Páginas

terça-feira, novembro 30, 2021

ITAÚ CUP: Boca Jr (José da penha) e Messias Futsal (Messias Targino) empatam em 4x4

 


E para fechar com chave de ouro a 2ª noite da 2ª Copa Regional de Futsal do Município de Itaú as equipes Boca Jr (José da Penha) e Messias Futsal (Messias Targino) levantou a galera do Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo em jogo válido pelo grupo A. As esquipes mostram para que vieram. Saindo perdendo por 3 a 0 a equipe Boca Jr (José da Penha) mostrou dentro de quadra uma grande partida com velocidade, garra e muitos gols, ambas as equipes fizeram um verdadeiro espetáculo, o resultado não poderia ser outro, um empate em 4 x 4.

 


1º tempo

 

Já nos primeiros minutos do primeiro tempo a equipe de Messias Futsal mostrou que não veio para brincadeira, partia para cima do Boca jr e abriu o placar aos 2:38 com gol de Andrades, a equipe do  Boca Jr tentava reação mas não conseguia furar o gol, assim o Messias Futsal aproveitou melhor a oportunidade e marcou o segundo da partida aos 10:50 com Andrades. As equipes demonstravam equilíbrio, mas sempre contra atacando e dando trabalho aos seus goleiros, que precisaram se esforçar em suas defesas.  Mesmo com chutes fortes e precisos a equipe do Boca Jr não fazia a bola entrar. A equipe do Messias Futsal sofreu uma falta e fez a cobranças e ampliou o placar par 3 a 0, encerrando o primeiro tempo.


 

2º tempo

 

Perdendo de 3 a 0 a equipe do ADBC Futsal (Brejo do Cruz) voltou para o segundo tempo mais ofensivo, partindo para cima da equipe de Messias futsal que logo fez o primeiro com João Victor aos 04:38. O gol foi o gás que faltava para a equipe acertar de vez o gol adversário e aos 06:02 João Victor estava lá de novo para ampliar se aproximar do empate. E não demorou muito, Vafilo deixou tudo igual 3 a 3 aos 07:32, porém a equipe de Messias Futsal volta a marcar, fazendo o quarto aos 10:42, gol de Celismar.

 

A partida começou quente desde o inicio do segundo tempo, ambas as equipes almejavam a vitória e apostam todas as fichas para isso. O empate veio aos 19:02 levando a torcida a loucura com o gol de Junidarlio com suas jogadas de velocidade e nos minutos finais as equipes apostavam todo, mas não conseguiram mudar o placar.

 

Destaque da Partida

 


O Destaque da partida foi o jogador do Boca Jr, João Victor, comenda entregue pelo patrocinador Rubens Melo.

 

Próximo Jogo

 

O Boca Jr volta a jogar no sábado (04/12) contra a equipe Catolé do Rocha a partir das 21:30; já a equipe Lucrécia enfrenta o Itaú Futsal na quarta-feira (01/12).

 

Jogos desta terça-feira

 

Para está terça-feira (30) o Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo recebe um jogo válido pela 1ª Copa Municipal de Futsal e três jogos pela 2ª Copa Regional de Futsal:

 

18:30 RB Itaú x Itaú Futsal

19:30 São José Futsal (Rodolfo Fernandes) x Hipernet Apodi Futsal (Apodi)

20:30 Postão R7 (Felipe Guerra) x Cajuais/Sport Club (Rodolfo Fernandes)

21:30 Chelsea (Mossoró) x UNIVAP/Parreira Frutas (Apodi)

 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

ITAÚ CUP: Em disputa acirrada ADBC Futsal (Brejo do Cruz) foi superior a Lucrécia e vence por 5x4.


 

Um verdadeiro clássipo para quem pôde prestigiar a disputa entre as equipes ADBC Futsal (Brejo do Cruz) e Lucrécia na noite desta segunda-feira (29), partida válida pelo grupo E da 2ª Copa Regional de Futsal do município de Itaú. Levando a melhor a equipe ADBC Futsal (Brejo do Cruz) que despontou a equipe Lucrécia por 5x4.

 


1º tempo

 

Uma partida para ninguém botar defeito, bastou a bola rolar para a emoção tomar conta da partida, e a equipe ADBC Futsal (Brejo do Cruz) partiu para cima da equipe Lucrecia que logo abriu o placar aos 02:32 gol de Gabriel; a movimentação intensa, o trabalho de passes tornava o show da noite mais espetacular. As equipes trabalharam a marcação e o ataque, chamavam para o jogo, e quem, se saia melhor era a equipe de ADBC Futsal (Brejo do Cruz) que aos 08:02 Leonardo (9) estava lá para furar a defesa do goleiro  Carlos, o terceiro gol da partida foi um belo frango com autoria de Leonardo Lima aos 08:54.

 

A equipe de Lucrécia resolveu fazer a substituição do goleiro, atrás no placar precisavam demonstrar reação pra pelo menos diminuir a diferença. Partindo para cima do adversário Albert Italo (13) furou a barreira do ADBC Futsal (Brejo do Cruz ) aos 14:52. A equipe não desanimava, com a esperança viva aproveitaram a auto estima e a partir de um contra ataque fez o segundo com Danilo  aos 18:10. Encerrando o primeiro tempo em 3 a 2.

 

2º tempo

 

Atrás no placar a equipe Lucrécia já entrou em quadra mostrando a sede de vitória, partiu com tudo para cima do ADBC Futsal (Brejo do Cruz ) e logo arrancou o empate aos 05:58 gol de Guilherme.  Com o empate a equipe do ADBC Futsal (Brejo do Cruz ) passou a ter mais preocupação e teve um dos seus jogadores expulsos após uma entrada perigosa, mesmo assim quem se saiu melhor foi a equipe Lucrécia que aproveitou o contra ataque e virou a partida aos 19:56 gol de Therry elevando a preocupação da equipe do brejo que ficou atrás no placar. As duas equipes permaneciam equilibras, com o gás de velocidade defendendo e atacando , sem falar nas entras violentas que também fazem parte de uma partida cheia de adrenalina  mais ofensivo a equipe de Lucrécia partia para cima desperdiçando várias chance de gol, sobrando para o ADBC Futsal (Brejo do Cruz ) igualar o placar aos 19:56 com Theyrre.  Com a aproximação dos minutos finais a adrenalina da partida aumentando e o Lucrécia tem um jogador expulso, abrindo chances para a equipe de brejo que aproveitou para consagrar a vitorias aos 10:52  com uma cobrança de falta.


Destaque do Jogo


Thyerre representante da equipe ADBC Futsal (Brejo do Cruz ) foi o destaque da partida recebendo a comenda do Chefe de Gabinete Jorge.




 

Veja todas as fotos da partida clicando aqui ou na imagem abaixo:



Arlindo Maia da Redação do CidadeNews

ITAÚ CUP: Garotos da Bola FC (Pau dos Ferros) arranca empate sobre do ACESM (São Miguel) em 2x2


 

Em uma partida equilibrada as equipes Garotos da Bola FC (Pau dos Ferros) e ACESM (São Miguel) se enfrentaram na noite desta segunda-feira (29) no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo em partida válida pelo grupo B da 2ª Copa Regional de Futsal que emparam a partida em 2 x 2.

 


1º tempo

 

A partida entre Garotos da Bola FC (Pau dos Ferros) x ACESM (São Miguel) começou já movimentada, com entrosamento, passes precisos, chutes a gol, tudo para uma noite de muitas emoções. Com tantas idas e vinda a equipe ACESM (São Miguel) saiu na frente aos 10:02, Pedro Herique abriu o placar. A equipe Garotos da Bola FC (Pau dos Ferros) atrás no placar, foi em busca do resultado partindo para cima da equipe ACESM (São Miguel) e Francisco Mariano empatou a partida aos 12:24, O empate deu ânimo a equipe para logo fazer o segundo e virar o placar aos 6:40, finalizaão de Adriano Wagner, deixando a equipe Garotos da Bola FC (Pau dos Ferros) correr atrás do prejuízo levantando a torcida com jogadas de velocidade mas não conseguiu avançar no placar, encerrando o primeiro tempo em 2 a 1.

 


2º tempo

 

A equipe ACESM (São Miguel) voltou com tudo para o segundo tempo e logo conseguiu empatar a partida aos 02:35 gol de Pedro Henrique, a partida que já começou bem movimentada para ambas as equipes , com jogadas rápidas e a cada contra ataque a torcida ia junto com as equipes, mesmo com tanta emoção o placar permaneceu inalterado até o apito final.

 

Destaque

 


O destaque da partida foi atleta Pedro Henrique (10) representante da equipe Garo que recebeu a comenta das mãos do Prefeito André Regis.

 

Próximo Jogo

 

A equipe Garotos da Bola (Pau dos Ferros volta a quadra na sexta-feira (03/12) contra Ribeirão (São Miguel) em partidaválida pelo grupo B da 2ª Copa Regiona de Futasal a partir das 20h.

 

Jogos desta terça-feira

 

Para está terça-feira (30) o Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo recebe um jogo válido pela 1ª Copa Municipal de Futsal e três jogos pela 2ª Copa Regional de Futsal:

 

18:30 RB Itaú x Itaú Futsal

19:30 São José Futsal (Rodolfo Fernades) x Hipernet Apodi Futsal (Apodi)

20:30 Postão R& (Felipe Guerra) x Cajuais/Sport Club (Rodolfo Fernandes)

21:30 Chelsea (Mosasoró) x UNIVAP/ParreiraFrutas (Apodi)

 

Para ver todas as fotos das partida clique aqui ou na imagem abaixo:




Arlindo Maia da Redação do CidadeNews

ITAÚ CUP: RC Construções FC goleia o Itaú Farma por 7 a 1

 


O RC Construções não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 7x1 em cima do Itaú Farma, na noite desta segunda feira (29) e avançar na tabela pelo grupo (A) da 1ª Copa Municipal de Futsal no ginásio poliesportivo Emanuel Fernandes de Melo. Jogando na defensiva a equipe Itaú Farma tentava se proteger da equipe RC Construções e acabou sofrendo a goleada.

 



1º tempo

 

A bola rolou no ginásio poliesportivo Emanuel Fernandes de Melo dando inicio a primeira copa municipal de futsal promovida pela prefeitura municipal de Itaú em alusão aos 68 anos de emancipação política, no próximo dia 11 de dezembro.

 

A equipe Itaú Farma optou pelo jogo recuado no primeiro tempo, se protegendo dos contra ataques do RC Construções que partia para cima da marcação, com velocidade e toques de bola; a equipe abriu o placar aos 04:55 com gol de Pablo.

 

O Itaú Farma tentava aproveitar as oportunidades para também contra atacar, porém, atento, dando cobertura ao goleiro Junior Holanda, mesmo assim o RC Constrições consegue seus objetivos, o segundo gol veio aos 06:40 assinado por Pablo, nvamente. O terceiro veio logo em seguia com Natahanael aos 09:35, finalizando o primeiro tempo em 3 para o RC Construções e 0 para o Itaú farma.

 

2º tempo

 

No segundo tempo a equipe Itaú Farma veio com mais movimentação em quadra, ambas as equipes contra atacavam e o Rc Construções estava com tudo indo para cima, marcando o quarto gol aos 01:02 com Yago assinalando para a equipe, mesmo assim a equipe ainda tinha sede de gol e aos 08:56 fez o quinto com Nathanael  dando forma a goleada com o sexto gol.

 

O Itaú Farma não desaminou, mesmo estando atrás no placar, foi para cima do RC Construções para buscar uma reação e Antônio Marcos conseguiu furar o gol de Bruno aos 12:02  fazendo o primeiro da equipe. Mas logo em seguida o RC Construções ampliou o placar para 6, gol de Rodrigo  aos 14:18. A equipe Itaú Farma fez um melhor segundo tempo, mas não suficiente para intimidar a goleada do RC Construções que consagrou a goleada aos 19:11, gol marcado por Nathanael. Final da partida 7 para o rc construções e 1 para o Itaú Farma.

 

Destaque da Partida

 




A comenda de destaque da partida foi para o atleta da equipe RC Construções Nathanael (Natan), autor de dois gols, entregue pelo vice-prefeito Paulo Fernandes.

 

Próximo Jogo

 

A equipe RC construções volta a ITAÚ CUP no domingo (05/12) contra a equipe Esporte Clube Itaú, partida válida pelo grupo A da 1ª Copa Municipal de Futasal a partir das 18:30.

 

Para está terça-feira (30)

 

A próxima disputa que ocorre nesta terça-feira (30) será entre as equipes:

 

RB Itaú x Itaú Futsal a partir das 18:30.

 



Confira todas as fotos da partida clicando aqui ou na imagem abaixo:


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

'Já imaginava o pior', diz mulher de um dos potiguares encontrados após quatro dias desaparecidos em Atibaia

"Todo mundo saltou de alegria, porque ninguém imaginava. Foram quatro dias. A gente já pensava o pior".


Jovens ficaram desaparecidos durante quatro dias em Atibaia — Foto: Divulgação


Essa foi a sensação descrita pela estudante Ângela Maria do Nascimento quando recebeu nesta segunda-feira (29) a ligação que informou que o marido dela, José Lieberth, e outros cinco funcionários de um restaurante japonês que estavam desaparecidos em Atibaia, no interior de São Paulo, foram encontrados com vida após quatro dias.


Além de José Lieberth, de 19 anos, outros três eram do Rio Grande do Norte: José Leonardo de Oliveira da Fonseca (Geninho), 25, Josenildo Arruda Gomes, 23, e Wezily Felix da Silva, 22. Os outros dois eram Ismael Barbosa e Deivid José da Silva - um da Paraíba e outro de Pernambuco.


José Lieberth é um dos potiguares que estava desaparecido — Foto: Cedida


A esposa de José Lieberth contou que recebeu a informação de que eles foram encontrados do próprio patrão dos jovens.


"Ele não disse nada, só disse que todos estavam bem, não estavam machucados. Eles estavam bem de saúde e estavam prestando depoimento na delegacia", falou.


Encontrados

Depois de quatro dias desaparecidos, seis funcionários de um restaurante de comida japonesa foram encontrados nesta segunda-feira (29) em Atibaia (SP). O caso é investigado pela Polícia Civil e gerou mobilização na cidade.


Os jovens voltaram no início da tarde desta segunda para o alojamento onde moram. Todos estão bem e sem ferimentos.


Em depoimento à Polícia Civil, todos apresentaram a mesma versão, de que estavam bebendo na conveniência de um posto na noite de quinta-feira (25) quando foram convidados a uma festa em uma chácara.


Eles aceitaram o convite, mas disseram que no local não havia sinal de celular e que não tinham como ir embora.


No entanto, a versão não convenceu a Polícia Civil, que investiga a hipótese de que o grupo tenha sido vítima de um sequestro.


"Houve uma série de inconsistências. São jovens, são seis pessoas. Impossível que seis pessoas desapareçam. Que elas tenham a intenção de ir pra mesma festa e que adotem a mesma postura de não comunicarem seus respectivos familiares. Um ou outro, acho que até seria normal. Mas os seis adotarem essa postura, já acho que é um pouco anormal", disse o delegado Hermes Jun Nakashima, responsável pelo caso.


Sumiço

O grupo havia sido visto pela última vez na quinta-feira (25). Eles saíram do trabalho e foram se divertir em uma conveniência. Depois disso, não haviam sido mais vistos.


Sem notícias dos jovens, as famílias fizeram boletins de ocorrência relatando o desaparecimento. Parentes dos jovens e o proprietário do restaurante onde eles trabalham foram ouvidos pela polícia.



No fim de semana, os policiais fizeram buscas em possíveis locais em que os jovens pudessem estar, mas nenhum deles foi localizado.


Fonte: g1

RN contabiliza 381.408 casos confirmados e 7.492 mortes por Covid

Fazendo upload: 596719 de 596719 bytes.


O Rio Grande do Norte tem 381.408 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.492 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (29). Outros 1.363 óbitos estão sob investigação.


A Sesap notificou 16 novos casos da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 187.263 casos suspeitos e 787.747 casos descartados de Covid.


Atualmente, 141 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 111 na rede pública e 30 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 66 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 38,8% na rede pública; com 17 internados, a rede privada tem 11% de ocupação.



Números do coronavírus no RN

381.408 casos confirmados

7.492 mortes

187.263 casos suspeitos

787.747 casos descartados


Fonte: g1

'Orçamento secreto': Congresso aprova novas regras; oposição ainda vê falta de transparência



O Congresso aprovou nesta segunda-feira (29) um projeto de resolução que cria regras para execução das emendas de relator – conhecidas como "orçamento secreto" – e propõe a adoção de um limite de valor para essas emendas.


O placar entre os deputados foi de 268 votos favoráveis e 31 contrários. No Senado, a votação foi apertada e o texto passou por 34 votos a 32. O texto vai à promulgação.


As sessões do Congresso costumam ser conjuntas, mas em razão da pandemia do novo coronavírus, deputados e senadores têm votado em reuniões separadas, primeiro na Câmara e depois no Senado.


Pelas regras atuais, não há limite para o valor dessas emendas e não é possível identificar o parlamentar que solicitou os gastos. Esse dinheiro também não é dividido igualmente entre os deputados e senadores, o que fere o princípio da impessoalidade.


Até 2019, as emendas de relator eram usadas para correções pontuais no orçamento, com valores bem menores. Contudo, a partir do Orçamento de 2020, o Congresso aprovou alterações no padrão da sua execução e criou uma rubrica específica para esses recursos. Com isso, o montante saltou para uma previsão de R$ 30 bilhões nos últimos anos.



Segundo o projeto aprovado, o valor das emendas de relator não poderá ultrapassar a soma das chamadas emendas individuais e de bancada. Em 2021, essas emendas foram, respectivamente, de R$ 9,6 bilhões e R$ 7,3 bilhões. Se valesse para esse ano, o teto para as emendas de relator seria de R$ 16,9 bilhões – valor que, de fato, corresponde à dotação atual deste tipo de recurso.


Inicialmente, o Orçamento deste ano previa um montante de R$ 29 bilhões para as emendas de relator. Contudo, após acordo com a equipe econômica, esse valor foi reduzido.


Para o próximo ano, se os valores forem mantidos segundo a previsão enviada pelo governo, o teto será de R$ 16,2 bilhões.


Na avaliação de técnicos do Congresso, o limite é muito elevado e coloca muitos poderes nas mãos de uma única pessoa – o relator-geral do Orçamento.


Segundo esses especialistas, o parecer presume que as emendas de relator são mais importantes que as duas emendas impositivas juntas. Um valor razoável, para os técnicos, seria, por exemplo, metade das emendas individuais ou de bancada – portanto, entre R$ 3,5 bilhões e R$ 4,5 bilhões.


O que diz o projeto

O relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defende que o texto é uma tentativa de resolver a questão da transparência no repasse das verbas ao prever que as indicações e solicitações que fundamentaram as emendas sejam publicadas no site da Comissão Mista de Orçamento (CMO).


A proposta, porém, não deixa explícito que o nome do parlamentar que pediu as emendas seja publicizado. O parecer prevê que as solicitações podem ser de "parlamentares, agentes públicos ou da sociedade civil".


Técnicos do Congresso avaliam que essa é uma brecha para manter ocultos os nomes de senadores e deputados que demandaram os recursos. Pela redação do parecer, por exemplo, um parlamentar poderia enviar o ofício de solicitação em nome da prefeitura que receberá as emendas.


“É um leque interminável de entes que podem muito bem fazer uma requisição e o ‘super relator’ de novo definir da forma que quiser, porque todos estão representados em um desses entes”, afirmou o deputado Danilo Forte (PSDB-CE).


Além disso, o projeto estabelece que essas regras valem apenas após a publicação do projeto, ou seja, verbas já indicadas na modalidade emenda de relator em 2020 e 2021 continuarão a ter o nome dos solicitantes ocultos.



A proposta também não faz menção à distribuição igualitária dessas verbas. Essa é uma das principais preocupações de técnicos do Congresso.


Da forma como foi proposto, o relatório não traz isonomia na distribuição das emendas entre os parlamentares, nem no atendimento dos municípios. Isso poderia privilegiar aliados do governo e, assim, ajudar a formar maiorias em votações de interesse do Executivo.


Por exemplo, um município com poucos habitantes poderia receber muito mais recursos que um município maior, desde que atendesse à base aliada do governo. Do mesmo modo, um deputado ou senador próximo ao governo pode ter direito a mais indicações dessas emendas.


Discussões

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) afirma que o projeto não resolve o problema da transparência e mantém a possibilidade de negociações “obscuras” com dinheiro público.


“Ele [o projeto] não ataca em nada o problema, continua com o mesmo problema de não saber de quem indica, como indica e para que vai. A gente continua com o mesmo problema de ter balcão de negócios obscuro aqui dentro”, afirmou a deputada.


“Na nossa visão, o projeto de resolução não ataca esses problemas, nem de transparência, nem de mostrar para que serve, nem de estar vinculado a alguma política pública, nem de tratar todo cidadão de forma igual. E tem mais um problema constitucional, que é a questão da isonomia dos parlamentares. Não tem cabimento um indicar 100 e outro indicar nada”, acrescentou Adriana.


Para o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), o projeto mantém a falta de transparência sobre o orçamento secreto e deixa aliados do governo sob o controle de recursos públicos.


“É razoável permitir que R$ 17 bilhões sejam liberados sem qualquer critério público? O dinheiro público não pode ser destinado aos parlamentares de acordo com sua proximidade ou distância do governo. O dinheiro público tem que ter uma finalidade que atenda o interesse público, a critérios técnicos, objetivos, impessoais, isonômicos. O que essa proposta faz é o oposto disso, é colocar nas mãos do Centrão o controle sobre quem receberá essas emendas ou não, do presidente desta Casa, a Câmara dos Deputados, e do presidente do Senado”, disse Molon.


Vice-líder do governo no Congresso, o deputado Aluísio Mendes (PSC-MA) defendeu o projeto de resolução e chamou de "fake news" que as emendas de relator são um orçamento secreto.


"O que se fez no RP-9 [código formal das emendas de relator] foi trazer luz a essa execução. E aqui quero parabenizar o senador Marcelo Castro, porque, com essa resolução, mais transparência é trazida. Quero dizer aqui que nós temos que parar com esse discurso de falta de transparência, de orçamento secreto", disse.


O líder do PP, Cacá Leão (PP-BA), que em 2019 foi relator da lei orçamentária que criou a rubrica específica da emenda de relator, disse que esse tipo de recurso dá mais transparência às indicações.



"A partir da criação desta rubrica orçamentária, todos esses acordos são feitos às claras, à luz do dia, como é muito bem dito nesta Casa. Vejo os colegas criticarem essa medida e penso que eles entendem muito pouco ou quase nada do Orçamento", disse.


Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o tema voltará a ser discutido no Supremo Tribunal Federal.


"É um acinte imaginar que o presidente do Senado e o presidente da Câmara tenham se unido para mentir ao STF porque é mentira que não é possível identificar autorias dos pedidos das emendas que movimentaram mais de R$ 30 bilhões de reais nos últimos dois anos. Não temos direito, perante os brasileiros, perante Constituição, e fazer papel de besta, como se fôssemos crianças inocentes, que não soubéssemos que R$ 30 bilhões passaram por essas mesas e ninguém anotou, ninguém registrou de onde ia, para onde vinha", afirmou Vieira.


Simone Tebet (MDB-MS) protestou contra a aprovação do projeto, que classificou como "afronta" ao Supremo Tribunal Federal.


"A Mesa Diretora quer afrontar o Supremo não na sua individualidade como Mesa Diretora, mas quer que todos nós ratifiquemos o erro grosseiro que estamos cometendo contra a democracia brasileira, contra a soberania popular, porque, sim, a soberania popular também está violada. O povo, que paga os impostos, tem o direito de saber onde seus recursos estão sendo aplicados", disse a emedebista.



'Descumprimento formal e ostensivo'

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado apontou que o ato conjunto elaborado pela Câmara e pelo Senado assume o "descumprimento formal e ostensivo" da decisão do Supremo.


No parecer, a área técnica do Senado contradiz a argumentação dos presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco de que há "impossibilidade fática” de criar um procedimento para o registro das demandas dos deputados.


"Se houve 'milhares de demandas' e os relatores-gerais encaminharam-nas na forma de indicações, algum tipo de procedimento organizativo tiveram para fazê-lo, e algum registro documental ou informacional mantiveram para seu próprio controle; caso contrário, teriam agido sem saber o que estavam fazendo (o que evidentemente não é o caso)", escreveu a consultoria.

A nota aponta ainda que o argumento é “comprovadamente falso” e que investigações da imprensa reuniram "copiosa documentação oficial relativa a demandas em busca de emendas de relator-geral, além de outras fontes que dispunham da documentação, mas simplesmente se recusaram a torná-la pública".


'Brecha sempre existirá'

Questionado sobre a possibilidade de o nome dos parlamentares continuarem ocultos na solicitação da emenda de relator, Castro disse que o texto busca dar clareza às indicações, mas admitiu que o problema ainda não está resolvido.


“Uma brecha sempre existirá", afirmou Marcelo Castro, relator do projeto de resolução.


Em relação ao problema da equidade, o fato de nem todos os parlamentares terem direito ao dinheiro, Castro disse que a questão será discutida na Comissão Mista de Orçamento (CMO).


“Eu não trato dessa questão na resolução. A resolução não é o lugar próprio de tratar disso, o lugar próprio é no parecer preliminar. Na próxima semana vamos votar o parecer preliminar na CMO, a comissão composta para poder fazer o orçamento. Ela que vai estabelecer as normas de como vai fazer e como vai executar”, afirmou.


Decisão do STF

Em decisão no último dia 5, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu o pagamento das emendas de relator e determinou que o Congresso desse "ampla publicidade" às solicitações feitas por parlamentares em 2020 e 2021.


A decisão da magistrada foi referendada, por 8 votos a 2, pelo plenário da Corte.



Nesta segunda-feira, em Curitiba (PR), Rodrigo Pacheco foi questionado se a proposta aprovada pelo Congresso iria, ou não, na contramão do que foi decidido pelo STF.


Contrariando a nota técnica da Consultoria do Senado, Pacheco negou descumprimento da decisão e repetiu argumento, já apresentado pelo Congresso à Corte, de que "não é possível" detalhar todas as emendas que já foram indicadas.


“Até o presente momento, com a norma que existe, que é a norma da emenda de relator, há uma concentração na figura do relator, e não há registros formais relativamente a isso [as solicitações de parlamentares]. Não é possível nós, a essa altura, declinarmos tudo quanto foi inserido no relator a partir do seu próprio conhecimento, do trabalho que ele fez na comissão de orçamento do Congresso”, disse o presidente do Senado.


“Se isso era um defeito ou não, pode até ser apontado como defeito, mas isso não é um indicativo de que o recurso está sendo mal-usado ou está havendo malversação ou desvio de recurso público, definitivamente não. Malfeito pode existir em emenda de relator, emenda individual, emenda de bancada, emenda de comissão, em orçamento de ministérios e esses malfeitos precisam ser combatidos e há mecanismos de combate desses malfeitos, desses desvios, desses crimes, mas não é a existência da emenda de relator que é por sua natureza algo ilícito, porque definitivamente não é”, acrescentou Pacheco.


Fonte: g1

Anvisa aprova tratamento de HIV de apenas um comprimido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um novo tratamento para o HIV que reúne duas substâncias em único comprimido.


Células do vírus HIV (viriões), em imagem microscópica produzida em 2011 — Foto: Maureen Metcalfe, Tom Hodge/CDC/AP


"A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", afirmou a agência, em nota.


O novo medicamento é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico. Ele poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 kg.


O Brasil distribui gratuitamente todos os antirretrovirais desde de 1996 e, desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentos disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas.


Fonte: g1

Brasil registra média móvel de 227 mortes diárias por Covid; curvas de casos e óbitos apontam estabilidade

O Brasil registrou nesta segunda -feira (29) 114 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 614.428 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 227. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -7% e aponta tendência de estabilidade.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Terça (23): 231

Quarta (24): 217

Quinta (25): 217

Sexta (26): 227

Sábado (27): 230

Domingo (28): 227

Segunda (29): 227

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Seis estados não tiveram registro de mortes nas últimas 24 horas: AC, AM, CE, MS, RR e SE.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.083.034 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 4.293 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 9.164 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica estabilidade nos diagnósticos.


Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: g1

Caseiro mata a mulher grávida, a enteada e fazendeiro em Corumbá de Goiás, diz polícia

Um caseiro de 21 anos matou a mulher que estava grávida, a enteada de dois anos e oito meses e um fazendeiro de 73 anos em Corumbá de Goiás, segundo a Polícia Civil. Além disso, ele tentou estuprar a mulher do idoso e a atingiu com um tiro no ombro antes de fugir.


Ela foi levada a um hospital da cidade, mas seu estado de saúde não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem.


O suspeito foi identificado pela polícia como Wanderson Mota Protácio e está foragido, de acordo com a corporação.


O delegado Tibério Martins, que investiga o caso, disse que o suspeito fugiu para Alexânia, onde pediu ajuda a familiares e até vendeu alguns aparelhos celulares. "De lá, ele fugiu para Abadiânia e está escondido na zona rural entre estas cidades", afirmou o investigador.


Casa onde caseiro teria matado a mulher grávida e a enteada em Corumbá de Goiás — Foto: Jhonathan Moreira/TV Anhanguera


Os crimes aconteceram no fim da tarde de domingo (28). O caseiro teria ido pedir ao patrão ajuda para a esposa grávida, dizendo que ela estava passando mal.


O patrão saiu e foi até a casa ajudar a mulher. Nesse intervalo, de acordo com a polícia, o caseiro entrou na residência do patrão e furtou um revólver calibre .38. Com a arma em mãos, ele foi à casa de um vizinho e o matou com um tiro. Depois, roubou a caminhonete e fugiu do local, sempre de acordo com o que foi informado pela polícia.


Os corpos da mulher e da enteada foram encontrados pela polícia na casa do caseiro. Segundo a Polícia Militar, elas foram mortas a facadas.


Marcas de sangue onde fazendeiro foi morto com tiro em Corumbá de Goiás — Foto: TV Anhanguera


Conhecido da família

A mulher do idoso, que sobreviveu e foi levada a um hospital, contou à polícia que o rapaz era conhecido da família. Ele chegou na propriedade, entrou, e conversou com Roberto Clemente, tomou refrigerante, sacou a arma e deu um tiro nele.


"A [mulher do idoso] tentou correr e o Wanderson disse que a mataria, mesmo assim ela correu. Ele a derrubou, bateu em seu rosto e tentou estuprá-la. Não conseguindo, atirou também contra ela, acertando seu ombro. Caída no chão, se fingiu de morta. Então ele pegou a caminhonete da vítima e fugiu. A mulher conseguiu se deslocar atá a propriedade vizinha para pedir ajuda", diz trecho do boletim de ocorrência.


Polícia Civil na fazenda onde caseiro matou a mulher grávida e filha em Corumbá de Goiás — Foto: Jhonathan Moreira/TV Anhanguera


Fonte: g1