Páginas

segunda-feira, junho 27, 2022

Suplente de senador do RN é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

O primeiro suplente de senador pelo Rio Grande do Norte, Alisson Taveira Rocha Leal, foi preso na manhã desta segunda-feira (27) pela Polícia Rodoviária Federal. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal.


Suplente de senador do RN, Alisson Taveira é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia — Foto: Redes sociais


Ele tinha um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia, expedido pela Justiça da Paraíba.


Alisson é primeiro suplente do senador Styvenson Valentim (Podemos). Segundo a Polícia Civil, ele permanece preso, mas pode ser liberado caso o valor questionado na Justiça seja pago. O g1 não conseguiu contato com a defesa de Alisson.


Fonte: g1

Potiguar está entre os desaparecidos após naufrágio de navio que saiu do Recife rumo a Noronha

Um potiguar de 67 anos é um dos tripulantes desaparecidos do naufrágio de um navio que saiu de Recife rumo a Fernando de Noronha na última terça-feira (21). De acordo com familiares, Washington Luiz Ventura da Silva tinha acabado de sair de serviço e estava descansando no camarote da embarcação Thaís IV no momento do naufrágio.


Washington Ventura, de 67 anos, segue desaparecido — Foto: Cedida/Arquivo Pessoal


De acordo com Márcio Ventura, filho de Washington, apesar das buscas permanecerem, a família segue angustiada por não ter "uma resposta mais contundente" da Marinha do Brasil sobre quando irão descer até a embarcação naufragada a 4 mil metros abaixo do nível do mar.



"Eu já fiz essa pergunta a Capitania dos Portos. A gente tem que tirar essa dúvida, quer saber quando vão descer. Vai ser daqui a um dia, uma semana? Com a resposta, a família vai se acalmar e esperar", afirmou.


De acordo com Márcio, o pai já era aposentado, mas seguia trabalhando pelo amor que tinha à profissão. "Meu pai trabalha há mais de 40 anos dentro de água. Ele já é aposentado, gostava da profissão. Aquilo é vida de louco, é pra quem gosta mesmo. Ele amava o que fazia", disse Márcio.


Buscas chegam ao sexto dia

As buscas pelos dois desaparecidos chegaram ao sexto dia nesta segunda-feira (27). O navio deixou Recife com toneladas de materiais e desembarcaria, em condições normais, na manhã da quinta-feira (23) em Noronha.


Um dia antes, na madrugada da quarta, o navio naufragou próximo à região de Cabedelo, na Paraíba. Dos oito tripulantes, quatro deles foram encontrados com vida e dois corpos foram encontrados na última sexta-feira (24).


Ainda segundo a Marinha, as buscas seguem sendo feitas pelo mar e pelo ar, com apoio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).


Embarcação Thaís IV naufragou próximo a Cabedelo, no litoral paraibano — Foto: Cedida


Fonte: g1

Dono de padaria mata padeiro a facadas após ele chegar atrasado no trabalho, diz polícia

Um padeiro foi esfaqueado e morto na padaria onde trabalhava em João Câmara, no Agreste potiguar, nesta segunda-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o dono do estabelecimento, que teria se desentendido com o padeiro após ele chegar atrasado no trabalho.


Francisco Rogério Dantas, de 45 anos, trabalhava na padaria onde foi esfaqueado. — Foto: Cedida


A vítima foi identificada como Francisco Rogério Dantas, de 45 anos. Ele foi atingido com dois golpes de faca, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


A Polícia Militar informou que, segundo testemunhas, patrão e empregado teriam se desentendido ainda nesta segunda-feira por conta de atrasos no horário de chegada da vítima.



Após serem acionados, os militares já encontraram a vítima sem vida no estabelecimento. O proprietário fugiu.


O local do crime foi isolado pela Polícia Militar e o crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa Polícia Civil (DHPP).


Fonte: g1

Falta de medicamentos na rede pública afeta pacientes psiquiátricos no RN

A falta de alguns medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) está afetando o tratamento de pacientes psiquiátricos desde o mês de maio no Rio Grande do Norte.


Unidade Central de Agentes Terapêuticos do RN (Unicat-RN) — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Os medicamentos são: Quetiapina de 200 mg que acabou no início de maio, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e a Quetiapina de 100 e 25 mg, que acabaram no dia 10 de junho.


Em nota, a Sesap informou que o medicamento "é de responsabilidade do Ministério da Saúde" e que "a pasta sinalizou que encontra-se em fase final de contratação, porém sem previsão de envio".


Enquanto os medicamentos não chegam, os pacientes que precisam deles passam por dificuldades para conseguir manter o tratamento.


Medicamentos estão em falta e têm atrapalhado tratamento de pacientes no RN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


É o caso da técnica de enfermagem Mauricélia da Silva, de 54 anos. Afastada do trabalho desde que foi diagnosticada com esquizofrenia, depressão e bipolaridade, ela recebe o benefício de prestação continuada e está com orçamento apertado.


Ela toma a Quetiapina de 200 mg, que não tem na rede pública desde maio. Uma caixa do medicamento com 30 comprimidos custa em média R$ 210.


"O salário de um BPC (Benefício de prestação continuada) é um salário mínimo. Então, se eu comprar eu realmente não vou comer. E não dá nem para comprrar um terço das caixas", lamentou Mauricélia.


Atualmente, cerca de 3 mil pacientes recebem o medicamento no estado distribuído pela Unicat, através do SUS.



Mauricélia conta que tem contado com a ajuda de amigos para comprar a medicação. "Eu recebi uma doação no sábado, de uma pessoa da igreja, que ficou sabendo que eu estava nessa situação. e mandou uma caixa pra mim", contou.


A dona de casa Tânia Maria da Silva contou que, por não tem mais comprimidos, decidiu diminuir a quantidade que é recomendada para o tratamento por dia - essa medida não é indicada pelos médicos. "Por isso que eu estou em crise. Estou tomando só a noite", lamentou.


Fonte: g1

Vídeo mostra chegada de baleias jubartes ao litoral do Rio Grande do Norte

O Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN) divulgou nesta segunda-feira (27) um vídeo da chegada de baleias jubartes ao litoral potiguar.


Vídeo mostra chegada de baleias jubartes ao litoral do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/PROMMARN


O registro foi feito por Hudson Araújo, colaborador do projeto, próximo a uma plataforma de petróleo em Guamaré, na Costa Branca do estado.


O PROMMARN atua na pesquisa e conservação das baleias jubartes e destacou em uma rede social que a chegada dos animais ao litoral do RN ocorreu dentro da previsão - que seria entre o fim de junho e a primeira semana de julho.


"As baleias jubartes utilizam o litoral potiguar para acasalamento e, principalmente, reprodução. Todos os anos, entre os meses de junho e novembro, recebemos a visita dessa baleia", conta o pesquisador Lídio Nascimento, coordenador do projeto.

"A gente está observando que a cada ano elas estão chegando mais cedo. Antes elas só chegavam ao final de julho. Essa antecipação tem algum motivo e a gente tem que buscar resposta para isso. E fica claro que o nosso litoral é usado por essa espécie, principalmente, para a reprodução", completou.


O professor conta que o PROMMARN realiza o monitoramento desses animais desde 2017. "Neste período, já registramos o aumento no número de baleias. A população está se reestruturando (depois da moratória da caça nos anos 80). Elas também estão antecipando o movimento migratório. Antigamente só apareciam no litoral potiguar no final de julho", contou.


O projeto também realiza as chamadas expedições científicas, nas quais grupos de pesquisadores e curiosos vão em busca das baleias mar a dentro. O cronograma de embarque será divulgado nos próximos dias pelas redes sociais - geralmente é feito na praia de Pirangi, no litoral Sul. O PROMMARN está buscando parceiros para arcar com custos da embarcação, combustível e tripulação.


"O foco da pesquisa é a conservação da espécie. As baleias Jubartes saíram há pouco tempo da lista de animais ameaçados de extinção. É uma população em franca recuperação, mas que ainda precisa de cuidados e atenção", reforçou o pesquisador, que é graduado em psicologia, com mestrado e doutorado em psicobiologia.


Fonte: g1

São Miguel do Gostoso: acordo prevê implantação de trailers no lugar de barracas na praia de Tourinhos

Um acordo firmado em uma reunião no Ministério Público Federal entre a prefeitura de São Miguel do Gostoso e os barraqueiros da praia de Tourinhos prevê a utilização de trailers removíveis na praia no lugar das barracas fixadas.


Barracas na praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso — Foto: Fernanda Zauli/g1


Desde o fim de maio, um impasse se instaurou por conta da atividade dos barraqueiros na região. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) notificou os barraqueiros para desocuparem, até o início de julho, a faixa de areia, que pertence à União. Segundo a SPU, a instalação no trecho é irregular.


No último dia 17, a Associação de Barraqueiros da Praia de Tourinhos e a Prefeitura de São Miguel do Gostoso chegaram a um acordo temporário para a manutenção da atividade na área. A reunião aconteceu no Ministério Público Federal do RN (MPF/RN), órgão responsável pela ação sobre a irregularidade da atividade no trecho.



Em nota, o MPF informou que "aguarda retorno do Idema/RN e SPU sobre a viabilidade das soluções apresentadas e eventuais medidas a serem adotadas para regularização da questão ambiental na praia de Tourinhos".


Na ata da reunião, ficou registrado que os "barraqueiros comprometem-se, no prazo de 6 meses, a comprar trailers móveis para utilização na área de praia, os quais seriam retirados ao final do dia, adequando-se às exigências da SPU".

E como medida de solução de forma definitiva, o município informou na reunião que "pretende desapropriar área particular próxima à faixa de praia, com posterior procedimento licitatório para a exploração por parte dos barraqueiros".


Ao g1, o município confirmou a pretensão de desapropriar parte do terreno e diz que vai auxiliar os barraqueiros na compra dos trailers.


Seis meses para instalação

O prazo acordado é de que em seis meses os barraqueiros adquiram os trailers removíveis para substituir as estruturas fixas que estão na praia. Esses trailers, segundo o acordo, precisariam ser retirados diariamente.


"Entramos em acordo que vamos financiar nossos trailers. E a parte de cobertura, os guarda-sóis, ficam na praia até a prefeitura conseguir desapropriar o terreno vizinho e a gente repassar os trailers para lá futuramente. Se Deus quiser no próximo ano", explicou a presidente da Associação dos Barraqueiros de Tourinhos, Adriana Miranda.


Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso — Foto: Fernanda Zauli/g1


"Esse é o prazo que a gente quer até os trailers ficarem prontos. Enquanto isso, estamos esperando ainda a notícia da SPU, já que a gente vai conversar com a SPU sobre a situação. Vamos levar que não tem como a gente sair nesse momento, que os trailers têm que ser encomendados. A gente vai levar esse projeto pra eles saberem, e saber se vão dar a permissão ou não".


Segundo a ata da reunião, foi solicitado orçamento para os trailers a uma empresa sediada em Recife. A pretensão é que a reunião com a SPU ocorra até o fim deste mês de junho.



A prefeitura cofirmou, através da assessoria de comunicação, que o município pretende desapropriar uma área particular próxima à faixa de praia para posterior procedimento licitatório para a exploração por parte dos barraqueiros.


O município disse ainda que está auxiliando e buscando financiamentos necessários para que os trabalhadores possam adquirir os trailers, além de buscar os melhores fornecedores em relação aos custos.


Notificação

A primeira notificação foi feita em 20 de maio inicialmente com um prazo de 10 dias para a desocupação. No dia 27 de maio, houve uma reunião entre SPU, prefeitura de São Miguel do Gostoso e barraqueiros, e esse prazo foi ampliado para 30 dias em 3 de junho.


A ocupação do espaço da praia pelos barraqueiros, segundo a SPU, é irregular.


De acordo com a SPU, caso não retirem as barracas até o fim do prazo, os comerciantes podem ser multados por metro quadrado. Em caso de insistência, a SPU tem o poder de embargar o acesso e lacrar as barracas, com possibilidade de até efetuar prisões caso seja necessário.


Pôr do sol na Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso — Foto: Augusto César Gomes


Por conta da notificação e do risco de saída do trecho, onde trabalham mais de 300 pessoas, os barraqueiros realizaram um protesto no início do mês de junho e fecharam a entrada da cidade de São Miguel do Gostoso. O objetivo era chamar a atenção das autoridades sobre o problema.


A praia de Tourinhos é um dos principais pontos turísticos do estado e é bastante conhecido pelo pôr do sol, que reúne turistas no fim de tarde.


Fonte: g1

Mulher não corta o bolo de aniversário e pede para devolver

Uma confeiteira de Joinville, no Norte catarinense, viralizou após publicar a mensagem que recebeu de uma cliente na internet. No texto, ela pedia para devolver o bolo que havia encomendado para uma festa de aniversário, afirmando que o bolo não havia sido consumido por parecer "de mentira" e que queria receber o dinheiro de volta (leia abaixo).


Simone faz bolos decorativos há cerca de seis anos — Foto: Mone Paula Cake Design/ Foto ilustrativa


O caso foi divulgado em 20 de junho e, nesta segunda-feira (27), a publicação já havia superado 16.700 curtidas no Instagram da confeitaria. No Twitter, o print da conversa, compartilhado por uma usuária da rede, bateu 122 mil curtidas.



Na mensagem, a cliente disse ainda que acabou esquecendo de cortar o bolo, mas que tirou fotos com ele e que elas "ficaram lindas".


"Queria ver se posso levar o bolo aí e você me devolve o dinheiro, porque foi um dinheirão e ninguém cortou o bolo. Estava tão lindo que achavam que era de mentira. Eu também acabei esquecendo de cortar", escreveu.


Cliente sugeriu devolver o bolo — Foto: Redes Sociais/ Reprodução


O que disse a confeiteira

Segundo a confeiteira Simone Balancieri, que trabalha no ramo há seis anos, o pedido era um bolo decorado com temática infantil.


A cliente, que não teve o nome identificado, sugeriu que seria mais fácil a confeiteira vender novamente o bolo. "Você congela para o final de semana, troca o nome e está tudo certo", pediu.


Simone disse que entregou o produto como a consumidora havia solicitado.


"Não trabalho dessa forma", afirmou.


Simone atua no ramo da confeitaria em Joinville — Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação


Fonte: g1

Dom Phillips e Bruno Pereira: polícia já ouviu 20 pessoas e prevê fazer reconstituição do crime até sexta

A Polícia Civil do Amazonas e a Polícia Federal devem fazer uma reconstituição do assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, do jornal "The Guardian", até a sexta-feira (1º).


Amarildo, o "Pelado", durante a reconstituição do caso Bruno e Dom. — Foto: Rede Globo/Reprodução


De acordo com o delegado de Atalaia do Norte, Alex Perez, a polícia já ouviu 20 testemunhas: 17 testemunhas e três, suspeitos.


Nesta segunda-feira (27), a Polícia Civil e a Polícia Federal deram início a um reconhecimento da região onde Bruno e Dom foram executados e da área onde os corpos foram ocultados pelos suspeitos.


Nesta semana, as polícias devem fazer a reconstituição do caso, com a presença de dois suspeitos.



"No mais tardar, até sexta-feira (1º), a gente realiza a reconstituição dos fatos, juntamente com dois dos principais suspeitos", afirmou Alex Perez.


Mandante

Na quinta-feira (23), o superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Eduardo Fontes, declarou ao Jornal Nacional que não está descartado um envolvimento de um mandante no crime.



Segundo investigação da polícia, o número de suspeitos de envolvimento na morte de Bruno e Dom subiu para oito pessoas.


Em uma nota divulgada pelo comitê de crise, coordenado pela PF, em 17 de junho, o órgão dizia que novas prisões poderiam ocorrer, mas que as investigações apontavam "que os executores agiram sozinhos".


Investigados

A PF investiga oito suspeitos de participação nos crimes. No momento, apenas três homens estão presos em Atalaia do Norte: Amarildo, Oseney e Jefferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha".


Os outros cinco homens, suspeitos participação na ocultação dos corpos de Bruno e Dom na mata, já foram identificados. A polícia não revelou os nomes.


Eles devem ser indiciados pelo crime de ocultação de cadáver e vão responder as acusações em liberdade, já que o crime prever uma pena inferior a quatro anos.


Fonte: g1

Alunos acham câmeras instaladas em banheiros de escola estadual na Mooca, Zona Leste de SP

Alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, encontraram câmeras escondidas nos banheiros da unidade. Os equipamentos estavam instalados entre os azulejos dos banheiros masculino e feminino.


Um aluno do terceiro ano do ensino médio foi flagrado pela diretoria fumando maconha no banheiro e, para comprovar a afirmação, a diretora apresentou uma foto. O jovem, porém, percebeu que se tratava de uma imagem vinda de câmera de segurança.


Câmera escondida instalada dentro de banheiro de escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal


Para confirmar, o estudante foi ao banheiro e localizou a câmera escondida no rejunte dos azulejos. A namorada dele, que também é aluna da escola, foi conferir o banheiro feminino e constatou o mesmo. O flagrante foi feito na última sexta-feira (24).


O pai do estudante, o motorista Elias Almeida do Amaral, contou que o filho foi ao banheiro, viu a câmera e acionou a polícia. Um boletim de ocorrência foi registrado no 18º DP.


No boletim de ocorrência, a vice-diretora da unidade, Nilsen Cristina Mendes, afirmou que tinha conhecimento das câmeras de segurança nos banheiros. No depoimento, ela disse que já teve acesso às imagens que são consultadas de forma excepcional, quando há alguma ocorrência, como brigas entre alunos e consumo de substâncias não permitidas.


Câmeras foram instaladas entre rejuntes de azulejos de banheiros de alunos em escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal


A Secretaria estadual da Educação afirmou que a a instalação de câmeras dentro de banheiros não faz parte das diretrizes da pasta.


Em nota, informou que os equipamentos já foram retirados e uma apuração preliminar, instaurada para averiguar todas as circunstâncias relativas aos fatos. A diretora da unidade foi afastada até a conclusão das investigações, o aluno flagrado com maconha no banheiro foi suspenso por sete dias e os responsáveis foram notificados.


A secretaria afirmou ainda que a diretora da instituição foi notificada nesta segunda-feira (27), e o afastamento será publicado no Diário Oficial nesta terça (28).


A Secretaria de Segurança Pública afirmou que o caso citado é investigado pelo 18º Distrito Policial. A autoridade policial solicitou perícia ao banheiro, que está em elaboração.


Fonte: g1

Datafolha: 1 em cada 4 brasileiros diz que não tem comida suficiente em casa

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta segunda-feira (27) aponta que 1 em cada 4 brasileiros afirma não ter comida suficiente em casa para alimentar a família.


Bandejas de comidas em um restaurante — Foto: Mirko Fabian/Unsplash


Ao todo, 26% responderam não ter a quantidade de comida necessária. A maioria, 62%, afirmou que tem alimento suficiente. E 12% disseram que têm mais do que o suficiente.


Os números oscilaram dentro da margem de erro em relação à última pesquisa, feita em 22 e 23 de março. De maneira geral, o patamar se mantém praticamente inalterado desde o início da série, em 11 e 12 de maio de 2021.



O Datafolha ouviu 2.556 brasileiros em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.


Veja o resultado:

Nos últimos meses, a quantidade de comida para você e sua família foi


O suficiente: 62% (63% na pesquisa anterior, em março)

Menos do que o suficiente: 26% (24% na pesquisa anterior)

Mais do que o suficiente: 12% (13% na pesquisa anterior)

Mais pobres sofrem mais

A falta de comida afeta principalmente os mais pobres, segundo o Datafolha. Entre os brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 2.424), a parcela dos que dizem não ter o suficiente para se alimentar é de 38%.


O percentual cai para 14% entre os que recebem acima de dois e até cinco salários (R$ 6.060). E para 4% entre quem recebe até dez salários mínimos (R$ 12.120).


A insegurança alimentar é mais sentida entre os que vivem no Nordeste e no Norte. Os percentuais são menores, mas ainda significativos no Centro-Oeste (24%), Sul (24%) e Sudeste (22%).


Os desempregados são os mais afetados pela falta de comida: 42% disseram não ter o suficiente para se alimentar. Também têm percentuais acima da média os que desistiram de buscar trabalho (39%), as donas de casa (38%) e os autônomos (27%).


Fonte: g1

Em alta, média móvel de mortes por Covid no Brasil se aproxima de 200 por dia



O Brasil registrou nesta segunda-feira (27) 147 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 670.606 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 198, voltando a se aproximar da marca de 200. É a maior marca desde o dia 1º de abril (quando estava em 206). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +38%, indicando tendência de alta pelo quarto dia seguido.


Já a média móvel de casos chegou a 54.335, a maior registrada desde 1º de março.


Brasil, 27 de junho

Total de mortes: 670.606

Registro de mortes em 24 horas: 147

Média de mortes nos últimos 7 dias: 198 (variação em 14 dias: +38%)

Total de casos conhecidos confirmados: 32.136.916

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 59.944

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.400 (variação em 14 dias: +36%)

Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins não tiveram registro de morte pela doença no período de 24 horas.


No total, o país registrou 59.944 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 32.136.916 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 54.400, variação de +36% em relação a duas semanas atrás.



Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Curva de mortes nos estados

Em alta (15 estados e o DF): AL, PI, DF, MA, RN, RO, PB, MT, BA, CE, ES, SC, PR, SP, GO, RJ

Em estabilidade (5 estados): MG, RR, AC, TO, PE

Em queda (6 estados): SE, RS, PA, AM, MS, AP

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte; g1

Novo presidente da Petrobras dará 'nova dinâmica' para preços dos combustíveis, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (27) que o novo presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, dará uma nova dinâmica aos preços dos combustíveis na gestão da empresa.


Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho que permaneceu 68 dias no comando da empresa. As trocas no comando da empresa se deram após pressões do próprio governo por conta da alta de preços dos combustíveis.


Caio Paes de Andrade — Foto: Divulgação


Nesta segunda-feira (27), a estatal informou que o Conselho de Administração da Petrobras nomeou Paes de Andrade como o novo presidente da empresa, conforme antecipado pelo Blog do Valdo Cruz.


"Pode ter certeza, hoje o Caio está tomando posse lá na Petrobras, teremos uma nova dinâmica também na Petrobras na questão dos combustíveis no Brasil. E tudo vai ser analisado na conformidade, na base da lei, sem querermos mexer no 'canetaço' na Lei das Estatais, sem querer interferir em nada, mas com muito respeito, com muita responsabilidade, fazendo com o que o Brasil realmente se alavanque", afirmou Bolsonaro.


Apesar de Bolsonaro afirmar que o novo presidente já foi empossado, a assessoria de imprensa da estatal informou que Paes de Andrade assumirá a presidência assim que assinar o termo de posse, cuja data ainda não foi informada.



Acionistas minoritários ainda tentam barrar a posse de Andrade. A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) entrou com uma representação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a nomeação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal.


Fonte: g1

Governo lança novo passaporte e entrega primeira remessa da nova carteira de identidade

O governo federal lançou nesta segunda-feira (27) um novo modelo de passaporte e entregou a primeira remessa do novo modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).


O presidente Jair Bolsonaro participou do lançamento do novo passaporte no Palácio do Planalto e realizou a entrega das primeiras novas carteiras de identidade.


Páginas internas do novo passaporte — Foto: Reprodução


Novo passaporte

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a capa do passaporte tem uma nova estilização da bandeira do Brasil. Nas páginas numeradas do novo passaporte, mostrou o ministro, há um aumento dos números de marcas d’água — de uma para 13 ilustrações diferentes, que representam a flora e a fauna dos principais biomas do país.


"Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança", disse Torres.


Segundo o governo, o novo passaporte tem tecnologia antifraude e continuará com validade de dez anos e começará a ser produzido pela Casa da Moeda em setembro, data que marca o bicentenário da Independência do Brasil. O valor cobrado para a confecção do documento continua sendo de R$ 257,25.


Imagem da capa do novo passaporte — Foto: Reprodução


Nova identidade

A nova carteira de identidade foi lançada pelo governo em fevereiro e vai substituir as carteiras de Registro Geral (RG). Com o novo documento, o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) vai servir como identificação única dos cidadãos.


A nova carteira identidade começou a valer em 1º de março deste ano, mas os institutos de identificação em todo o país têm prazo de um ano para implementar a mudança.


Um dos objetivos da nova carteira é unificar a identificação dos brasileiros e evitar fraudes. Atualmente, um mesmo cidadão pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.


A troca para o novo documento será gradativa, e a emissão continuará gratuita na primeira via. O RG atual continua válido por até dez anos para quem tem até 60 anos. Para quem tem mais de 60, o prazo é indeterminado.


“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, disse a Secretaria-Geral.


A validade será de cinco anos para crianças com até 11 anos de idade; dez anos para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos.



Assim que receber o documento em mãos, o cidadão poderá ter acesso ao o modelo virtual da carteira pelo aplicativo gov.br.


Fonte: g1

Aras defende valorização do 'acolhimento' pelo MP e diz que vítima 'não é culpada'

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, defendeu nesta segunda-feira (27) a necessidade do Ministério Público valorizar o "acolhimento" e disse que era importante lembrar que a "vítima não tem culpa".


Procurador-Geral da República, Augusto Aras, durante o lançamento do lançamento do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas do CNMP. — Foto: Reprodução/ Redes Sociais


O PGR participou do lançamento do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, projeto do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Procuradoria Geral da República e a Escola do Ministério Público da União, com o objetivo de desenvolver ações coordenadas em busca da proteção integral e promoção de direitos e de apoio às vítimas no MP brasileiro (veja mais abaixo).


“A vítima não tem culpa. Precisamos lembrar disso, precisamos repetir isso”, disse Aras. “A vítima não é culpada, vítima é simplesmente vítima. E a circunstância em que se torna vítima não pode ser tomada para ser revitimizada, para puni-la muito mais vezes que a própria ofensa”, afirmou o procurador-geral.



Segundo Aras, “o MP precisa superar a ideia de órgão exclusivamente acusador para valorizar o acolhimento”. “A vítima como sujeito de direito e não como mera ferramenta de obtenção de prova", disse.


Sem citar qualquer caso específico, Aras afirmou também que a vítima de crime "precisa ter sua dignidade respeitada”. “É fundamental pensar em integração, diálogo e composição", declarou.


O evento também contou com depoimentos de vítimas de crimes de repercussão, como o da mãe da menina Isabella Nardoni, morta em 2008, depois de ter sido atirada da janela de um prédio em São Paulo.


"Desde o momento em que me encontrei na delegacia e travei batalha com advogados, tive o apoio das pessoas que se engajaram em descobrir o que tinha acontecido. Fui muito bem representada e acolhida", disse Ana Carolina Oliveira.


Movimento Nacional em Defesa das Vítimas

Segundo o Conselho do Ministério Público, a iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro.


O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.


Fonte: g1

Oposição pede ao STF apreensão de celular da Petrobras que pode incriminar Bolsonaro



A oposição decidiu pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Ministério de Minas e Energia a guarda do celular do ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco e a preservação das mensagens trocadas entre ele e o presidente Jair Bolsonaro.


O pedido ocorre após notícias de que, durante conversa em um grupo, Castello Branco afirmou que o aparelho contém mensagens que podem incriminar Bolsonaro.


O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse ao blog que vai solicitar ainda nesta segunda-feira (27) ao STF que faça uma operação de busca e apreensão do telefone celular corporativo de Roberto Castello Branco e faça uma perícia em seu conteúdo.



“Vamos pedir também uma intimação para que Castello Branco preste depoimento e esclareça o que conversou com Bolsonaro que pode incriminá-lo”, disse o senador.


Além do pedido do senador da Rede, os senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Jaques Wagner (PT-BA) e Zenaide Maia (Pros-RN) solicitaram ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, requerimento de informação sobre o celular de Castello Branco, com envio da cópia dos arquivos de mensagens dos aparelhos utilizados pelos presidentes da estatal desde 2019 e também dos arquivos de áudio do Conselho de Administração no mesmo período.


Neste fim de semana, num grupo de conversas intitulado “Economistas do Brasil”, Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras, e Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil, conversaram sobre a estatal. Cobrado por Novaes sobre críticas que teria feito ao governo, Castello Branco respondeu:


“Se eu quisesse atacar o Bolsonaro, não foi e não é por falta de oportunidade. Toda vez que ele produz uma crise, com perdas de bilhões de dólares para seus acionistas, sou insistentemente convidado pela mídia para dar minha opinião. Não aceito 90% deles (convites) e, quando falo , procuro evitar ataques”.


Em seguida, Roberto Castello Branco falou sobre seu celular corporativo usado quando era presidente da estatal.



“No meu celular corporativo tinha mensagens e áudios que podem incriminá-lo. Fiz questão de devolver intacto para a Petrobras”, diz ele.


Roberto Castello Branco e Rubem Novaes foram indicados para seus postos pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Demitidos do governo, Novaes seguiu apoiando Bolsonaro, mas Castello Branco costuma criticar as intervenções que o presidente tenta fazer na política de preços da Petrobras.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Escândalo do MEC: ministra envia à PGR pedido da oposição para que Bolsonaro seja investigado

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta segunda-feira (27) para análise da Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido apresentado pela oposição para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado no caso conhecido como escândalo do MEC.


Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal — Foto: Rosinei Coutinho/STF


O pedido foi apresentado ao STF pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e o envio à PGR é praxe nesse tipo de caso. Isso porque cabe ao Ministério Público analisar se há indícios para abrir uma investigação.


A Polícia Federal apura a suspeita de que pastores teriam intermediado a liberação de recursos do Ministério da Educação. No último dia 22, o ex-ministro Milton Ribeiro e os pastores denunciados foram presos. Um dia depois, eles foram soltos.



A ação de Reginaldo Lopes foi apresentada após a operação da PF. O parlamentar argumenta ser preciso apurar se houve envolvimento de Bolsonaro com as supostas irregularidades.


Segundo interceptação telefônica feita pela Polícia Federal, em 9 de junho, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse a uma filha que Bolsonaro havia lhe relatado "pressentimento" de que ele, Ribeiro, poderia ser usado para atingir o presidente.


Com base nessa e em outras gravações, o Ministério Público pediu autorização da Justiça para apurar se houve interferência de Bolsonaro nas investigações sobre Milton Ribeiro. O caso foi enviado para análise do STF, e a relatora é Cármen Lúcia.


O advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, disse ter sido autorizado pelo presidente a dizer à imprensa que ele "não interferiu na PF" e que não tem "nada a ver com essas gravações".


Prisão de Milton Ribeiro

Milton Ribeiro e os pastores foram presos na ação da Polícia Federal que investiga a suposto tráfico de influência na liberação de recursos do Ministério da Educação.


Em março deste ano, se tornou conhecida uma gravação na qual Ribeiro, ainda como ministro, disse que priorizava o repasse de dinheiro a municípios indicados por pastores e que, ao fazer isso, atendia a um pedido do presidente Jair Bolsonaro.


Depois, Milton Ribeiro negou. Afirmou que não priorizava municípios indicados por pastores e que Bolsonaro não havia lhe pedido isso. O episódio levou à demissão do então ministro.


Com a saída de Ribeiro do cargo, as investigações saíram do STF e foram para a Justiça Federal em Brasília. O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal, entendeu que, soltos, Ribeiro e os pastores poderiam interferir nas investigações e, por isso, determinou a prisão deles.


Um dia depois, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), com sede em Brasília, mandou soltar os investigados. O magistrado entendeu que medidas cautelares seriam mais adequadas porque Ribeiro não é mais ministro.


Fonte: g1

Por sete votos a três, conselho aprova Caio Paes de Andrade para presidência da Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (27), por sete votos a três, a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da empresa.


O novo presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade. — Foto: Divulgação


Também nesta segunda, o nome de Andrade foi aprovado, por oito votos a dois, para compor o próprio Conselho de Administração da estatal.


Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho no comando da empresa.


A previsão é que ele assuma o comando da companhia nos próximos dias.


O nome de Andrade ainda precisa ser ratificado em assembleia de acionistas da Petrobras, o que deve ocorrer dentro de 30 dias. Entretanto, isso não impede que ele já assuma a empresa. E o governo tem maioria na assembleia.


Essa nova troca no comando a estatal acontece em meio à disparada nos preços dos combustíveis e, consequentemente, da inflação no país, que têm gerado desgaste e pressão sobre o presidente Bolsonaro em ano eleitoral.


Bolsonaro tem criticado os reajustes feitos pela Petrobras, que seguem parâmetros e preços internacionais. Tem criticado também os lucros registrados pela empresa.


Secretário de desburocratização do governo federal, Andrade foi indicado há um mês, mas a troca tem esbarrado nos trâmites legais definidos para a substituição.


Fonte: Blog do Valdo Cruz