Páginas

sábado, junho 30, 2018

Oitavas de final começam com três campeões do mundo em campo


A fase de grupos terminou. Após um dia sem futebol, as oitavas de final da Copa do Mundo começam hoje (30). A partir de agora, os jogos são eliminatórios. Perdeu, volta para casa.

Os jogos deste sábado envolvem três campeões do mundo. Franceses e argentinos duelam às 11h, já uruguaios e portugueses jogam às 15h. Das seleções que jogam hoje, só Portugal ainda não sabe o que é ser campeã de uma Copa. Por outro lado, os “gajos” têm ao seu lado o melhor jogador do mundo da atualidade, Cristiano Ronaldo.

França x Argentina – 11h, Kazan

Depois de se classificar no sufoco, a Argentina encara seu maior desafio até agora. Enfrenta a França de Mbappé, Pogba e Griezmann. Os franceses se classificaram sem sustos em um grupo com Peru, Dinamarca e Austrália, mas ainda não mostraram um futebol exuberante ou digno de favoritismo absoluto no encontro de hoje.

O defensor Presnel Kimpembe exaltou o ataque argentino, mas vê brechas em seu sistema defensivo. “Obviamente, seus atacantes são muito perigosos! Messi, Higuaín, Aguero e Di Maria. Mas eles têm mostrado algumas fraquezas defensivas também, cedendo gols nas três partidas que jogaram. Então, estamos contando com nossos atacantes”.

A Argentina vem de uma classificação dramática contra a Nigéria. Com ataque talentoso, mas pouco inspirado, a “Albiceleste” ainda está na Rússia graças ao gol do zagueiro Rojo, feito aos 41 minutos do segundo tempo. Messi, no entanto, é a estrela da companhia e de quem se espera uma grande partida.

“Eu não sei se foi uma classificação milagrosa, mas nós tivemos que trabalhar por ela. Isso nos dá mais força para a partida contra a França. Eles têm excelentes jogadores e são um bom time, mas nós somos a Argentina e temos nossa qualidade”, disse meio-campista Giovani Lo Celso, em coletiva de imprensa ontem (29).

Uruguai x Portugal – 15h, Sochi

De um lado, Suárez e Cavani comandam o ataque uruguaio. De outro, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa , já mostrou que está no comando do time de Portugal. Quando ele está bem, a seleção portuguesesa também está. E ele precisará estar em ótima forma para vencer a, até então, invicta defesa uruguaia.

“Temos qualidade individual e coletiva para resolver este impasse, sabendo que vamos enfrentar o Uruguai, um time muito forte. Eles não tomaram nenhum gol na fase de grupos e espero que possamos ser os primeiros a quebrar essa barreira”, disse o meio-campista português Adrien Silva, na coletiva de imprensa.

Do outro lado, o Uruguai vem crescendo ao longo da Copa do Mundo. Não jogou bem na primeira rodada e encontrou muita dificuldade para furar a defesa egípcia, mas venceu. Em seguida, bateu a Arábia Saudita pelo placar mínimo, mas sem sustos. Na rodada de encerramento da primeira fase, superou os donos da casa por 3 x 0, com autoridade.

O nível de desafio é maior, assim como a pressão. Bom para os uruguaios que o ataque formado por Suárez e Cavani, considerado um dos mais perigosos desta Copa do Mundo, está em boa forma. Dos cinco gols do time até agora, três foram da dupla.

Um tempero extra da partida está no duelo entre Cristiano Ronaldo, que joga no Real Madrid, e Suárez, atacante do Barcelona. Os dois clubes vivem em eterna rivalidade, mas Suárez procurou deixar essa competição na Espanha. “A rivalidade com o Cristiano na Espanha é diferente. Isto é uma Copa do Mundo e defender a camisa da seleção nacional é muito especial”, disse o atacante uruguaio.

Fonte: Agência Brasil

Brasil vai enfrentar o México pela quinta vez em Copas do Mundo

FOTO: RAFAEL RIBEIRO/CBF

O Brasil está classificado para as Oitavas de Final da Copa do Mundo Rússia 2018. Agora o adversário será um velho conhecido da Seleção Brasileira em Copas do Mundo: o México. Vai ser a quinta vez que as duas seleções se encontram em Mundiais. No histórico, vantagem da verde e amarelo. São três vitórias e um empate. O duelos aconteceram em 1950 (Brasil), 1954 (Suíça), 1962 (Chile) e 2014 (Brasil). Neste último encontro rolou o único empate do duelo em 0 x 0.

Além disso, um dos mundiais brasileiros foi conquistado em terras mexicanas, no tricampeonato de 1970. Mundial que estreitou ainda mais a relação apaixonada pelo futebol entre os dois países.

No último encontro entre os dois, vitória brasileira por 2 a 0 em amistoso realizado em 2015, com gols de Diego Tardelli e Philippe Coutinho. Em toda a história, são 39 jogos disputados, com 22 vitórias do Brasil, 10 para o México e 7 empates.

Na próxima segunda-feira (2), os dois escreverão um novo capítulo, e levarão apenas as páginas fechadas até agora na Copa da Rússia. A campanha do Brasil foi de duas vitórias e um empate. Sete pontos somados, com cinco gols marcados e um sofrido. Líder do grupo E, onde se classificou a Suíça em segundo lugar.

O México se classificou em segundo lugar no grupo F. Somou seis pontos nas vitórias sobre a Alemanha (1 a 0) e Coreia do Norte (2 a 1). A única derrota veio contra a Suécia por 3 a 0 na última rodada, disputada nesta quarta-feira antes do confronto brasileiro. A equipe mexicana marcou três gols e sofreu quatro.

– Agora é pensar no México, uma grande seleção, muito rápida, mas a gente vai com o intuito de se classificar. É mais uma oportunidade que a gente busca – comentou Miranda após a vitória brasileira.

Brasil e México se enfrentam na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, às 11h (horário de Brasília) em Samara, na Rússia.

Fonte: Agência Brasil

Pré-candidatos estão proibidos de apresentar programas de rádio e TV


A partir deste sábado (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições gerais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, Parágrafo 1º, a partir desta data, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa à emissora e de cancelamento do registro da candidatura.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, para 28 de outubro. Os eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais/distritais.

Fonte: Agência Brasil

PF desarticula quadrilha e faz maior prisão de cocaína da história do RN


A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (29), a maior apreensão de cocaína de sua história no Rio Grande do Norte. Os policiais encontraram 277 quilos da droga em um compartimento falso localizado na boleia de um caminhão. A apreensão aconteceu na zona rural de Monte Alegre, na Grande Natal.

De acordo com a PF, a carga seria entregue em um sítio do município e, em seguida, distribuído de forma fracionada em pontos de venda da capital. Quatro pessoas foram presas durante a operação, entre elas dois acreanos acusados de comandar esquema de tráfico de entorpecentes.

As ações foram originadas do desdobramento de uma prisão realizada no último dia 5 pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar. Na ocasião, um mossoroense, foragido do Sistema Prisional do Acre, foi preso juntamente com outras nove pessoas.

A partir do cruzamento de dados fornecidos pelo BOPE, a Polícia Federal passou a monitorar a situação de dois acreanos hospedados em um hotel de Ponta Negra, região turística de Natal. Os homens eram suspeitos de articular o envio de uma grande remessa de cocaína para o estado.

Na manhã desta sexta, em Monte Alegre, policiais federais interceptaram um caminhão suspeito de transportar a droga. O veículo foi conduzido para a sede da Polícia Federal, em Natal, onde foi feita uma busca minuciosa por entorpecentes. Pacotes com cocaína foram encontrados em compartimentos falsos.

Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Um deles, o responsável por levar a carreta para o sítio, estava utilizando uma tornozeleira eletrônica, ou seja, cumpria pena em regime de prisão domiciliar. Já um dos donos da carga faziam uso de documentos falsos.

O BOPE/RN e a Delegacia de Repressão a Drogas da PF no Acre auxiliaram nas prisões.

Fonte: Portal no Ar

Prazo para recursos de multas de trânsito é prorrogado


Devido os pontos facultativos desta sexta-feira (29) e segunda-feira (02), respectivamente dia de São Pedro e de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, os prazos para recursos de multas de trânsito que vencerem entre os dias 29 de junho e 02 de julho serão prorrogados para terça-feira (03). É o que informa a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Isso ocorrerá porque, segundo a pasta, a Central do Usuário estará fechada. Contudo, os serviços de operação e fiscalização de trânsito funcionarão normalmente. Quanto o sistema de transporte público, haverá uma redução pontual na segunda-feira (02) durante o jogo, mas operará normalmente nos demais horários.

Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Fonte: Portal no Ar

Bandeira da conta de luz segue vermelha em julho

FOTO: MARCELO CAMARGO/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

A exemplo de junho, as contas de luz terão bandeira vermelha no patamar 2 também no mês de julho – o que acarretará em uma cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A manutenção da tarifa extra foi decidida hoje (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo por base a “manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e a tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional”.

Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, o que não implicava em cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

A adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5,00.

Fonte: Agência Brasil

ABC cancela festa de aniversário do clube após eliminação da Copa do Nordeste


A eliminação vexatória da Copa do Nordeste para o Sampaio Corrêa, com direito a protesto violento da torcida, minou a comemoração pelos 103 anos de fundação do ABC. O clube cancelou dois eventos que constavam na programação oficial do aniversário alvinegro, celebrado nesta sexta-feira (29).

Em comunicado distribuído para a imprensa, o serviço de comunicação do ABC informa que a “carreata de aniversário” e o “São João alvinegro” estão cancelados. Os dois eventos aconteceriam durante esta sexta. Apenas a queima de fogos, prevista para ocorrer a partir das 19h30, no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal, foi mantida.

Procurada, a assessoria de comunicação do ABC disse que os dirigentes não deram maiores detalhes sobre a razão para o adiamento das festividades. No entanto, segundo apurou a reportagem do Portal No Ar, internamente não há clima para comemoração após as cenas lamentáveis testemunhadas durante o jogo contra o Sampaio Corrêa, nesta quinta.

Inconformados com a marcação de um pênalti pelo árbitro Péricles Bassols, no segundo tempo da semifinal da Copa do Nordeste contra os maranhenses, torcedores ameaçaram invadir o gramado do estádio Frasqueirão e arremessaram objetos dentro do gramado em direção ao trio de arbitragem. Pedras de gelo, retiradas de caixas de bebida de ambulantes, foram jogadas em um dos bandeirinhas. A Polícia Militar precisou intervir para conter os ânimos. Dentro de campo, o ABC perdeu por 1 a 0 e deu adeus ao sonho de conquistar o Nordeste pela primeira vez.

Fonte: Portal no Ar

Passagem aérea subiu 7,9% no primeiro trimestre, diz Anac

FOTO: WELLINGTON ROCHA

A tarifa aérea média de voos domésticos subiu 7,9% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2017. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o preço médio das tarifas ficou em R$ 361,03, ante o valor de R$ 334,49 do primeiro trimestre do ano passado.

O valor leva em conta apenas os voos nacionais e computa uma média a partir de 40 milhões de voos computados no período.

O forte aumento no preço, de acordo com a agência, está relacionado à alta do dólar no período e do querosene de avião. Entre os dois trimestres, o preço médio do querosene subiu 18,5%, enquanto a taxa de câmbio teve elevação de 3,2%.

No ano passado, as cinco companhias aéreas brasileiras – Gol, Latam, Azul, Avianca e Latam Cargom – registraram lucro de R$ 413,7 milhões, primeiro resultado positivo desde 2010. Em 2016, o prejuízo apurado por essas empresas chegou a R$ 1,6 bilhão.

A receita total do setor chegou a R$ 37,8 bilhões no ano passado Os custos e despesas chegaram a R$ 34,6 bilhões.

Segundo a Anac, 53% das passagens vendidas no ano passado tiveram preço inferior a R$ 300. Foram transportados 90,6 milhões de passageiros em 2017, com 805 mil voos realizados.

A Gol concentrou a maior demanda, com 36,2% dos voos, seguida por Latam (32,6%), Azul (17,8%), Avianca (12,9%) e outras (0,5%)

Fonte: Estadão

Publicado decreto que reserva 30% de vagas de estágio para negros


O decreto que reserva para estudantes negros 30% das vagas em seleções de estágios na administração pública federal direta, autárquica e fundacional está publicado na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União (DO). A medida busca fortalecer a inserção dos jovens negros no mercado de trabalho e foi assinada ontem (28) pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto.

De acordo com o texto, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ideia é que as sociedades de economia mista controladas pela União também adotem a medida. Ontem, na cerimônia no Palácio do Planalto, dirigentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, da Petrobras e do Banco do Nordeste assinaram termo de compromisso da reserva de vagas.

No evento, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, disse que o decreto é um incentivo para jovens negros iniciarem a vida profissional e contribui também para a redução da desigualdade racial. “Essa ação, que também é afirmativa, representa muito mais que uma oportunidade de primeiro emprego, representa a construção de uma democracia com justiça social”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Saiba quanto cada candidato do RN pode gastar na campanha eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nessa quinta-feira (28), em seu Portal na internet, os tetos de gastos de campanha eleitoral por cargo eletivo nas Eleições 2018.

No Rio Grande do Norte, os candidatos a governador poderão gastar até R$ 5,6 milhões no primeiro turno. Para o caso de segundo turno está previsto um acréscimo de R$ 2,8 milhões. Quem concorre ao Senado pode ter um gasto que não ultrapasse R$ 3 milhões. O teto de despesas para deputado federal é de R$ 2,5 milhões. Para quem pleiteia uma vaga na Assembleia Legislativa ficou estabelecida a quantia de R$ 1 milhão.

Para definir o limite de gastos para a campanha de governador, o TSE considerou o eleitorado de cada unidade da Federação. Em estados como o RN, com até um milhão de eleitores, o teto é o de R$ 2,8 milhões.

Os valores estabelecidos para os candidatos a deputado federal e estadual são iguais para todos os Estados.

Fonte: Portal no Ar

Empresa indiana vence leilão de linhas de transmissão de energia no RN


A empresa indiana Sterlite Power Grid foi a grande vencedora do leilão de linhas de transmissão de energia elétrica realizado nessa quinta-feira (28) na B3, em São Paulo. A empresa venceu seis dos 20 lotes leiloados, entre eles, os lotes 3 e 7, que tinham as maiores extensões em quilômetro. A Sterlite ainda levou os lotes 4, 12, 15 e 20.

O lote 3 é composto por cinco linhas de transmissão e quatro subestações, localizadas entre o Ceará e o RN, somando 541 quilômetros de extensão. O projeto deve propiciar o atendimento às regiões de Mossoró, Aracati e Fortaleza e escoamento do potencial eólico e solar para a região de Aracati e Mossoró.

O consórcio Lyon Energia, formado pelas empresas Lyon Infraestrutura, Gestão e Desenvolvimento de Projetos e pela PLM Empreendimentos Imobiliários, estreante no mercado de transmissão, também levou três lotes: os de números 6, 11 e 18.

Já o consórcio BR Energia/Enind Energia, que congrega as empresas BRenergia Energia Renováveis, Brasil Digital Telecomunicações e Enind Engenharia e Construção, venceu o leilão de dois lotes: o 5 e o 8. Também levou dois lotes o Consórcio Lux Luz, que adquiriu os de números 13 e 14.

Marcado para começar às 9h, o leilão só começou sete horas depois, após uma suspensão decorrente de uma ação judicial impetrada pela empresa Jaac Materiais e Serviços de Engenharia, também estreante no mercado de transmissão.

Neste leilão, as empresas declaradas vencedoras foram as que apresentaram o menor valor de receita anual permitida (RAP), em reais por ano. A RAP é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações.

Resultado dos lotes

O primeiro lote, que atende às cargas da região metropolitana de Florianópolis (SC), foi vencido pelo consórcio Columbia, que reúne as empresas Transmissora Aliança de Energia Elétrica e a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), com valor de oferta de R$ 38.231.291,00 e deságio de 66,65% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) inicial estabelecida pela ANEEL.

O segundo lote, que atende à região de Campos (RJ), foi vencido pela Zopone Engenharia e Comércio, com oferta de R$ 14.925.000,00 e deságio de 51,94%.

O lote 3, que engloba linhas de transmissão, subestações e trechos de linhas de transmissão no Ceará e no Rio Grande do Norte e com a maior extensão, com 541 quilômetros no total, foi vencido pela empresa indiana Sterlite Power Grid Ventures Limited, com oferta de R$ 85.050.000,00 e deságio de 58,54%.

O lote 4, que atende à região metropolitana de João Pessoa (PB), foi vencido também pela Sterlite Power Grid Ventures Limited, com o valor ofertado de R$ 25.700.000,00 e deságio de 57,16%.

O lote 5, que atende à região de Alagoinhas, na Bahia, foi vencido pelo consórcio BR Energia/Enind Energia, que congrega as empresas BRenergia Energia Renováveis, pelo Brasil Digital Telecomunicações e pela Enind Engenharia e Construção. O valor oferecido pelo consórcio foi de R$ 5.400.000,00 e o valor de deságio, 48,78%.

O lote 6, que atende a carga da subestação Tomba, na Bahia, foi vencido pelo consórcio Lyon Energia, com valor de R$ 10.900.000,00 e deságio de 37,45%.

O lote 7, que abrange municípios nos estados de Sergipe e na Bahia, com total de 454 quilômetros, foi vencido pela indiana Sterlite, com a oferta de R$ 52.510.000,00 e deságio de 60,59%.

O lote 8, que atende à região do sertão de Alagoas, foi vencido pelo consórcio BR Energia/ Enind Energia, com oferta de R$ 8.000.000,00 e deságio de 35,03%.

O lote 9, que compreende a região metropolitana de Fortaleza (CE), foi vencido pela CPFL Geração de Energia, controladora chinesa, com o valor ofertado de R$ 7.885.000,00 e deságio de 52,76%.

A empresa vencedora do lote 10, que atende o Vale do Paraíba, em São Paulo, foi a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), controladora colombiana, com valor oferecido de R$ 10.114.435,00 e deságio de 73,92%.

A vencedora do lote 11, que atende as regiões nordeste do estado do Tocantins e sul do Maranhão, foi vencida pelo consórcio Lyon Energia, com oferta de R$ 7.200.000,00 e deságio de 63,39%.

O vencedor do lote 12, que atende o estado de Goiás, também foi a indiana Sterlite, com valor oferecido de R$ 25.320.000,00 e deságio de 51,62%.

O lote 13, que atende às regiões de Rio Claro e Rio Verde, em Goiás, teve como vencedor o Consórcio Lux Luz, que engloba as empresas JB Construtora, JHH Participações Eireli e Total Comercializadora de Energia Elétrica e Gás Natural, com oferta de R$ 4.988.000,00 e deságio de 54,86%.

O lote 14, que tem a finalidade de estudo de atendimento elétrico no estado do Rio Grande do Sul, foi vencido também pelo consórcio Lux Luz, com oferta de R$ 5.209.672,10 e deságio de 47% em relação à receita inicial estabelecida pela ANEEL.

O vencedor do lote 15, que pretende suprir energia elétrica para a região metropolitana de Belém e região nordeste do Pará, foi novamente a Sterlite, que ofertou R$ 61.630.000,00 e valor de deságio de 32,42%.

O lote 16, que engloba municípios do Piauí e do Maranhão, teve como vencedor a empresa F3C Empreendimentos e Participações, com oferta de R$ 5.800.000,00 e deságio de 45,33%.

O lote 17, que engloba municípios no Piauí, foi vencido pelo consórcio Lyon Energia, com deságio de 51,37% e oferta de R$ 9.350.000,00.

O vencedor do lote 18, que engloba a região nordeste do Maranhão, foi o consórcio I.G. Transmissão e ESS Energias Renováveis, com oferta de R$ 7.800.000,00 e deságio de 23,62%.

O lote 19, que tem a finalidade de promover atendimento elétrico para a região sudeste do Pará, foi vencido pela Energiza, com oferta de R$ 33.515.000,00 e deságio de 57,18%.

E o último lote, de número 20, com a finalidade de promover o escoamento do potencial solar das regiões norte e nordeste de Minas Gerais, foi vencido também pela Sterlite, no valor de R$ 31.430.000,00, com deságio de 52,08%.

Suspensão

O leilão só teve início às 16h, porque a Jaac Materiais e Serviços recorreu à Justiça após ficar de fora do leilão por falta das garantias necessárias à participação, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. A Jaac, que conseguiu o direito de participação, estava interessada no principal lote do certame, o terceiro, referente às linhas de transmissão no Ceará e Rio Grande do Norte. O lote foi vencido pela empresa indiana Sterlite Power Grid Ventures Limited.

Além dela, 46 empresas e consórcios participaram do leilão, que negociou 20 lotes de linhas de transmissão de energia elétrica. Os lotes negociados contemplam 2.560 quilômetros de linhas, que deverão gerar R$ 6 bilhões em investimentos e aproximadamente 13,6 mil empregos. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 63 meses, com concessões por 30 anos, contados a partir da assinatura dos contratos.
Últimas Notícias
Empresa indiana vence leilão de linhas de transmissão de energia no RN MPEs têm até 9 de julho para parcelar débitos fiscais federais (Refis) SESI prestará serviços na área de saúde do trabalho à Secretaria de Saúde Estimativa de inflação para este ano sobe para 4,2%, segundo relatório do BC Ipea prevê inflação maior e PIB menor para economia brasileira este ano Bolsonaro e Marina lideram intenções de voto em cenário sem Lula, informa CNI-Ibope Artigo do Presidente da CNI, Robson Braga: O Brasil não pode mais errar

Fonte: Portal no Ar

Vacinação contra gripe segue disponível para grupos prioritários


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza encerrou-se na última sexta-feira (22), no entanto a vacina segue disponível nas unidades de saúde de Natal enquanto durarem os estoques exclusivamente para as pessoas que integram os grupos prioritários.

Fazem parte desse público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: gestantes; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos; crianças entre 6 meses e menores de cinco anos; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; população privada de liberdade; profissionais do sistema prisional; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (DCNTs).

Até o momento, 198 mil pessoas já foram imunizadas na capital potiguar, sendo os idosos (77.351), DCNTs (39.039), crianças (32.462) e trabalhadores da saúde (28.993) os grupos com maior quantidade de registros.

Para receber a dose da vacina é preciso apresentar documento de identificação com foto; cartão de vacinação (caso não tenha, um novo será feito na unidade); se for necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco, como receituário ou comprovante médico no caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Fonte: Portal no Ar

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4,5 milhões neste sábado


A Mega-Sena acumula e pode pagar, neste sábado (30), o prêmio de R$ 4,5 milhões ao apostador que acertar os seis números da sorte. O concurso 2.054 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA que está em Campina Grande (PB).

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá aproximadamente R$ 16 mil em rendimentos mensais. O valor também seria suficiente para adquirir 10 apartamentos de padrão médio.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) de sábado em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.

O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Fonte: Portal no Ar

Ataque dentro de bar deixa uma mulher morta e dois homens feridos em Apodi-RN

Lidiana Cristina, de 46 anos, foi atingida por tiro dentro do seu bar e morreu, em Apodi, RN (Foto: Arquivo pessoal)
Lidiana Cristina, de 46 anos, foi atingida por tiro dentro do seu bar e morreu, em Apodi, RN (Foto: Arquivo pessoal)

Uma mulher morreu após ser baleada dentro do seu bar, na noite desta sexta-feira (29), em uma comunidade da zona rural de Apodi, região Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos tentavam matar outra pessoa, um jovem de 19 anos que estava no estabelecimento. Porém, além dele, os tiros atingiram um homem de 22 anos e a proprietária do local, que não resistiu ao ferimento.

O crime aconteceu na rua principal do distrito Soledade, por volta das 20h. De acordo com informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, dois homens chegaram em uma motocicleta ao bar e começaram a disparar em direção ao rapaz de 19 anos. Os tiros também atingiram um homem de 22 anos que estava próximo dele. A polícia acredita que os dois eram amigos.

Ainda conforme a PM, também foram feitos disparos a esmo. Um deles atingiu as costas da dona do bar, identificada como Lidiana Cristina da Costa, de 46 anos.

As três vítimas baleadas foram socorridas ao Hospital de Apodi, mas a mulher não resistiu ao ferimento e morreu. Já os dois homens foram transferidos para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, após receberem os primeiros socorros.

Após o crime, os homens fugiram e nenhum suspeito foi preso até o momento.

Fonte: G1

Vereador é condenado a prisão por crime de tortura na Grande Natal

Resultado de imagem para condenado

Um vereador da cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, foi condenado nesta quinta-feira (28) a quatro anos e oito meses de prisão por crime de tortura. De acordo com o processo, Luciano Morais da Silva espancou uma mulher com a ajuda de três guardas municipais, quando era secretário de Defesa Social do Município, em 2009.

O G1 tentou entrar em contato com o vereador através do telefone da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, porém as ligações não foram atendidas.

O crime aconteceu dentro de um canavial, na zona rural da cidade. O motivo alegado pelos acusados foi de que a mulher teria chutado objetos e promovido uma “bagunça” na Secretaria de Administração e Planejamento, depois que foi até a repartição pedir dinheiro e não atenderam seu pedido.

A vítima foi algemada e levada até o canavial em um veículo da guarda do município. Segundo ela relatou no processo, apenas o vereador a agrediu. Os três guardas municipais, Manoel Palhares de Barros Neto, Rildo Braz da Silva e Rodrigo Emiliano de Freitas, auxiliaram na abordagem e rendição. Foram golpes de cassetete e chutes, que e duraram aproximadamente uma hora e meia e provocaram lesões na mulher.

Ainda de acordo com o que consta na decisão judicial, Luciano Morais da Silva dizia, durante o espancamento, que estava batendo nela para que aprendesse a respeitá-lo.

A tortura psicológica à vítima aconteceu quando a colocaram entre os pneus dianteiros e traseiros do automével, no chão, e ficaram andando para frente e para trás com o veículo, ameaçando passar por cima dela.

Após as agressões, ainda segundo os autos processuais, um dos guardas municipais denunciados deu uma chave de perna no pescoço da vítima. De acordo com o processo, nesse momento ele perguntou a Luciano se era para “dar fim” à mulher. O vereador teria respondido negativamente, dizendo que “não valia a pena”.

Consta nos autos também que depois disso os três guardas municipais a colocaram no carro e levaram para a Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim, onde a acusaram de quebrar bens de propriedade da prefeitura.

Para os guardas, o juiz Cleudson de Araújo Vale fixou pena de um ano, cinco meses e 15 dias de prisão. Os três confessaram o crime e tiveram a punição reduzida.

Fonte: G1

Criminosos e vigilantes trocam tiros em tentativa de assalto a carros-fortes no RN

Várias marcas de tiros são vistas na na lataria de um dos carros-forte (Foto: Redes sociais)
Várias marcas de tiros são vistas na na lataria de um dos carros-forte (Foto: Redes sociais)

Uma intensa troca de tiros entre criminosos e vigilantes de carros-fortes assustou os moradores de Ipueira, na região Seridó potiguar, durante a manhã desta sexta-feira (29). Dois carros de transporte de valores foram atacados na RN-118, próximo à cidade. Segundo a Polícia Militar, assaltantes tentaram interceptar os veículos blindados atirando contra eles, mas os seguranças revidaram. Os suspeitos fugiram. PMs do Rio Grande do Norte e da Paraíba fazem buscas na região.

Segundo a PM, os carros-fortes seguiam pela rodovia estadual quando foram interceptados pelos criminosos em uma caminhonete e um carro. Os assaltantes bloquearam a rodovia com os veículos, desceram e começaram a atirar contra os blindados. Um total de oito seguranças, que faziam o transporte dos valores, revidaram contra os criminosos.

Após o tiroteio, os vigilantes entraram com os carros-fortes na cidade de Ipueira e pediram apoio da Polícia Militar. A cena assustou a cidade. Uma moradora contou que as pessoas não sabiam se os ocupantes do carro-forte eram os assaltante ou os vigilantes.

Carros da PM da Paraíba e do Rio Grande do Norte foram enviados a Ipueira e agora fazem buscas aos suspeitos. Ainda de acordo com a PM, nenhum vigilante ficou ferido, mas eles acreditam que pelo menos um dos assaltantes tenha sido baleado.

Carro que teria sido usado por criminosos em tentativa de assalto a carros-fortes foi abandonado na estrada (Foto: Redes sociais)
Carro que teria sido usado por criminosos em tentativa de assalto a carros-fortes foi abandonado na estrada (Foto: Redes sociais)

Fonte: G1

Hemocentro de Mossoró entra em colapso e estoques dos sangues A+, O+ e O- estão zerados

Três tipos de sangue (A+, O+ e O-) estão totalmente em falta no Hemocentro de Mossoró (Foto: Eciran Targino)
Três tipos de sangue (A+, O+ e O-) estão totalmente em falta no Hemocentro de Mossoró (Foto: Eciran Targino)

O Hemocentro de Mossoró, no Oeste potiguar, está em colapso no estoque nesta sexta-feira (29). De acordo com a assistente social Eciran Targino, que trabalha na instituição, três tipos de sangue estão totalmente em falta: A+, O+ e O-.

Segundo a assistente social, os tipos em falta são os mais fáceis de serem encontrados, porém, com as festas de São João, pontos facultativos e jogos da Copa do Mundo, as doações diminuiram.

De acordo com Eciran, o ideal é manter uma média de 40 doadores por dia, com o estoque na faixa de 300 bolsas. Atualmente, há apenas 12 ou 14 doadores por dia, o que é muito abaixo do esperado, contribuindo para o colapso. Menos de 100 bolsas de sangue estão no estoque do Hemocentro.

O Hemocentro de Mossoró funciona de segunda a sexta das 7h às 18h30, e no sábado, até as 17h. Ele fica localizado no bairro Aeroporto ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Doação
Podem ser doadoras pessoas a partir de 16 anos, porém menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Quem tem entre 18 e 69 anos deve apresentar um documento com foto.

Existem algumas regras para quem vai doar sangue. O doador tem que estar bem de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, estar bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e não ter fumado nas últimas 2h.

No local ainda será feita uma triagem para saber se a pessoa está apta ou não a doar. Cada bolsa colhe de 400ml a 450ml de sangue. A quantidade é definida na avaliação médica e depende da estatura do doador.

Os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres só podem doar até três vezes, com intervalo de 90 dias.

Estoque está em situação crítica no Hemocentro de Mossoró (Foto: Eciran Targino)
Estoque está em situação crítica no Hemocentro de Mossoró (Foto: Eciran Targino)

Fonte: G1

Caminhão carregado de cajás tomba e interdita acesso sul ao aeroporto na Grande Natal

Acidente foi na madrugada desta sexta-feira (29) na Grande Natal (Foto: Lucas Cortez/G1)
Acidente foi na madrugada desta sexta-feira (29) na Grande Natal (Foto: Lucas Cortez/G1)

Um caminhão carregado com cajás tombou na madrugada desta sexta-feira (29) na via do acesso sul ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta das 2h na via do acesso sul ao aeroporto. O motorista do caminhão informou ao G1 que tentou desviar de um buraco, mas acabou tombando. Ele também disse que pediu aos moradores das proximidades para levarem as frutas.

O condutor do veículo não se feriu. Por volta das 8h30 da manhã desta sexta, o motorista aguardava a chegada do guincho ao local.

Fonte: G1

sexta-feira, junho 29, 2018

Hospital no DF troca corpos de bebês e família enterra criança errada

Fachada do Hospital do Paranoá, no DF, onde corpos de bebês foram trocados (Foto: Lucas Nanini/G1)
Fachada do Hospital do Paranoá, no DF, onde corpos de bebês foram trocados (Foto: Lucas Nanini/G1)

Duas famílias do Distrito Federal tiveram os corpos de bebês natimortos – que morreram antes de nascer – trocados no necrotério do Hospital Regional do Paranoá nesta semana. O erro foi confirmado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Saúde. Um dos bebês chegou a ser enterrado pelos pais errados.

Uma das crianças era uma menina de 27 semanas de gestação. Segundo a Polícia Civil, a mãe, Francisca da Silva Fabrício, não sabia que estava grávida. Ela deu entrada no hospital no último dia 20, quando recebeu a confirmação de que perdeu o bebê.

O outro bebê era um menino, que morreu na 37ª semana de gestação. A mãe dele, Fabrícia da Silva Borges, só descobriu a situação quando a família foi buscar o corpo para fazer o sepultamento. Ao conferir a etiqueta, os nomes não batiam, e a criança já não estava mais no necrotério do hospital – ele foi enterrado pela família da menina na quarta-feira (27), no cemitério de Planaltina.

Processo aberto
Foi aberto um processo administrativo na Secretaria de Saúde para apurar como o hospital trocou os corpos dos bebês. A pasta disse, ainda, que solicitou à Polícia Civil a exumação do corpo da criança já enterrada. A data em que o procedimento será realizado não foi informada até a última atualização desta reportagem.

Leonardo Ramos, diretor do Hospital Regional do Paranoá (Foto: TV Globo/Reprodução)
Leonardo Ramos, diretor do Hospital Regional do Paranoá (Foto: TV Globo/Reprodução)

Em entrevista coletiva nesta quinta, o diretor do hospital, Leonardo Ramos, disse que as famílias foram avisadas "assim que o hospital soube da troca", reconheceu que "a conferência dos bebês natimortos foi falha" e pediu desculpas pelos transtornos causados às famílias.

Fonte: G1

Avião de pequeno porte cai e deixa mortos na Índia

Equipes de resgate fazem buscas entre os destroços de avião que caiu em Mumbai, na Índia, nesta quinta-feira (28)  (Foto: Rajanish Kakade/AP)
Equipes de resgate fazem buscas entre os destroços de avião que caiu em Mumbai, na Índia, nesta quinta-feira (28) (Foto: Rajanish Kakade/AP)

Um avião de pequeno porte caiu e deixou seis mortos em Mumbai, na Índia, nesta quinta-feira (28), de acordo com a Associated Press.

A aeronave caiu em uma área aberta, em um canteiro de obras de um prédio de vários andares, no distrito de Ghatkopar, uma região com apartamentos residenciais.

A agência de notícias Press Trust of India informou que entre os mortos estão dois pilotos e dois engenheiros de vôo. O policial Ashok Shirsad afirmou que duas pessoas que estavam no solo também morreram.

A aeronave, modelo Beechcraft King Air C90, tinha 12 assentos, de acordo com a Press Trust of India. Ela caiu depois de decolar em um vôo de teste da pista de pouso de Juhu, em Mumbai, que é usado por pequenos aviões.

Fonte: G1

Papa aceita renúncia de mais dois bispos chilenos

Papa Francisco, na Basílica de Roma, em imagem de arquivo (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Papa Francisco, na Basílica de Roma, em imagem de arquivo (Foto: Tony Gentile/Reuters)

O Papa Francisco aceitou a renúncia de mais dois bispos chilenos, informou o Vaticano nesta quinta-feira (28). Com o anúncio do desligamento dos responsáveis pelas dioceses de Rancagua e Talca, sobe para cinco o número de renúncias aceitas pelo pontífice, de acordo com a Reuters.

Em maio, em uma iniciativa sem precedentes, 34 bispos do Chile apresentaram sua renúncia depois de participar de uma reunião de crise com o papa convocada após suspeita de terem encoberto casos de pedofilia cometidos por religiosos em suas dioceses.

Em junho, o Papa Francisco aceitou as renúncias de D. Juan Barros, bispo de Osorno (sul do Chile), de Cristian Caro Cordero (Puerto Montt), e de Gonzalo Duarte García de Cortazar (Valparaiso).

Escândalo
D. Juan Barros está entre vários membros da hierarquia da Igreja Católica chilena que são acusados de terem ignorado ou encoberto os abusos do padre chileno Fernando Karadima nos anos 80 e 90. Karadima foi considerado culpado pelas acusações, mas não cumpriu pena porque os crimes estavam prescritos.

Fernando Karadima foi acusado de cometer abusos sexuais de crianças e jovens na paróquia El Bosque, em Santiago, a capital chilena. Ele teve grande influência na igreja local e foi responsável por formar 50 sacerdotes - cinco dos quais se tornaram bispos. Depois que o escândalo veio à tona, o religioso foi condenado a uma vida de oração e penitência pela Justiça do Vaticano em 2010.

O Papa Francisco chegou a defender Juan Barros, porém reconheceu, posteriormente, que cometeu "graves erros de avaliação" sobre o caso depois de ler um relatório de 2.300 páginas sobre os abusos. Ele convidou três vítimas a irem a Roma para pedir perdão a elas.

Fonte: G1

Estudo aponta que apenas 7,9% dos Municípios brasileiros têm alto índice de desenvolvimento


Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou que o alto desenvolvimento socioeconômico é realidade de poucas cidades do Brasil. De acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira, 28 de junho, somente 7,9% dos Municípios do país têm este nível de classificação.

O estudo identifica que, dentre os 5.471 Municípios avaliados em 2016 pela entidade, apenas 431 tiveram alto índice de desenvolvimento – 223 a menos que em 2013, ano que precedeu o ingresso do país na recessão econômica. Em contrapartida, apenas 11 cidades foram classificadas com baixo desenvolvimento. O estudo indica que a maioria dos Municípios avaliados (3.743) tinha desenvolvimento moderado em 2016. Já os demais (1.286) tiveram índice regular de desenvolvimento.

O estudo é mensurado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Para que seja feito o cálculo do IFDM, foi feito o monitoramento das áreas de emprego e renda, educação e saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos ministérios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.

País dividido 
A análise regional do IFDM mostra que permanece grande a desigualdade socioeconômica entre as regiões do país. Segundo o coordenador de estudos econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, "o Brasil continua dividido em dois: Norte e Nordeste com menor desenvolvimento, e Sul e Sudeste com maior desenvolvimento".

De acordo com o estudo, a região Norte tem 60,2% dos seus Municípios com desenvolvimento baixo ou regular. O Nordeste tem 50,1% de suas cidades nesta condição. Juntas, as duas regiões respondem por 87,2% do total de Municípios nessas classificações. O Sul se mostra como a região mais desenvolvida, com 98,8% dos Municípios classificados com desenvolvimento entre moderado e alto e nenhuma cidade classificada com baixo índice. No Sudeste, 92,9% das cidades tiveram índice entre moderado e alto e, assim como no Sul, nenhum Município teve baixo desenvolvimento.

A Firjan destacou que, desde 2014, a Região Centro-Oeste alcançou o padrão Sul-Sudeste de desenvolvimento. Em 2016 ela apresentou 92,4% dos Municípios classificados com desenvolvimento entre moderado e alto, e nenhum com índice baixo.

Norte e Nordeste
Ao analisar os 500 Municípios menos desenvolvidos de acordo com o IFDM, o estudo constatou que, em 2016, a maioria deles (96%) continua sendo das regiões Norte e Nordeste. O ranking não variou desde 2006. A Bahia é o estado com o maior percentual (34%) de Municípios entre os 500 menos desenvolvidos, seguida pelo Maranhão (20%) e Pará (13%). A Região Sudeste ficou com apenas 2,6% de Municípios nesta lista dos 500 menores, e o Centro-Oeste com 1%. Já a Região Sul não teve nenhum Município entre os piores IFDMs do país.

No ranking oposto, ou seja, dos 500 Municípios com os maiores índices de desenvolvimento, a Região Sudeste liderou a lista, com 50%, seguida da Região Sul, com 41%. O Centro-Oeste respondeu por 7% deste ranking. O Nordeste ocupou apenas oito posições (1,6%) na lista dos 500 maiores IFDMs, sendo sete Municípios do Ceará e um do Piauí. Já a Região Norte teve apenas a capital do Tocantins, Palmas, incluída nesta lista.

Fonte: G1

Novamente governo reduz orçamento da Assistência Social para manter o programa Criança Feliz


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio de sua área técnica de Assistência Social, comparou o orçamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano em relação aos dois últimos exercício anteriores, 2016 e 2017, e verificou que os valores autorizados destinados ao programa de Consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para execução das ações e dos serviços socioassistenciais de caráter continuados e apoio a gestão do Suas, sofreram um corte em mais de 42%.

A entidade alerta que a redução gerou, consequentemente, uma perda de mais de R$ 1.034.832.398 bilhões, que deveriam ser investidos na política pública de assistência social durante os últimos 3 anos. Ainda comparando o orçamento federal de 2018, 2017 e 2016, é possível identificar que o maior corte se concentra no âmbito da Proteção Social Básica, uma queda de 46%, um valor aproximado de R$ 692 milhões.

A Confederação reforça que se trata de uma ação grave, que compromete os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), existentes em 99% dos Municípios brasileiros.

Já na Proteção Social Especial de Média Complexidade, a perda de recursos chegou a 39%. Neste caso, R$ 190 milhões que deveriam ser destinados e investidos para a execução e a oferta continuada dos serviços sociaossistenciais nos últimos três anos. A maioria dos serviços desse nível de proteção social é ofertada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

No nível de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, onde serviços como abrigos, casa lar são oferecidos, o governo deixou de investir em mais de 32%, algo próximo de R$ 90 milhões. Em outro setor fundamental para a consolidação da Assistência Social, a gestão, o corte ultrapassou os 43%, ou seja, R$ 61 milhões a menos para o Índice de Gestão Descentralizada do Suas (IGD-Suas), recurso utilizado pelos gestores para equipar os equipamentos públicos do Suas, como os Cras, Creas, entre outros.

28062018 imagem 1

De acordo com a tabela acima é possível identificar que o governo federal reduziu em mais de R$ 1 bilhão os recursos destinados a cofinanciar os serviços continuados do Suas nos 5.570 Municípios brasileiros.

28062018 imagem 2

Observando e seguindo a perspectiva do acompanhamento e da avaliação da política entre o ano de 2016 a 2018, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) criou o Programa Primeira Infância no Suas, o Criança Feliz, que tem previsão orçamentária autorizada de R$239 milhões para 2017 e R$526 milhões para o exercício de 2018.

A Confederação acredita que há a possibilidade do valor do corte do orçamento para os serviços que garantem a proteção social brasileira, que chegou a R$ 1 bilhão, ter sido utilizado/remanejado para custear a implantação e implementação do novo programa federal.

Observando-se a LOA deste ano, é possível identificar o valor autorizado de R$ 526 milhões para o novo programa, o Primeira infância no Suas, chega perto do valor que foi cortado/retirado dos serviços continuados que são executados pelos Municípios e que já se encontram com dificuldades para mantê-los. Além disso, destaca-se que os Entes locais perdem financeiramente com a falta de reajustes anuais dos pisos de cofinanciamento, mostrando a falta de comprometimento do governo federal com a manutenção dos serviços e das ações do Suas.

A CNM alerta que está em curso uma soma de esforços entre os gestores municipais para manter a oferta dos serviços socioassistenciais e, assim, garantir o atendimento das questões sociais trazidas pela população. Todavia, é necessário que União e Estados apoiem os Municípios na gestão e na oferta dos serviços e dos programas da Política de Assistência Social.

Fonte: CNM

Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 disponibiliza R$ 31 bilhões em crédito rural


O Plano Safra da Agricultura Familiar (2018-2019) foi anunciado pelo governo federal na última segunda-feira, 26 de junho. O valor disponibilizado para o biênio será de R$ 31 bilhões em crédito rural para os trabalhadores rurais. O plano atende a aproximadamente 40 milhões de agricultores familiares, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

O limite de renda bruta anual para acessar o crédito do Pronaf teve aumento. A partir de 1º de julho deste ano, o limite de enquadramento passa de R$ 360 mil para R$ 415 mil. Para os agricultores de baixa renda, o valor mudou de R$ 20 mil para R$ 23 mil. Com relação à taxa de juros de custeio, o governo federal reduziu o teto de 5,5% para 4,6% ao ano. Na safra 2017/2018, eles variavam entre 0,5%, 2,5% e 5,5% ao ano.        

Também foi anunciado pelo governo federal um pacote de ações para fortalecer a agricultura familiar, como a 1ª Chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural para Jovens Rurais. Acordos de cooperação técnica também estão na lista do plano. Confira abaixo as principais ações que estão no Plano Safra da Agricultura Familiar:

Uso de no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compra de alimentos da agricultura familiar;
R$ 31 bilhões em crédito rural subsidiado;
Acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para que estabelecimentos tenham gôndolas e áreas separadas para alimentos do setor;
Acordo com o Ministério do Turismo para incentivo do turismo rural por meio de qualificação e assistência técnica;
Promoção de desenvolvimento rural sustentável, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, para incluir povos tradicionais;
Inclusão e incentivo de produtos de pescadores artesanais e aquicultores no programa de alimentação escolar;
Redução dos juros;
Aumento do limite de renda para ter acesso a crédito;
Financiamento para motocicletas no âmbito da agricultura familiar;
Assistência técnica para garantir a sucessão rural.

Com informações da Contag, da CNA e da Presidência da República