Páginas

quarta-feira, novembro 23, 2011

Lula recebe alta após iniciar a 2ª etapa da quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta ontem à noite e deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 21h15 (horário de Brasília). Desde o dia anterior, ele estava internado para iniciar a segunda etapa do tratamento de quimioterapia destinado a combater um câncer na laringe. Lula deixou o Sírio-Libanês de carro, na companhia da mulher, Marisa Letícia. Do hospital, o casal seguiu para o apartamento onde mora, em São Bernardo.

DivulgaçãoMarisa Letícia sai do hospital, enquanto Lula evita os fotógrafosMarisa Letícia sai do hospital, enquanto Lula evita os fotógrafos


O hospital informou que o ex-presidente teve alta após passar pela "segunda sessão do tratamento quimioterápico planejado". Segundo o boletim, a sessão aconteceu "sem nenhuma intercorrência". Lula "encontra-se bem", informou o nota. Com a alta, Lula dá seguimento ao tratamento com quimioterapia, recebendo medicamentos em casa por cinco dias, a partir de uma bolsa de infusão ligada a um catéter. É o mesmo procedimento do primeiro ciclo de quimioterapia, concluído no início de novembro.

O último ciclo deve ocorrer em torno de 21 dias, conforme o cronograma planejado pelos médicos. Depois, haverá tratamento com radioterapia, que deve se encerrado em fevereiro. O tumor na laringe, diagnosticado como de "agressividade média", não será combatido com cirurgia. Durante os dois dias de internação no hospital desta segunda fase, boletins médicos divulgados pela equipe médica informaram que a químio ocorreu "conforme previamente planejado" e "sem nenhuma intercorrência".

O ex-presidente ficou hospedado no quarto 1107, o mesmo em que o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu de câncer em março, ficou internado. Segundo sua assessoria, ele dormiu bem na noite desta segunda-feira e se alimentou e leu os jornais pela manhã.

Lula chegou ao hospital já com cabeça e barba raspadas, antecipando-se aos efeitos dos medicamentos, que enfraquecem células que se reproduzem mais rapidamente, o que causa a queda dos cabelos e pelos.

Nos dois dias, o ex-presidente também recebeu visitas de ex-ministros e colaboradores. Na segunda, esteve no hospital o ex-chefe de gabinete e atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ele saiu falando sobre o bom humor de Lula. "Ele está inteiro, confiante, doido para voltar aos comícios", disse.

No mesmo dia, foram também ao Sírio-Libanês Paulo Okamoto (atual diretor do Instituto Cidadania), o ex-ministro Antonio Palocci e do empresário Josué Alencar, filho de José Alencar.

Ontem, Lula recebeu os ex-ministros Paulo Vannuchi, Luiz Dulci e a assessora Clara Ant, todos colaboradores do instituto fundado por ele. Foi Vannuchi quem levou a Lula carta do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que se disse "entristecido" pela notícia do câncer e afirmou ter incluído o "amigo" em suas orações.

Carta 

O ex-presidente também recebeu ontem uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desejando-lhe melhoras no tratamento contra um câncer na laringe. O documento foi entregue a Lula pelo ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, que a recebeu no último sábado (19) do secretário especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. A carta, na qual Obama manifesta tristeza pela doença do ex-presidente, foi entregue ao governo brasileiro pela embaixada americana no Brasil. O conteúdo do documento não foi divulgado pela assessoria de imprensa do Instituto Lula.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!