Páginas

sábado, julho 28, 2018

Detento do semi-aberto é executado em Itaú-RN

Francisco Jailsonde Maia de Paiva (Foto: Facebook da vitima)

O preso de justiça Francisco Jailson Maia de Paiva, 38 anos de idade, foi executado nas primeiras horas da manhã deste sábado (28) em sua residência, na rua Domingos Barreto, centro de Itaú RN.
Segundo informações apuradas pela redação do Cidade News junto ao Sargento Lomanto do destacamento de Itaú não há muita informações sobre o ocorrido, apenas que um homem adentrou a residência der Jailson e o executou dentro de sua casa, imperando a lei do silêncio.

Jailson já tem passagem pela polícia e cumpria pena no CDP de Pau dos Ferros no regime semi-aberto e fazia uso de tornozeleira eletrônica. No mês de junho desse ano Jailson havia sofrido uma tentativa de homicídio em são Francisco do Oeste quando ia cumprir pena em Pau dos Ferros. (relembre aqui)

Ainda menor de idade Francisco Jailson foi acusado de ter ateado fogo na viatura da Polícia Militar do município de Itaú, a partir de então o mesmo respondia por outro crimes.

As investigação ficarão por conta da Delegacia de Polícia Civil de Apodi-RN

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Ministério da Saúde lança Campanha de Aleitamento Materno

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A nutricionista Maria Rosa Rodrigues, 32 anos, é mãe do Leonardo, de 4 anos, e da Beatriz, de 1 ano e 11 meses. Pouco antes do primogênito completar 30 dias de vida, ela perdeu o pai em um acidente de trânsito. E, mesmo em meio à tristeza e às dificuldades, decidiu que não desistiria de amamentar o bebê.

“Resolvi focar no meu amor pelo meu filho. E, naquele momento da amamentação, eu era feliz”, contou. Leonardo mamou até quase 2 anos, quando parou por conta própria, sem ter de passar pelo chamado desmame forçado. A irmã caçula, Beatriz, segue mamando até hoje, às vésperas do segundo aniversário.

A história de superação de Maria Rosa se repete em cada uma das mães que participaram da cerimônia de lançamento da Campanha de Aleitamento Materno, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A atriz e madrinha da campanha, Sheron Menezzes, compareceu ao evento acompanhada do filho Benjamin, de 9 meses.

“É importante para mim estar aqui, emprestando a nossa imagem e conscientizando pessoas”, disse. “Amamento o Ben em qualquer lugar. Se meu filho tem fome, eu amamento. Não é vergonha não. É saúde para ele”, reforçou.

O representante da Opas no Brasil, Joaquín Molina, descreveu a amamentação como um dos gestos mais generosos que podem existir, ao se dirigir às mães reunidas no salão principal da entidade. “Nunca esse auditório esteve tão lindo como hoje. Elas trazem uma mensagem de vida, de saúde e de bem-estar”, disse, ao destacar que o aleitamento funciona como uma primeira vacina para o bebê, já que protege de doenças potencialmente perigosas. Molina alertou, entretanto, que, nas Américas, pouco mais da metade das crianças é amamentada nas primeiras horas de vida, enquanto apenas 39% seguem mamando até os 2 anos.

“Amamentar é doar aquilo que é seu, que é gratuito, que é amor e que ajuda a salvar vidas”, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Durante a cerimônia, ele lembrou que, na próxima semana, mais de 150 países – incluindo o Brasil – participam da Semana Mundial da Amamentação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os desafios no país, Occhi citou a ampliação de salas para amamentação dentro de empresas, instituições e nos próprios órgãos de governo.

Fonte: Agência Brasil

Mau tempo dificulta visualização do eclipse em Natal

Apesar do tempo nublado, eclipse foi visto de Natal (Foto: Clodoaldo Damasceno)
Apesar do tempo nublado, eclipse foi visto de Natal (Foto: Clodoaldo Damasceno)

O tempo nublado previsto para Natal se concretizou e dificultou a visualização do eclipe lunar mais longo do século. Os natalenses procuraram regiões de beira-mar, com horizonte livre, como a orla da praia de Ponta Negra para apreciar o fenômeno, mas muita gente se decepcionou.

Ana Maria Nunes, bancária de 38 anos, se frustrou. "Eu vim pra praia pra tentar ver melhor o eclipse, mas as nuvens não colaboraram e não deu pra ver quase nada", disse. O ponto alto do eclipse lunar foi às 18h13, quando ocorreu a fase total do alinhamento de Sol, Terra e Lua.

Apesar do tempo ruim, teve gente satisfeita com o que viu. "Não foi como eu esperava por causa do tempo nublado, mas mesmo assim deu pra ver a lua encoberta e estava muito lindo. Eu gostei", disse o publicitário Felipe Nascimento.

Outro lugar escolhido pelos natalenses para ver o eclipse foi o Parque da Cidade. O fotógrafo Ney Douglas foi ao local para registrar o fenômeno, mas teve que sair por causa do horário de funcionamento do local. "Estávamos eu e um grupo de turistas e fomos convidados a nos retirar porque o parque fecha às 18h. Eu acho que em um dia como hoje essas regras deviam ser flexibilizadas", disse. Apesar do imbróglio, ele conseguiu fotografar o eclipse na bairro Cidade Satélite.

A fase da penumbra do eclipse foi até às 20h30. A lua adquiriu um tom avermelhado, consequência de desvios provocados pela atmosfera do planeta. O eclipse pôde ser observado sem nenhum instrumento em vários pontos do país.

Homem observa o eclipse em Natal (Foto: Ney Douglas)
Homem observa o eclipse em Natal (Foto: Ney Douglas)

Eclipse foi visto da capital potiguar (Foto: Ney Douglas)
Eclipse foi visto da capital potiguar (Foto: Ney Douglas)

Fonte: G1