A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) publica hoje, 10, o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O edital vai ficar disponível no Diário Oficial do Estado (DOE), portal da Uern (www.uern.br) e site da Comperve (www.comperve.com.br).
O coordenador da Comperve, José Egberto Mesquita Pinto Júnior, adiantou alguns detalhes do processo de seleção da universidade pública do Estado.
Segundo Egberto, as inscrições no PSV 2012 serão realizadas a partir do próximo dia 9 de dezembro, estendendo-se até o dia 30 do mesmo mês, exclusivamente pela internet.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00, R$ 10,00 a mais que no ano passado. "Há cinco anos que a taxa era a mesma, sendo necessário o reajuste", justificou Egberto Mesquita.
O candidato terá prazo até o dia 3 de janeiro de 2012 para fazer o pagamento da taxa de inscrição e confirmar a sua participação no processo (com exceção dos 100% cotistas). "A partir de 23h59min do dia 3 de janeiro, o acesso à internet para geração do Formulário de Inscrição e do boleto bancário será bloqueado", advertiu o coordenador.
As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de março de 2012 simultaneamente nas cidades de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.
Uma das novidades do PSV 2012 é a exigência de documentação apenas para os candidatos que solicitarem algum tipo de benefício, como isenção de taxa e assistência especial.
Os candidatos que pagam a taxa por completo precisam apenas fazer a inscrição online.
A Uern vai ofertar 2.472 vagas, 126 a mais que no PSV 2011.
Egberto Mesquita explicou que o acréscimo deve-se à criação de novos cursos e ampliação de vagas em alguns já existentes.
As novas vagas são para o curso de Letras com habilitação em Espanhol (16), bacharelado em Educação Física (30), ambos no campus central em Mossoró, Geografia no campi de Assú (40) e Letras com habilitação em Língua Portuguesa no campi de Patu (40). "Todas as novas vagas são para o segundo semestre", observou Egberto.
A expectativa é que 21 mil candidatos se inscrevam no PSV 2012.
Comperve fecha cerco a falsos cotistas
Os recentes casos envolvendo falsos cotistas fizeram a Comperve adotar novas medidas para evitar fraudes no PSV 2012. Entre as ações estão: divulgação do local onde os candidatos cotistas aprovados no PSV 2012 concluíram o ensino médio e a adoção de um guichê específico para quem terminou o ensino médio no supletivo. "Vamos redobrar a fiscalização. O candidato que for tentar burlar o processo vai ser pego", afirmou Egberto Mesquita.
Recentemente, quatro candidatos aprovados no curso de Medicina como cotistas foram expulsos. "Somente no curso de Medicina já foram registrado seis casos", informou o coordenador.
Egberto convocou os próprios estudantes para ajudarem na fiscalização do PSV 2012, denunciando possíveis casos de fraude. "A pessoa que identificar alguma irregularidade entre os candidatos aprovados deve denunciar ao Ministério Público", orientou.
Ao ser provocado, o Ministério Público (MP) remete a denúncia à Uern, que faz uma sindicância para apurar o caso. Confirmada a fraude, o candidato é expulso e o MP abre inquérito policial. "Além de perder a vaga, o fraudador pode ser condenado à reclusão de um a cinco anos por falsidade ideológica", alertou Egberto, acrescentando que em dois casos as candidatas já foram consideradas culpadas e estão respondendo a processo criminal.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!