Foi presa ontem em Mossoró uma quadrilha formada por bandidos de diferentes Estados brasileiros que pretendia sequestrar um rico empresário da cidade. O plano foi descoberto pela Polícia Federal e evitado ontem, com a prisão de quatro deles. A quadrilha estava em poder de dois carros, sendo um deles roubado no Ceará, e outras pessoas envolvidas estão sendo investigadas. A PF não divulgou o nome dos presos nem do empresário, que foi retirado da cidade antes que os bandidos executassem o plano.
A Polícia Federal divulgou somente uma nota no fim da tarde de ontem, informando que havia prendido quatro homens, sendo um deles de Mossoró, dois de Belém (PA) e outro de Manaus (AM). Na nota divulgada à imprensa, a PF confirma que realizou uma operação em Mossoró, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Natal. Um carro tipo Nissan Frontier ODV - 1872, Teresina (PI), roubado no Ceará, e um Fiat Pálio de cor preta e placa NNI - 33310, Chapadinha (MA), que ainda teria sua procedência verificada pela Polícia Federal.
A PF informou ainda que há suspeita de os quatro estarem planejando um grande assalto na cidade ou até mesmo o sequestro de algum empresário, mas não confirmou por meio da nota que foi divulgada ontem. Porém, segundo o que foi apurado pelo DE FATO, a quadrilha pretendia mesmo sequestrar um rico empresário de Mossoró, que terá o nome preservado. A reportagem identificou pelo menos um dos bandidos presos. Trata-se do assaltante paraense Andrey da Silva Leão, conhecido como "Dedeu", que já tem inúmeras prisões na região Norte do Brasil por ligação com vários assaltos.
Dedeu e um outro bandido, de Manaus, desembarcaram no domingo passado, 23, em Fortaleza (CE), de onde seguiram para Mossoró e se encontraram com os outros dois bandidos presos na operação de ontem. O outro paraense já estava em Mossoró, na companhia do mossoroense que também acabou sendo preso pela PF e pelo Bope. Desde então, ainda segundo o que foi apurado pela reportagem, a quadrilha passou a monitorar a vida do empresário. A Polícia Federal teria conseguido descobrir o plano e retirou, às pressas, o empresário da cidade. Com ele a salvo, o foco virou-se para a prisão do bando.
Os policiais passaram a acompanhar a quadrilha à distância e na manhã de ontem resolveram fazer a abordagem. O grupo foi localizado em um sítio na zona rural de Mossoró, localizado na zona leste. No local estavam os três assaltantes e um caseiro, que é de Mossoró e também acabou sendo preso por envolvimento com a quadrilha. A princípio, ele dava apenas suporte ao bando. Os outros três - dois do Pará e um de Manaus - seriam responsáveis diretamente pelo sequestro. A PF não confirmou, mas outras pessoas estão sendo investigadas sob suspeita de integrar a quadrilha, algumas de Mossoró.
No sítio da zona rural, o trio foi preso com um revólver de calibre 38 e a caminhonete Nissan Frontier. A quadrilha havia alugado uma casa no bairro Santo Antônio (zona norte), por trás do Posto Líder, que era usada como uma espécie de "quartel-general", de onde eles planejavam a ação e levantavam informações sobre a rotina do empresário, dono de uma empresa próxima ao local - o alvo da quadrilha atua em diversos ramos da cidade. Na casa, os policiais apreenderam ainda um Pálio, que até ontem ainda estava sendo analisado pela PF - quer saber se o carro seria furtado ou roubado.
Um dos presos já tinha várias prisões
Andrey da Silva Leão, "Dedeu", é apontado pela Polícia paraense como integrante de uma quadrilha especializada em assaltos que age principalmente na região Norte do Brasil. Várias pessoas ligadas a ele foram presas ao longo dos últimos anos por esses assaltos.
De acordo com nota divulgada em outubro do ano passado no site da Polícia Civil do Pará, ele havia sido preso juntamente com outros bandidos.
A quadrilha havia praticado assaltos em Castanhal (PA). O alvo do roubo praticado pelos bandidos era uma empresa distribuidora de gás.
Mais recentemente, o criminoso havia sido apontado pela Polícia Civil do Pará como autor de outros assaltos, esses contra casas em Castanhal.
No histórico de prisões do assaltante, segundo apurou o JORNAL DE FATO, não há crimes de maior ousadia, como o que ele pretendia praticar em Mossoró - um sequestro. Ele foi preso no Pará por roubar um depósito e roubar residências.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!