Páginas

quinta-feira, maio 30, 2024

Mossoroense com carro roubado morre após reagir a abordagem da PM em Upanema no Oeste Potiguar



Uma abordagem da PM na manhã desta quinta-feira 30 de maio de 2024, zona rural de Upanema termina com um suspeito baleado e morto.


Segundo a Polícia Militar o suspeito em carro roubado teria reagido a ordem de parada dada pelos policiais. Houve perseguição e disparos de arma de fogo.


Alcivan Alves da Rocha Junior foi baleado e socorrido para a Unidade de Saúde em Upanema, porém ele não resistiu e foi a óbito naquela unidade de saúde.


Dois carros com queixa de roubo foram recuperados e uma pistola que estava com Alcivan apreendida. O material foi apresentado na Delegacia Regional de Patú.






Fonte: Fim da Linha

“Operação Hefesto”: Polícia Civil desmantela organização criminosa que furtava R$9 milhões em tubos de petróleo na região Oeste do RN



Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) e da 43ª Delegacia de Polícia de Serra do Mel (43ª DP) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (29), a “Operação Hefesto”.


A ação visou desmantelar uma organização criminosa especializada no furto de linhas de insurgências (tubos) das concessionárias que exploram petróleo na região Oeste Potiguar.


Com mais de 60 policiais civis envolvidos, a operação cumpriu 16 mandados judiciais em diversas cidades, incluindo Mossoró, Areia Branca, Serra do Mel, Afonso Bezerra e Carnaubais.


O prejuízo causado pelos criminosos foi estimado em cerca de R$ 9 milhões em menos de um ano. Segundo as investigações, a organização criminosa operava de maneira estruturada e planejada, realizando furtos de tubos das concessionárias de petróleo para revenda no mercado ilegal.


A ação de hoje busca desarticular completamente o grupo e recuperar parte do prejuízo causado às concessionárias e à economia local. Um veículo, aparelhos celulares e demais objetos foram apreendidos.


A operação contou com o apoio de diversas delegacias da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN). As investigações prosseguem para identificar envolvidos e recuperar o patrimônio subtraído ilicitamente.


Fonte: Fim da Linha

48° Homicídio Mossoró 2024: Jovem de 19 anos é executado a tiros enquanto pilotava moto no Conjunto Abolição V



Final da manhã, por volta das 11h00min desta quarta-feira 29 de maio de 2024 a cidade de Mossoró registrou o quadragésimo oitavo (48º) homicídio do ano.


O crime aconteceu na entrada do conjunto Abolição 5 onde um jovem identificado como Lucas paulo Gomes do Oliveira, 19 anos de idade, foi executado a tiros em plena via pública.


De acordo com informações da Polícia Militar a vítima trafegava em uma motoneta Traxx, quando entrou na via de acesso ao conjunto foi surpreendida pelos atiradores.



Foram vários disparos de arma de fogo principalmente na região da cabeça. Segundo a perícia, os criminosos usaram duas armas de calibres diferentes, para matar o jovem.


Ainda não se sabe a motivação do crime. A polícia civil, através da DHPP, vai instaurar inquérito para investigar mais esse caso de assassinato em Mossoró.






Fonte: Fim da Linha

OAB suspende e afasta advogado presidente da entidade em Mossoró por suspeita de violência contra mulher

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) CAARN Rio Grande do Norte Natal sede prédio fachada — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte abriu nesta quinta-feira (30) um procedimento ético para investigar um advogado suspeito de agredir uma mulher em Mossoró, na Região Oeste potiguar.


O advogado também teve a inscrição na OAB suspensa liminarmente por 90 dias, ficando impedido de exercer a profissão neste período. Além disso, o profissional foi afastado da presidência da entidade em Mossoró, cargo que também ocupava. A vice-presidente Diana Paula Bessa Maia Fernandes assumiu a função.


O crime que é atribuído ao advogado Hermeson de Souza Pinheiro foi gravado em vídeo em um espaço público da cidade e rodou nas redes sociais. O video mostrou um homem agredindo uma mulher, jogando o celular dela no chão e gritando antes de entrar em um carrro.



A Inter TV Cabugi não conseguiu localizar o advogado até a atualização mais recente desta reportagem.


'Graves fatos', diz presidente da OAB-RN

Em nota, a OAB-RN reafirmou "completa indignação com os fatos envolvendo agressão contra a mulher praticada por advogado na cidade de Mossoró".


O presidente da OAB do RN, Aldo Medeiros, disse que, após ter ciência "da prática de atos de violência contra a mulher por parte de integrante da nossa advocacia", abriu investigação.


"Adotamos imediatamente medidas de apuração de forma que, com as informações obtidas, inclusive das mídias que relataram graves fatos, adotamos medidas emergenciais de suspensão da atividade de advocacia do advogado envolvido, bem como o afastamento da sua função institucional", disse.


A vice-presidente da OAB-RN, Lidiana Dias, disse em vídeo também que a Ordem reafirma "o compromisso com o combate irrestrito à violência de gênero, à violência contra a mulher".


A OAB Subseção Mossoró disse que o afastamento do presidente se deu "em virtude de notícias recentemente divulgadas envolvendo o presidente dessa Subseção, relacionadas a uma situação de natureza pessoal".


Apuração e colaboração com investigação policial

Segundo a OAB Mossoró, "todos os fatos serão minuciosamente apurados, com o respeito às garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, e com a seriedade que o caso exige".



A OAB-RN também informou que "está ao lado das autoridades para a completa elucidação do caso".


Segundo a OAB-RN, o advogado que pratica conduta incompatível com a advocacia pode se tornar "moralmente inidôneo para o exercício da profissão". Em caso de confirmação da violência, o advogado pode ser submetido a um procedimento administrativo passível de exclusão dos quadros da OAB.


Fonte: g1

Casal rouba carro de motorista por aplicativo durante trajeto e capota após perseguição policial na Grande Natal

Carro ficou destruído após perseguição policial — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Um casal se passou por passageiro para roubar o carro de um motorista por aplicativo na noite desta quarta-feira (29) em Parnamirim, na Grande Natal. Após o roubo, o homem e a mulher se envolveram em uma perseguição policial e acabaram capotando o veículo na BR-101.


A dupla foi levada para o hospital e o estado de saúde não foi informado. Os dois serão presos em flagrante pelo crime.


O veículo, que era fonte de renda do motorista por aplicativo Pedro Henrique, teve perda total, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o informou.


Segundo o motorista, ele buscou o casal no bairro Emaús e seguiu até as proximidades do Parque Aristófanes Fernandes, também em Parnamirim. Pedro Henrique disse que não desconfiou de nada, já que o cliente tinha pelo menos 20 corridas já registradas no aplicativo.


Ao chegar no ponto final, o homem, que estava sentado no banco de trás, anunciou o assalto.


"O rapaz que estava no banco de trás colocou a mão na ignição, tirou a chave do veículo e disse que era um assalto. Desceu do carro, disse que não ia fazer nada comigo, mas queria o carro", contou o motorista por aplicativo.


Pedro Henrique disse que chegou a contar ao assaltante que o carro tinha rastreador e que ele seria encontrado, e pediu para que o assaltante não cometesse o crime.


"Ele começou a me puxar. Mas quando eu comecei a reagir, ele me ameaçou, disse que se eu reagisse, ia dar errado. Eu só pensei no meu filhinho e deixei ele levar, porque eu pensava que eu ia conseguir recuperar por conta do rastreador", contou.


O motorista foi a um posto de combustíveis próximo para pedir ajuda. Lá, conseguiu avisar a uma equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar, que começou uma perseguição contra o casal de assaltantes.


Momentos depois, Pedro foi avisado que os bandidos haviam capotado e que o veículo tinha dado perda total. Segundo o motorista por aplicativo, o carro tinha acabado de ser comprado, com apenas duas das 60 parcelas pagas.


"Fiquei agora com 58 parcelas para pagar de algo que não tenho como usufruir, não tenho como ajeitar", lamentou.


O motorista por aplicativo contou que ele e a esposa conseguiram comprar o carro após venderem trufas na praia. Para quem quiser ajudar Pedro Henrique, o contato dele é o: (84) 9 9208-2316.


Fonte: g1

Carro pega fogo na BR-110 no Oeste potiguar

Carro incendiado na BR-110 entre Mossoró e Areia Branca — Foto: CBMRN/Divulgação


Um incêndio atingiu um carro na noite desta quarta-feira (29) na altura do km 42 da BR-110, entre Mossoró e Areia Branca. Ninguém ficou ferido.


Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 22h para combater o incêndio veicular.


"Apesar da rapidez com que o fogo se propaga e a distância percorrida até o local do ocorrido, as chamas foram contidas com eficiência", informou a corporação.


Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio ainda não é conhecida.


Fonte: g1

Professor de escola de futsal é preso em Natal suspeito de estupro, assédio e aliciamento de crianças

Professor de futsal é preso em Natal suspeito de estupro — Foto: Polícia Civil do RN


Um professor de escolinha de futsal, de 61 anos, foi preso nesta quarta-feira (29), em Natal, suspeito de estupro de vulnerável, assédio sexual e aliciamento de crianças.


Segundo a Polícia Civil, pelo menos cinco vítimas foram identificadas e outros dois possíveis casos estão sob investigação.


O homem foi detido no bairro Barro Vermelho, Zona Leste da cidade, em cumprimento a um mandado de prisão temporária.


De acordo com a Delegacia Especializada em Proteção da Criança e Adolescente, os crimes aconteciam durantes aulas de futsal.


"O investigado era professor de uma escolinha de futsal e se aproveitava dessa atividade para praticar esses crimes", afirmou o delegado Ricardo Eduardo, responsável pelo caso.


A polícia também cumpriu um mandado de busca em endereços ligados ao investigado, e apreendeu dispositivos eletrônicos que serão periciados pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia.


Segundo o delegado, outras possíveis vítimas devem procurar a delegacia ou ligar para a Polícia Civil no telefone 181.


Fonte: g1

Polícia prende 'estuprador em série' suspeito de abuso contra 12 crianças no RN

Suspeito de estupro contra 12 crianças foi preso no interior do RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Um homem, de 42 anos, apontado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte como "estuprador em série" foi preso nesta terça-feira (28) no município de Espírito Santo, na região Leste potiguar. Ele é investigado pela prática de abuso contra 12 crianças.


O mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável foi cumprido por policiais civis da 13ª Delegacia Regional junto com a 101ª Delegacia de Polícia de Goianinha.


"As investigações apontam que o suspeito havia cometido o mesmo tipo de delito contra 12 vítimas, as quais tinham entre cinco e oito anos na data dos fatos", informou a corporação.


Ainda de acordo com os investigadores, os crimes aconteceram entre 2014 e 2022 na zona rural de Espírito Santo, onde o suspeito morava.


A prisão preventiva do homem foi solicitada pela polícia e deferida pelo Poder Judiciário após a realização de diligências e coleta de depoimentos.


O suspeito foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


"No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereço", disse a Polícia Civil.


Fonte: g1

'Cavalgada Rota do Trem' percorre trajeto histórico de 120 km entre Mossoró e Patu, no RN

Cavaleiros e Amazonas participam de cavalgada em rota histórica do RN — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) a largada da Cavalgada Rota do Trem, que levará homens e mulheres, montados em seus cavalos, de Mossoró a Patu, no Oeste potiguar. A previsão é de que o grupo chegue ao destino no próximo sábado (1º), após percorrer 120 km.


No início da manhã, os cerca de 60 participantes da quinta edição do evento tomaram um café da manhã reforçado, com comidas típicas, receberam a benção dos vaqueiros, amazonas e animais e partiram em direção ao Alto Oeste, seguindo a antiga linha de trem que realizou viagens entre as duas cidades até o século passado.



"Mais de 90% do percurso, nós fazemos seguindo a linha do trem", conta o organizador do evento, Valnei Nunes.


Ainda segundo a organização, os cavaleiros e amazonas viajaram de mais de 20 cidades potiguares diferentes a Mossoró para participar do evento.


Cavalgada da Rota do Trem percorre trajeto histórico no RN — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca


Ao longo da viagem, o grupo contará com paradas de apoio e descanso. Ricardo Jorge dos Santos, responsável pela alimentação dos cavaleiros ao longo de três dias, diz que, somente de carne para as refeições, são necessários 80 kg.


Também é preciso ter cuidado com os animais. O descanso é fundamental para que eles cheguem bem ao fim da jornada. Por isso, a atividade também conta com o acompanhamento de um veterinário.


Fonte: g1

Idosa com doença no fígado completa 1 mês internada em pronto atendimento a espera de UTI na rede pública no RN

Maria das Nevez tem cirrose medicamentosa — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Uma idosa de 63 anos de idade completou um mês internada em uma unidade de pronto atendimento na cidade de Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, onde espera por um leito de UTI na rede pública de saúde.


Maria das Neves tem cirrose medicamentosa, uma doença que afeta o fígado. Ela foi diagnosticada no ano passado, mas teve uma piora no estado clínico há cerca de um mês. O problema fez a barriga da idosa aumentar, e segundo a família, ela está "muito debilitada".


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) inforomou que a idosa precisa ser regulada para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que é a unidade hospitalar capaz de tratar a doença de Maria das Neves.



O HUOL informou que recebeu a solicitação da Central Metropolitana de Regulação nesta manhã de quarta-feira (29). Segundo o HUOL, apesar disso, não foi possível receber a idosa, porque todos os leitos de UTI estavam ocupados.


A família informou que já entrou com um ação na Justiça, que deu duas decisões favoráveis à idosa para a internação em um leito da rede pública.


"A Justiça decretou que o estado abrisse leito, e o estado não abriu. E estamos até agora esperando esse leito", disse a filha Cristiana Bezerra, que reforçou que a mãe vive um "sofrimento grande" com a situação.


"Ela está aqui muito debilitada, precisando de apoio médico, a barriga muito alta. Muito debilitada, sem conseguir acesso. Um sofrimento muito grande. Nós precisamos de socorro. O Estado não está abrindo portas para minha mãe ser tratada", lamentou.


Até a atualização mais recente desta matéria, a idosa não havia sido transferida para uma UTI da rede pública.


Fonte: g1

Dnit assina contrato de R$ 14 milhões para construção de nova ponte na BR-304 no RN; prazo é de 10 meses

Trecho onde será construída a nova ponte na BR-304, em Lajes, no interior do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Dnit


O contrato emergencial para construção da nova ponte na BR-304, na cidade de Lajes (RN), foi assinado nesta terça-feira (29) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pela empresa responsável pela execução da obra.


A informação foi divulgada pelo órgão federal nesta quarta (30). De acordo com o Dnit, a obra vai custar cerca de R$ 14,4 milhões e terá duração de cerca de 10 meses.


A antiga ponte que passava sobre o rio Ponta da Serra caiu no dia 31 de março, após uma enxurrada. O trecho ficou completamente interditado até o dia 20 de maio, quando o Dnit liberou a passagem por um desvio, que teve a inauguração adiada em pelo menos três oportunidades.



O desvio - que fica na própria BR-304, ao lado da pista - foi concluído no dia 23 de maio e funcionará para trafegar no trecho até a conclusão da obra da nova ponte.


A ponte que desabou fica no km 203,5 da BR-304 no Rio Grande do Norte. De acordo com o Dnit, a nova travessia será erguida no mesmo local da estrutura antiga.


A autarquia explicou ainda que, por se tratar de contratação integrada, os serviços começam pela elaboração dos projetos executivos de engenharia.


"Na sequência, as equipes iniciam a construção da nova ponte", informou.


Desvio

A pista provisória instalada paralelo à pista princpal tem com 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura e revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de contar com sinalização horizontal e vertical.


A obra demorou 50 dias para ficar pronta e os atrasos, segundo o Dnit, ocorreram por conta de chuvas que caíram na região.


Obra de desvio na BR-304 em Lajes (RN), do Dnit — Foto: Divulgação


Neste período, um desvio improvisado aberto dentro de fazendas de Lajes passou a ser uma alternativa usada por motoristas que utilizam a BR-304. Os fazendeiros cobravam até R$ 30 por veículo para a passagem.



A outra opção era pegar estradas alternativas, que aumentavam o tempo de trajeto de quem se deslocava entre as regiões Leste e Oeste do RN.


Fonte: g1

Moraes decide que parte da investigação sobre bomba perto do aeroporto de Brasília deve tramitar no STF



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira (29) que deve tramitar no tribunal parte da investigação sobre a bomba colocada em caminhão de combustível próximo ao Aeroporto de Brasília, no final de 2022.


De acordo com a acusação apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), a ação envolveu a participação de George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza.


Moraes considerou que há ligações entre o caso, no que diz respeito a supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito, e outros inquéritos que tramitam na Corte.


Os procedimentos que estão no Supremo tratam de ações antidemocráticas — como as manifestações em 7 de setembro de 2021 e a depredação na área central de Brasília no dia da diplomação do presidente Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 12 de dezembro de 2022.


O procedimento ficará sob a supervisão do Supremo, que terá a competência para processar e julgar o caso. Moraes deu prazo de 30 dias para diligências da Polícia Federal.


Julgamento no TJDFT

Parte do processo sobre o explosivo instalado próximo ao Aeroporto de Brasília já foi analisada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.


Os acusados foram condenados à prisão pelos crimes de incêndio e expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio. George Washington responde também por porte ilegal de arma de fogo.


George Washington e Alan Diego foram julgados em primeira e segunda instâncias. O primeiro deve cumprir pena de 9 anos e 8 meses; o segundo, de 5 anos de prisão. George Washington obteve recentemente a progressão de regime.


Wellington Macedo foi condenado na primeira instância a 6 anos de prisão, mas o recurso ainda tramita na segunda instância.


Ao longo dos processos, as defesas sustentaram que não há elementos que comprovem o perigo concreto das condutas, que não chegaram a causar a lesão. A bomba não explodiu. Para os advogados, as ações não se enquadram nos crimes indicados. No caso de Macedo, sua defesa sustentou que ele não tinha conhecimento do produto que transportava.



Outros crimes

No entanto, o Ministério Público do DF identificou outros possíveis delitos — crimes contra o Estado Democrático de Direito —, e entendeu que esses casos deveriam ser analisados pela Justiça Federal.


A Justiça Federal, por sua vez, enviou os procedimentos ao Supremo, por considerar que há ligação entre as investigações sobre a tentativa de explosão no aeroporto com crimes apurados na Operação Lesa Pátria — deflagrada após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro — e a Operação Nero, que investiga o ataque à sede da Polícia Federal em Brasília no dia da diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A Procuradoria-Geral da República defendeu que parte do processo ficasse no Supremo — a que trata dos supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito.


Decisão de Moraes

O ministro relator considerou que o caso tem conexão com outras apurações que tramitam no tribunal. Ressaltou ainda que dois investigados no caso do aeroporto — Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza — também são alvo de outras apurações na Corte que envolvem ações antidemocráticas.


"Vislumbra-se, neste caso, que as provas das infrações supostamente cometidas pelos investigados, ou ainda, suas circunstâncias elementares, influem diretamente na investigações ainda conduzidas neste SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL", escreveu Moraes.


Fonte: g1

Governo Lula pagou R$ 33 milhões em emendas de Pacheco e nada das de Lira em 2024

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). — Foto: Agência Câmara


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já recebeu R$ 32.938.207,00 de emendas individuais em 2024, em contraposição ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é um dos 35 parlamentares que ainda não receberam esse tipo de verba neste ano.


As emendas individuais são uma prerrogativa do parlamentar, que aponta no orçamento onde aplicar recursos. Mas também são usadas pelo governo federal como forma pressionar o Congresso, liberando o dinheiro às vésperas de votações importantes.


Dos recursos já pagos a Pacheco neste ano, a maior parte, R$ 31,5 milhões, foi para ações do Ministério da Saúde. O restante, R$ 1,3 milhão, foi destinado para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, para a estruturação e modernização da rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).



Ao lado de Lira estão opositores ferrenhos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tais como Bia Kicis (PL-DF), Marcel Van Hattem (PL-RS) e Silvia Waiãpi (PL-AM). Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e amigo da família Bolsonaro, e Alberto Fraga (PL-DF), amigo do ex-presidente, também estão na lista. Questionado, ele riu e disse não acompanhar os pagamentos.


Embora não tenham sido pagas, Lira tem R$ 20,6 milhões de emendas individuais empenhadas. Os recursos estão divididos entre ações dos ministérios da Saúde, Turismo e Justiça e Segurança Pública.


Fonte: Blog do Gustavo Guedes

TCU multa em R$ 40 mil auditor da Receita suspeito de receber R$ 160 milhões em esquema



O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a aplicação de multa de R$ 40 mil a um auditor fiscal da Receita Federal acusado de R$ 160 milhões em um esquema para facilitar a liberação de créditos tributários ao grupo J&F.


Segundo o TCU, o auditor Cloves da Costa Oliveira atuou em análises de pedidos de ressarcimento dos impostos PIS/Cofins à JBS e outras empresas do grupo J&F no período de 2006 a 2017.


O esquema foi revelado pela operação Baixo Augusta, deflagrada em 2017 pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal. A defesa de Cloves negou a acusação e informou que ele ainda não foi comunicado da decisão.


De acordo com o relatório do TCU, nos processos analisados, a JBS solicitou R$ 1,1 bilhão de créditos, dos quais o auditor concedeu R$ 822 milhões. No entanto, uma revisão dessas auditorias reconheceu apenas R$ 584 milhões de créditos como válidos.


Ou seja, a devolução dos créditos foi sobredimensionada. A área técnica do TCU diz que o valor “somente não se materializou [em dano ao erário], pois havia alguns créditos tributários passíveis de revisão ou que ainda não haviam sido restituídos, cuja restituição indevida foi obstada pela RFB após a realização da operação Baixo Augusta”.


O montante estimado de créditos autorizados é de R$ 2 bilhões, mas ainda resta a revisão de alguns desses processos.


Dados divulgados pela PF, MPF e a própria Receita Federal, em 2017, apontam que o auditor teria recebido R$ 160 milhões — cerca de 8% do valor total estimado do esquema.


Ao TCU, o auditor afirmou que não tinha atribuição de autorizar a devolução de créditos tributários. "Portanto, entende que não poderia agilizar ou atrasar este procedimento, já que sua função era apenas avaliar a regularidade da cadeia de apuração de cobrança de PIS/Cofins em um prazo específico", diz o relatório.


A área técnica da Corte de Contas refutou a justificativa apresentada, afirmando que o auditor fiscal "é a autoridade competente por elaborar e proferir decisão relativa a direito creditório em processo de restituição, compensação, ressarcimento ou reembolso".



O TCU também decidiu inabilitar o funcionário da Receita a exercer cargo em comissão ou função de confiança pelo período de cinco anos.


A advogado Pablo Naves Testoni, que atua na defesa do auditor, afirmou que o cliente não recebeu a decisão oficialmente e classificou a acusação de que recebimento de vantagem financeira indevidas como algo "sem qualquer fundamento". Leia íntegra do texto abaixo.


Nota da defesa do auditor Cloves da Costa Oliveira


"Ainda não fui comunicado formalmente dessa decisão, inclusive para impugnar eventual conteúdo que não esteja em sintonia com a o que restou produzido como prova nesse processo para se chegar a esse resultado, enfim.


De toda forma o Cloves já havia sido formalmente exonerado do cargo, e unicamente por conta de circunstâncias que ainda estavam sendo investigados na seara penal, e tinham como fundamento apenas o depoimento de colaboradores que jamais atribuíram qualquer pratica delitiva diretamente ao próprio Cloves.


O fato é que, concretamente, a operação Baixo Augusta resultou na abertura de uma ação penal que ele responde na Justiça Federal Criminal, e essa ação penal ainda não foi julgada, segue sob sigilo, mas posso assegurar, como defensor constituído naquele processo, que a prova documental, corroborada pelas testemunhas e colaboradores, assim como pela quebra de sigilo bancário e fiscal do Cloves e de toda sua família, não ratifica a informação preliminar e sem qualquer fundamento na época veiculada, no sentido de que ele, na qualidade de servidor público lotado na Secretaria da Receita Federal, teria recebido vantagem no valor de cento e sessenta milhões de reais para beneficiar qualquer empresa.


Posto isso, e independentemente da sentença penal que será oportunamente prolatada, nossa expectativa é no sentido de que essa informação equivocada - suposto recebimento desse montante -, e que destarte não encontra fundamento na prova produzida na instrução penal, seja definitivamente superada, para com isso restabelecer, respeitosamente, a possível motivação de decisões açodadas, proferidas pelos órgãos administrativos sem que a prova produzida na seara penal tivesse sido rigorosamente apreciada."


Fonte: g1

PF só achou cinco dias de mensagens no celular de Domingos Brazão

Domingos Brazão — Foto: Reprodução/TV Globo


A Polícia Federal (PF) só conseguiu encontrar diálogos de um período de cinco dias no celular apreendido com Domingos Brazão, apontado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) foi alvo da operação Murder Inc em 24 de março, após a PF assumir as investigações.


De acordo com o relatado pelos policiais, só foram encontradas no aparelho apreendido com o denunciado mensagens entre os dias 19 e 24 de março, quando a ação foi deflagrada. No dia 19, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes homologou a delação de Ronnie Lessa, indicando haver citação de alguém com foro privilegiado.



O episódio é um exemplo da dificuldade que a corporação tem relatado devido ao fato de só ter assumido as investigações cinco anos após o assassinato. Com o tempo transcorrido e com a participação de policiais no crime, provas que poderiam elucidá-lo de forma mais objetiva se perderam ou foram intencionalmente apagadas.


"A análise de tal aparelho é o exemplo da enorme dificuldade que esta equipe encontrou para o resgate de elementos de convicção que possam auxiliar na presente investigação, uma vez que somente constam diálogos entre a noite de 19/03/2024 até a manhã de 24/03/2024, data do cumprimento do mandado de busca e apreensão em desfavor do ora denunciado", relata a PF.

Ainda assim, o material extraído permitiu constatar a "cumplicidade" entre Domingos Brazão e Robson Calixto Fonseca, o Peixe, "tendo em vista a quantidade de interações entre ambos em curto período de tempo", diz o relatório. Peixe era assessor de Domingos Brazão no TCE-RJ e foi apontado na delação de Ronnie Lessa como o responsável por intermediar o contato entre os mandantes e os executores do assassinato e por fornecer a arma do crime.


Também foram encontradas diversas mensagens com matérias jornalísticas sobre o caso Marielle disparadas pelo número de Brazão na véspera da sua prisão. Na ocasião, ele almoçava em um restaurante português em Niterói com Peixe e Rodrigo Lopes Lourenço, procurador da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que o representou na ação que os irmãos Brazão responderam no Superior Tribunal de Justiça ( STJ ).



As mensagens foram enviadas para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, para o ex-deputado Eduardo Cunha e, posteriormente, para o deputado federal Chiquinho Brazão, também alvo da operação. "Não é possível extrair de tais recortes eventual tentativa de embaraçar as investigações em andamento naquele momento", pondera a PF.


'Cinco anos de destruição de provas'

As informações constam no relatório produzido a partir das buscas e apreensões realizadas em março. A operação Murder Inc apreendeu 51 itens entre celulares, computadores, pendrives e tablets. Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de 60 dias para análise de todo o material.


Os investigadores relataram ter encontrado um iPad (tablet), um MacBook Pro (notebook) , um iPhone (telefone) preto e um de capa rosa bloqueados, além de um token vazio. De acordo com a PF, seguem bloqueados o MacBook Pro e o iPhone preto apreendidos com Peixe e com o delegado Giniton Lages. Os investigadores pediram autorização ao ministro Alexandre de Moraes para seguir analisando esse material.



O presidente da Embratur e ex-deputado Marcelo Freixo, que foi monitorado pelos criminosos na época, afirmou em entrevista ao Estúdio i na segunda-feira (27) não ter dúvidas da tentativa de obstrução de justiça.


"A PF começou a investigar depois de cinco anos de destruição de provas por quem sabe fazer isso. Por quem é profissional dessa área. Então, não vamos ter uma solução simples e fácil como se fosse um caso comum. Primeiro porque não é um caso comum. Segundo, porque é um caso que, durante cinco anos, se destruiu fatos para que não se chegasse ao autor", declarou.

Para a PF, os elementos colhidos até o momento não deixam dúvidas a respeito dos mandates do crime. A corporação relata ter conseguido corroborar a narrativa apresentada por Ronnie Lessa, delator e executor do assassinato de Marielle. Segundo ele, a vereadora foi morta porque atrapalhava os negócios imobiliários dos irmãos Brazão.


O blog procurou a defesa de Brazão, mas não teve retorno.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

quarta-feira, maio 29, 2024

ITAÚ: CIRO VENCE MAIS UMA E AVANÇA PRÉ-CANDIDATURA



“Proceda-se à regularização no Sistema FILIA do TSE e ao cancelamento da filiação ao Partido Avante”. A sentença da Justiça Eleitoral de Apodi (45ª Zona), publicada ontem, é mais vitória de Ciro Bezerra sobre a o grupo da situação que tenta por todos os meios inviabilizar a sua pré-candidatura a prefeito, desta feita acusando-o de haver dupla filiação. 

No primeiro momento, os adversários estimularam fakenews dizendo que Ciro estava inelegível.

Ciro tem filiação legitimada ao Podemos. 

A decisão dá mais fôlego ao pré-candidato a prefeito que manda o recado: “Estou mais do que nunca na parada, pronto, preparado e querendo, e com o povo de Itaú me incentivando a cada dia” – diz Ciro.


terça-feira, maio 28, 2024

“Operação Hidra”: Polícia Civil deflagra operação e prende integrantes de facção criminosa em Luís Gomes



Policiais civis da 77ª Delegacia de Luís Gomes (77ª DP) deflagraram, na manhã desta terça-feira (28), a “Operação Hidra”, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão. A operação, que visou desarticular uma facção criminosa, aconteceu nos municípios de Luís Gomes/RN, Uiraúna/PB e nas cidades de Castelo e Piracuruca, situadas no Estado do Piauí. Três pessoas foram presas.


As investigações apontaram a atuação de um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e homicídios na região do Alto Oeste potiguar e no Estado da Paraíba. Durante as diligências, foi encontrada em posse de um dos investigados uma munição de calibre 38, levando o suspeito a ser autuado também em flagrante delito pelo porte montar ilegal de arma de fogo. O suspeito, assim como os demais presos, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


A operação contou com a colaboração da 8ª Delegacia Regional de Alexandria (8ªDR), da 4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros (4ªDR), da Delegacia Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM/Pau dos Ferros), da 7ª Delegacia Regional de Patu (7ªDR), da 89ª Delegacia Municipal de São Miguel (89ª DP), da 57ª Delegacia Municipal de Apodi (57ª DP), da Delegacia Municipal de Uiraúna-PB e da Delegacia Especializada em Facções Homicídios e Tráfico de Piripiri-PI.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Carro fica destruído após pegar fogo na Zona Oeste de Natal

Carro pegou fogo no bairro Planalto, em Natal — Foto: Reprodução/Redes sociais


Um carro ficou destruído após pegar fogo na manhã desta terça-feira (28) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Ninguém ficou ferido, e o fogo precisou ser controlado pelo Corpo de Bombeiros.


O incidente aconteceu na Rua João Hélio. O carro era dirigido pelo motorista por aplicativo e barbeiro Eduardo Nogueira, que contou que só deu tempo de descer do veículo após a explosão.


Eduardo havia saído de casa para fazer a primeira corrida do dia, mas não deu tempo sequer de chegar ao ponto de partida do passageiro.


"O carro explodiu por dentro. A minha sorte é que não tinha nenhum passageiro, eu estava indo buscar um", disse.


"Eu não sei se foi alguma coisa na bomba de combustível. Eu sei que foi alguma coisa no banco de trás. E foi aquela labareda. Eu puxei o freio de mão e corri do carro".


O motorista por aplicativo contou que o carro era alugado e que, com o incêndio, perdeu a fonte de renda nesse trabalho.


Eduardo Nogueira disse ainda que não conseguiu tirar a tempo do veículo itens pessoais e nem o material de trabalho como barbeiro à domicílio.



"Não peguei nem minha habilitação, meus documentos, meus cartões de crédito, nada", disse.

Ele estima que o prejuízo com o material de trabalho foi na faixa de R$ 1,5 mil.


"Eu tinha acabado de comprar uma máquina nova. Eu não tenho nem o que fazer agora. Minhas duas fontes de renda foram embora de uma vez", disse.


O motorista por aplicativo disse que o carro não tinha kit de gás natural e não sabe ao certo o que pode ter ocasionado a explosão.


Uma das pessoas que presenciou o desespero do motorista no momento do incidente foi Marcos Antônio, morador da região.


Ele disse que se assustou com a explosão e saiu de casa para conferir o que havia ocorrido.


"Entrei, abri o portão, e fui lá .Saí com medo da explosão. Eu saí, os bombeiros chegaram para apagar o fogo. E o rapaz ficou aqui na minha casa, dei assistência a ele. O fogo consumiu o carro todo", contou.


Fonte: g1

Suspeito de matar cunhada durante encontro familiar é preso em Mossoró

Rossileny Silvino Ribeiro Dantas, de 37 anos, foi assassinada em Mossoró — Foto: Cedida


O homem apontado como principal suspeito do assassinato da própria cunhada, Rossileny Silvino Ribeiro Dantas, de 37 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (28) em Mossoró, no Oeste potiguar.


A prisão foi confirmada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação.


Segundo a delegada Luana Vidal, o homem foi localizado e intimado a prestar depoimento na delegacia. Enquanto apresentava sua versão aos policiais, no entanto, a Justiça expediu o mandado de prisão preventiva, que tinha sido solicitada pela corporação.


Ainda segundo a delegada, o homem disse aos investigadores que a intenção dos disparos era "só cessar a briga".


O crime aconteceu entre o fim da tarde e início da noite de sábado (25) no bairro Vingt Rosado, na casa do suspeito, onde a família tinha se reunido para almoçar, e passou a tarde, inclusive com consumo de bebidas alcoólicas.


Segundo a Polícia Civil e testemunhas do crime, o homem cometeu o crime durante um conflito iniciado após uma discussão entre crianças da família. O homem fugiu após os disparos.


Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Rossileny sofreu um tiro no rosto e outro no abdômen. A esposa do suspeito, que é irmã da vítima, também sofreu um tiro de raspão no braço, mas não corre risco de morte.


"A briga entre eles teria se iniciado por causa da discussão entre duas crianças. Por causa dessa discussão, ele foi até seu quarto pegar a arma. A caminho do quarto, a sua companheira decidiu ir atrás dele, momento em que foi chamada de rapariga. Rossileny foi atrás deles no intuito de defender sua irmã, momento em que ele pegou a arma e efetuou os disparos", informou a delegada Luana Vidal na segunda-feira (27).



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte de Rossileny ainda no local. A dona de casa deixou dois filhos, de 11 e 13 anos, marido, além dos pais, aos quais dava assistência.


Fonte: g1