Saif al-Islam Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, que era procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia. A informação foi confirmada oficialmente pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).
"Esse é o capítulo final do drama líbio", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação. "Vamos colocá-lo em um tribunal na Líbia e ele será julgado por seus crimes nas leis líbias".
Segundo o ministro da Justiça, isso pode significar que Saif al-Islam receba a pena de morte como sentença. "Ele instigou os outros a matar, fez uso indevido de contas públicas, ameaçou e até fez parte do recrutamento de mercenários", disse Mohamed al-Allagui, para quem esses crimes podem ser punidos com a morte.
De toda forma, o CNT garantiu à comunidade internacional que Saif será submetido a um julgamento justo.
Saif era o filho predileto de Kadhafi e, apesar de seu perfil reformista, era apontado como sucessor do pai no comando do país. Solteiro e com ares de playboy, tentou, durante determinado tempo, normalizar as relações da Líbia com o Ocidente.
Contudo, desde que o levante armado começou, não deixou de proferir palavras hostis e lutou para salvar a administração de seu pai. "Lutaremos até o último homem, até a última mulher e até a última bala", disse no dia 20 de fevereiro.
Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, no avião que o levou do sul para o norte da Líbia, após sua captura (Foto: Ismail Zitouny/Reuters)
A captura
Uma repórter da Reuters estava no avião que levou o prisioneiro do deserto onde ele foi capturado até a cidade de Zintan. O homem que se recusou a confirmar sua identidade trajava vestes tradicionais e tinha um cachecol sobre o rosto, mas era possível ver a barba escura e os óculos que caracterizam Saif al-Islam.
A jornalista da Reuters disse ainda que manifestantes tentaram invadir o avião para agredir o prisioneiro, mas os soldados do CNT conseguiram impedi-los.
O TPI emitiu em 27 de junho ordens de prisão contra Muammar Kadhafi (morto em 20 de outubro depois de ter sido capturado por combatentes do CNT), seu filho Saif al-Islam e o chefe do serviço de inteligência Abdallah al-Senusi.
Segundo informações preliminares, um grupo de seguranças pessoais de Saif al-Islam também foi detido. O ministro informou que o filho de Kadhafi "está com boa saúde".
A televisão oficial do CNT publicou uma imagem de Saif recostado sobre um sofá, enrolado em um cobertor, com curativos nos dedos das mão. O prisioneiro confirmou à Reuters que está bem de saúde e disse que as feridas na mão aconteceram durante um ataque aéreo no mês passado, afastando as suspeitas de tortura.
Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, capturado pelas forças do governo de transição da Líbia (Foto: Reuters/Libya Free TV via Reuters TV)
Fonte: Portal Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!