Casamento Coletivo Civil com a participação de 200 casais. A cerimônia será realizada por três Juízes com início às 16:30 horas, no Ginásio de Esportes Engenheiro Pedro Ciarlini. A entrega das certidões de casamento será feita após a cerimônia.
Segundo a gerente do Desenvolvimento Social, Fernanda Kallyne, nesta sexta-feira será a realização do casamento civil, já o matrimônio católico acontecerá na Catedral de Santa Luzia, no dia 25/11, às 17h, com Padre Flávio Augusto, vigário geral da Diocese, responsável pela cerimôni a, acompanhado de outros sacerdotes da cidade. Depois do casamento, haverá um buffet de confraternização para os noivos e familiares na Praça Vigário Antônio Joaquim.
Quanto ao casamento evangélico será no dia 01/12, às 17, no Templo Sede da Assembleia de Deus, localizado na Avenida Leste Oeste.
De acordo com a gerente o Casamento Coletivo é voltado para as famílias carentes com o objetivo fortalecer os laços familiares. O projeto é promovido pela secretaria da Cidadania e, coordenado pela Gerência do Desenvolvimento Social.
A Prefeitura de Mossoró estima que, através do programa, até o final de 2011 o número de casamentos realizados chegue aproximadamente 800. No primeiro semestre deste ano foram realizados cerca de trezentos casamentos e, com a quantidade de inscritos para as próximas realizações, o número deverá ficar próximo de 800.
“O Casamento Coletivo é realizado duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, e dividido em três atos: civil, religioso católico e religioso evangélico”, explica. Acrescentando que o projeto desde a sua criação tem registrado uma grande demanda.
Ainda de acordo com a gerente a Prefeitura apóia os casais desde a inscrição até o dia do casamento, através de cursos preparatórios, decoração do local da cerimônia, entrega de documentos, doação do buquê das noivas e coquetel de confraternização para familiares.
Antes da realização do casamento foi realizada uma reunião com os casais. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Programa Documentação Cidadã, Eliene Ciarlini, responsá ;vel pela realização do Casamento Coletivo, além da participação da assistente social Fabiana Nogueira de Lucena, que trabalhou entre os casais a importância do casamento no vínculo familiar e na sociedade com seus direitos e deveres. Eliene ressaltou que o encontro entre os casais foi bem participativo.
A Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), Janice Araújo, fez uma explanação sobre os Programas da Gerência de Desenvolvimento Social, quais os benefícios que estes oferecem a população, como adquiri-los e onde os centros estão localizados.
A reunião que antecedeu o casamento contou com a participação de aproximadamente 200 casais, divididos em dois grupos.
Fonte: O Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!