Páginas

terça-feira, outubro 03, 2017

Diego é cortado da seleção brasileira e Tite não convocará substituto

Diego disputa lance em jogo do Flamengo na Copa LibertadoresO meia Diego, do Flamengo, foi cortado da seleção brasileira em razão de contusão, nesta terça-feira, e ninguém será chamado para seu lugar para os dois últimos jogos nas eliminatórias, contra Bolívia e Chile.

Essa foi a terceira baixa na lista original do técnico Tite, que já tinha perdido os laterais Marcelo e Filipe Luís, também lesionados. Diego atuou na segunda-feira pelo Campeonato Brasileiro e acusou uma lesão muscular.

"Realizamos exame de imagem e confirmamos uma pequena lesão muscular que o impede de participar do período de convocação", disse o médico do Brasil Rodrigo Lasmar, segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Reserva na seleção, Diego não cederá a vaga a nenhum outro convocado. O grupo passa a contar, agora, com 23 jogadores.

Para o confronto de quinta-feira, em La Paz, o volante Casemiro, do Real Madrid, foi o escolhido por Tite para ser o capitão, dando sequência ao rodízio que o treinador promove entre capitães da equipe.

A seleção brasileira lidera as eliminatórias com 37 pontos conquistados e já está classificada para a Copa do Mundo.

Fonte: MSN

Solteiro, Neymar comenta rotina sem namorada na Europa: 'Difícil ficar sozinho'

Slide 1 de 8: Neymar comenta sua vida de solteiro em Paris, na França, para onde mudou após contratação do Paris Saint-Germain
Neymar está tentando se adaptar à vida de solteiro. Desde o fim do namoro com Bruna Marquezine, em junho deste ano, o atacante do Paris Saint-Germain tem se distraído em festas na companhia de amigos e também tem sido apontado como possível affair de cantora e modelos internacionais, mas essa rotina não parece agradá-lo. Em entrevista ao stylist e youtuber Matheus Mazzafera após o desfile da grife Balmain - em que compareceu com look semelhante ao da ex-namorada - ele declarou sobre o atual status de relacionamento: "É difícil ficar sozinho, né? Mas a gente se acostuma". O jogador de futebol ainda garantiu ter ido ao evento na Paris Fashion Week, na França, com interesse somente no desfile: "Vim ver as roupas, prestigiar o desfile. Agora eu virei chique, olha aí a qualidade do meu look".

Neymar e Demi Lovato ganham 'shipper' de fãs: 'NeyVato'
Uma das famosas que tem sido apontada como possível affair de Neymar é a cantora Demi Lovato. Depois de trocarem mensagens nas redes sociais, a artista prestigiou uma partida de futebol quando ele ainda defendia a camisa do Barcelona e, após o encontro no jogo, foram ao show de Kendrick Lamar juntos. Recentemente, a americana postou uma foto com a legenda "Tell Me You Love Me", nome de uma de suas canções, e ganhou like e um comentário de Neymar - dois emojis, um dando língua e outro pensativo. Os fãs brasileiros, claro, já estão fazendo torcida para o possível casal e já até formaram o shipper - junção de nomes - dos dois. "Vou shippar. Vou chamar de 'NeyVato'", escreveu um seguidor no Twitter. "Eu shippo o casal 'Neymi'", disse um segundo.

Jogador é apontado como affair de modelos
Além de Demi Lovato, modelos internacionais também são indicadas como possíveis pares do craque da seleção. A brasileira Daniela Braga, uma das angels da grife Victoria's Secret, foi convidada por Neymar para comparecer ao jogo do PSG contra o Bordeux. Durante comemoração de seu gol na partida vencida pelo clube francês por 5 a 2, ele fez um coração com as mãos e, em seu Instagram, escreveu: "Aquele polêmico coraçãozinho". A modelo portuguesa Sara Sampaio também foi apontada como uma das musas a conquistar o coração de Neymar, mas ela fez questão de negar o romance por meio de seu Twitter. "Um garoto e uma garota podem ser apenas amigos", escreveu a modelo da Victoria's Secret.

Fonte: MSN

Reitor da UFSC encontrado morto tinha bilhete no bolso, diz polícia

Encontrado morto em um shopping no centro de Florianópolis, o reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, carregava no bolso apenas sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um bilhete, segundo a assessoria da Polícia Civil. "Eu decretei a minha morte no dia da minha prisão pela Polícia Federal", escreveu no papel, segundo a polícia.

O reitor foi preso em 14 de setembro na Operação Ouvidos Moucos, acusado de tentar obstruir investigações internas na universidade sobre irregularidades na aplicação de recursos para o Ensino a Distância (EaD). Por volta das 10h30 desta segunda-feira, o corpo de Cancellier foi encontrado no vão central do Beiramar Shopping. A principal suspeita é de que ele tenha se jogado das escadas do sétimo andar e caído no pátio central do prédio.

"Ele estava usando uma camiseta da UFSC debaixo da jaqueta e o bilhete no bolso", descreve o diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Santa Catarina, Rodinei Tenorio.

Morte
A notícia da morte pegou de surpresa membros da administração da universidade, professores e alunos. Uma paralisação no câmpus central foi decretada às 11 horas, e os funcionários de todos os centros de ensino e secretarias da universidade foram dispensados das atividades. A universidade decretou luto oficial de três dias, período em que a universidade ficará sem aulas.

O anúncio oficial da morte foi feito pela vice-reitora, Alacoque Erdmann, em um auditório lotado por cerca de 200 pessoas na sede da reitoria. Durante a tarde desta segunda-feira, estudantes, professores e técnicos administrativos permaneciam no hall do prédio à espera de informações sobre as homenagens.

Às 17 horas, o corpo chegou ao hall da reitoria para o velório. "Inclusive adversários políticos do Cancelier estavam presentes", contou o servidor técnico-administrativo e estudante do curso de Serviço Social Hélio Rodak.

Depressão
Segundo pessoas próximas a Cancellier, o reitor afastado iniciou um tratamento psicológico logo após deixar a penitenciária, no dia seguinte à sua prisão, para tratar sintomas de depressão. A Justiça Federal havia decidido permitir, no sábado, 30, que o reitor voltasse a frequentar o Centro de Ciências Jurídicas das 15 horas às 18 horas para acompanhar orientandos em bancas de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Por causa da decisão favorável, amigos avaliavam que ele poderia melhorar no tratamento.

"Ninguém esperava, até porque o relato que se tinha era que, pouco a pouco, o Cancellier estava se recuperando", diz Rodak. "Ele tinha uma relação que estabeleceu com os estudantes que era muito próxima e se reunia com membros de centros acadêmicos, empresas juniores e (associações) atléticas."

Cencellier foi o primeiro reitor a ser preso na história da universidade. Entidades estudantis, centros de ensino e a associação de professores divulgaram notas de pesar sobre a morte.

"Em momentos de luto é preciso deixar de lado divergências políticas e eventuais desafetos, em respeito àqueles que ficam e a quem parte. Não é momento para discussões que não tragam conforto à quem precisa de paz neste momento", disse a nota do Centro Acadêmico XI de Fevereiro, composto por alunos do curso de Direito, no qual Cancellier era professor.

Fonte: MSN

Após bala perdida, apresentador já respira sem aparelhos

Familiares estão otimistas com o quadro clínicoAlexandre Farias apresentou uma melhora clínica que deixou sua família animada. Internado desde o dia 16 de setembro, quando foi vítima de uma bala perdida em Caruaru, Pernambuco, o jornalista abriu os olhos e já respira sem a ajuda de aparelhos.

Irmão do apresentador da TV Asa Branca, afiliada da Globo, José Santos Júnior revelou que o paciente também já mexeu os braços e interage por meio de sinais. "Graças a Deus, são boas notícias que nos deixaram muito felizes", disse ao "Uol".

O âncora foi atingido com um tiro na cabeça, enquanto estava a caminho de casa. Ele tinha acabado de apresentar o "ABTV - 2ª edição" e acabou em meio a uma troca de tiros entre policiais e suspeitos de terem roubado um carro.

Farias precisou ser operado às pressas e a bala ainda não foi retirada por escolha dos médicos. O procedimento durou quatro horas e o profissional teve perda de parte da massa encefálica.

Fonte: MSN

Cármen Lúcia nega pedido de Aécio e mantém ação sobre afastamento do mandato com Fachin

O senador Aécio Neves, do PSDB, em imagem do dia 15 de agosto de 2017 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou um pedido da defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para tirar do ministro Edson Fachin uma ação na qual ele pede para retornar ao mandato.
Nesta segunda (2), advogados do senador apresentaram ao STF uma ação para suspender seu afastamento parlamentar, determinado na semana passada pela Primeira Turma da Corte.
O mandado de segurança foi encaminhado por sorteio para o ministro Edson Fachin, mas a defesa pediu a redistribuição, alegando que o ministro já havia despachado sobre o caso em maio, quando determinou, pela primeira vez, o afastamento de Aécio.
Ainda na noite desta segunda, Fachin encaminhou o pedido da defesa para decisão de Cármen Lúcia. Em despacho na manhã desta terça, ela negou a redistribuição do processo.
“Deixo de acolher a manifestação da defesa e determino a manutenção deste mandado de segurança com o ministro Edson Fachin”, despachou a ministra. Ela também manteve com Fachin um pedido do PSDB, semelhante ao de Aécio, para suspender o afastamento dele do Senado.
Cármen Lúcia ressaltou que o caso foi encaminhado por sorteio para Fachin e que o atual afastamento de Aécio foi determinado pela Primeira Turma da Corte, na qual o ministro não atua.
“A se adotar a tese defensiva de afastamento do ministro Edson Fachin, chegaríamos ao absurdo de não poder ser julgada a impetração pelo Plenário deste Supremo Tribunal, pois os cinco ministros da 1ª Turma estariam impedidos e mais um da 2ª Turma, inviabilizando o quórum mínimo de seis ministros”, escreveu a presidente do STF.
Ainda nesta terça, o Senado poderá reverter o afastamento de Aécio numa votação em plenário. A Casa entende que a tem a palavra final sobre afastamento de seus membros, contrariando entendimento até o momento aplicado pelo Supremo.
A Corte, por sua vez, deverá analisar o procedimento a ser adotado em suspensões de mandato parlamentar só no próximo dia 11, numa ação também sob relatoria do ministro Edson Fachin.

Em nota, a defesa de Aécio afirmou que respeita a decisão de Cármen Lúcia e que não pretendeu excluir Fachin da decisão, e sim, queria garantir que o relator do caso fosse um ministro "que não tivesse praticado ato questionado anteriormente".
Leia a íntegra da nota da defesa de Aécio Neves:
Informação à imprensa
A defesa do senador Aécio Neves esclarece que jamais pretendeu impedir a participação do ministro Edson Fachin, ou dos ministros membros da 1ª Turma, no julgamento colegiado do mandado de segurança ontem impetrado junto ao STF.
Buscou-se apenas garantir que o relator do caso fosse um ministro que não tivesse praticado ato questionado anteriormente, seja monocraticamente ou em colegiado.
Por meio do mandado de segurança, a defesa pediu a redistribuição a um dos demais ministros da 2ª Turma do STF, tendo como fundamento a previsão expressa do art. 67, 8º do Regimento Interno do Tribunal, que determina que sejam excluídos da distribuição ministros autores de ato questionado.
Assim, entendemos que pelas mesmas razões que os ministros componentes da 1ª Turma, também o ministro Edson Fachin estaria impedido por ter sido autor da decisão originária reestabelecida pela maioria da 1ª Turma.
Não obstante ser esse o nosso convencimento, a defesa do senador Aécio Neves reitera seu absoluto respeito à decisão tomada pela presidência do STF.
Defesa do senador Aécio Neves

Fonte: G1

Mãe é baleada durante velório do filho no sudoeste da Bahia

Uma mulher de 43 anos foi baleada enquanto velava o filho dentro de casa, na cidade de Planalto, que fica no sudoeste da Bahia, na madrugada desta terça-feira (3).
Segundo a polícia, Valquíria Alves dos Santos estava sentada no sofá, quando dois homens invadiram a residência e atiraram várias vezes contra ela. A dupla fugiu logo em seguida.
A vítima foi levada para o hospital da cidade e depois conduzida ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Ela está internada na emergência do hospital, que avalia necessidade de cirurgia. O estado de saúde dela não foi detalhado.
O filho de Valquíria, Vitor Marques dos Santos, tinha 21 anos e foi morto a tiros na segunda-feira (2). A polícia não soube informar se mãe e filho tinham envolvimento com crimes na região.

Fonte: G1

MP acha remédios vencidos desde 2013 em farmácia de alto custo do DF durante blitz

Grupo espera atendimento na farmácia de alto custo da Asa Sul (Foto: Caio Renan Cerqueira/TV Globo)O Ministério Público do Distrito Federal realiza uma inspeção nesta terça-feira (3) na farmácia de alto custo da estação do Metrô da 102 Sul, após denúncias de mau atendimento e falta de remédio. Desde 8h, promotores fiscalizam o estoque. Em poucas horas, a operação "Custo Alto" já verificou que havia medicamentos vencidos desde 2013.
O MP também percebeu que eram oferecidas informações desencontradas. A uma mulher, por exemplo, foi dito que não havia um determinado remédio para tratamento de um tumor na hipófise da filha dela, sendo que foram encontradas seis caixas no estoque. Ela precisava de 22.
O G1 aguarda retorno da Secretaria de Saúde. A ação faz parte das investigações em meio a um inquérito civil público aberto para apurar irregularidades no serviço. A vistoria é realizada pela 4ª Promotoria de Defesa da Saúde.
As denúncias partiram de pacientes que relataram levar horas para serem atendidos. Também alegam receber atendimento "humilhante" pelos servidores.

Ministério Público do Distrito Federal realiza uma inspeção nesta terça-feira (3) na farmácia de alto custo da estação do Metrô da 102 Sul, após denúncias de mau atendimento e falta de remédio. Desde 8h, promotores fiscalizam o estoque. Em poucas horas, a operação "Custo Alto" já verificou que havia medicamentos vencidos desde 2013.
O MP também percebeu que eram oferecidas informações desencontradas. A uma mulher, por exemplo, foi dito que não havia um determinado remédio para tratamento de um tumor na hipófise da filha dela, sendo que foram encontradas seis caixas no estoque. Ela precisava de 22.
O G1 aguarda retorno da Secretaria de Saúde. A ação faz parte das investigações em meio a um inquérito civil público aberto para apurar irregularidades no serviço. A vistoria é realizada pela 4ª Promotoria de Defesa da Saúde.
As denúncias partiram de pacientes que relataram levar horas para serem atendidos. Também alegam receber atendimento "humilhante" pelos servidores.

Fachada da farmácia de alto custo da Asa Sul (Foto: Caio Renan Cerqueira/TV Globo)
Fachada da farmácia de alto custo da Asa Sul (Foto: Caio Renan Cerqueira/TV Globo)

A farmácia
Além da unidade na estação da 102 Sul, há também uma em Ceilândia (na EQNM 18/20, na Praça do Cidadão).
O atendimento inicial para cadastramento de usuário é feito, exclusivamente, por meio de agendamento pelo Disque Saúde 160, opção 3 para usuários residentes no DF e 0800 644 0160 para usuários não residentes no DF.

Para retirar o medicamento nas unidades é preciso apresentar documento de identificação com foto e receita original. Para medicamentos termossensíveis, é preciso levar um recipiente térmico com gelo.
A renovação do cadastro deve ser feita a cada três meses. O paciente poderá designar representantes para realizar a renovação e retirar o medicamento. É necessário apresentar declaração autorizadora anexada às cópias dos documentos pessoais da pessoa designada.

Remédios estocados em Farmácias de alto custo do Distrito Federal, em imagem de arquivo (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)
Remédios estocados em Farmácias de alto custo do Distrito Federal, em imagem de arquivo (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

Fonte: G1

Grêmio confirma contratação de meia Cícero até o fim do ano

Cícero já estava em Porto Alegre (Foto: Eduardo Deconto)O Grêmio confirmou no início da tarde desta terça-feira, no seu site oficial, a contratação do meia Cícero até o fim desta temporada. O novo reforço gremista rescindiu com o São Paulo na semana passada e já tinha tudo acertado com o clube gaúcho. Faltava apenas o anúncio. O vínculo tem possibilidade de ser ampliado até o fim de 2018.
Cícero só pode atuar pelo Grêmio na Libertadores – Renato já confirmou que ele será inscrito na competição –, já que as inscrições de novos jogadores para o Brasileirão estão fechadas. Ele também já havia feito 10 jogos com a camisa do São Paulo na competição. O Tricolor tem até 48 horas antes da semifinal contra o Barcelona-EQU para realizar três trocas na lista de inscritos. O jogo de ida contra os equatorianos está marcado para o dia 25 de outubro.
A direção do Grêmio acredita na capacidade de Renato Portaluppi em recuperar jogadores. Foi assim como Léo Moura e Bruno Cortez, por exemplo. Aliás, o treinador conhece bem o provável novo reforço: foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e vice-campeão da Libertadores de 2008 com Cícero na equipe titular do Fluminense.
O jogador estava sem atuar desde 24 de julho, no empate em 1 a 1 entre São Paulo e Grêmio, pela 16ª rodada do Brasileirão. Como o Tricolor enfrenta o Barcelona-EQU em 25 de outubro, o atleta terá período para realizar um tipo de intertemporada no clube gaúcho.
Meia, Cícero pode ser utilizado por Renato na função exercida por Luan, atualmente em recuperação de lesão, ocupada por Patrick na vitória sobre o Fluminense, no último domingo. Também tem a possibilidade de ser escalado mais recuado, como volante. O treinador, inclusive, já o usou como centroavante em sua passagem pelo Fluminense.
No currículo, conta com títulos como a Copa do Brasil (2007), pelo Fluminense, e a Copa Sul-Americana (2012), pelo São Paulo. Em 2014, foi o artilheiro e ainda foi eleito o melhor jogador do Campeonato Paulista, na campanha vice-campeã do Santos.

Fonte: Globo Esporte

Grávidas deveriam fazer testes do vírus da zika várias vezes durante a gestação, diz pesquisa

Uma pesquisa desenvolvida pela Famerp, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), apontou a importância de se fazer mais de uma vez o teste do vírus da zika em grávidas durante a gestação.
O estudo sugere que o resultado negativo obtido em um único exame pode não ser suficiente para tranquilizar familiares e médicos.
“Fizemos um estudo mostrando que o vírus na urina da gestante é de longo prazo e de forma intermitente. O que tem um lado ruim, porque às vezes mostra que é uma doença crônica”, afirma Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade e coordenador da pesquisa, em entrevista ao G1 nesta terça-feira (3).
O trabalho, apoiado pela Fapesp, começou no ano passado, quando surgiram os primeiros casos de vírus da zika em Rio Preto. A pesquisa incluiu 13 mulheres em diferentes estágios da gestação, atendidas no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. O estudo será publicado em novembro na revista Emerging Infectious Diseases.
De acordo com o professor, em cinco gestantes o resultado voltou a dar positivo para a presença do vírus mesmo após a carga ter zerado em exames anteriores. Em todos os casos, o causador da doença desapareceu do organismo logo após o parto.
“O que a pesquisa sugere é que um exame pode não ser suficiente, então seria importante repetir mais vezes. Agora a periodicidade dos exames não podemos dar com exatidão porque precisaríamos de um número maior de gestantes na pesquisa”, afirma.
Nogueira aponta que o ideal seria repetir o exame pelo menos mais duas vezes nas gestantes, mesmo nos casos em que o resultado do teste molecular dá negativo. “Costumamos fazer esse tipo de exame com amostras de urina por ser mais fácil de obter e também porque no sangue a carga viral é ainda mais baixa e desaparece mais rapidamente”, diz.
Os casos
Três das mulheres acompanhadas no estudo tiveram bebês com complicações provavelmente causadas pelo zika – dois apresentaram alterações nos testes de audição e um nasceu com um cisto no cérebro. Alguns dos bebês não apresentaram a microcefalia.

Não foi possível estabelecer uma correlação entre o número de vezes que o vírus foi detectado na mãe e a ocorrência de desfechos adversos. “Para isso serão necessários novos estudos com um número maior de participantes”, conclui Nogueira.

Pesquisa é feita na Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Pesquisa é feita na Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Maurício Lacerda Nogueira, coordenador da pesquisa (Foto: Reprodução/TV TEM)
Maurício Lacerda Nogueira, coordenador da pesquisa (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Arquibancada fora de arena da Copa ganha forma, e imagens chamam a atenção

Arquibancada fora de arena da Copa ganha forma, e imagens chamam a atenção
Com projetos ousados, a organização da Copa do Mundo da Rússia promete impressionar com os estádios que abrigarão o Mundial do próximo ano. Mas a Ekaterinburg Arena começou a chamar a atenção do público meses antes do torneio. Em reta final da reforma, o antigo Estádio Central de Iecaterimburgo viu surgir setores de arquibancadas que ficam totalmente fora da cobertura do restante dos lugares - em uma imagem inusitada para muitos fãs.
A existência dos dois setores "externos" já era prevista nos projetos de reforma do estádio, construído em 1957 e totalmente reformado para a Copa do Mundo. As arquibancadas, que ficam atrás dos gols, visam atender à capacidade de público mínima exigida pela Fifa para o Mundial. Entretanto, a particularidade da construção - com estrutura tubular e exposta à ação da chuva e do sol - chamou a atenção dos torcedores quando a Fifa divulgou novas imagens da reforma.
Antes do início das reformas, o Estádio Central tinha capacidade para 27 mil pessoas - abaixo do que a Fifa pede para abrigar até mesmo partidas da fase de grupos do Mundial. As obras - que preservarão a fachada clássica do local - farão com que o estádio passe a contar com cerca de 35 mil lugares, contadas as arquibancadas externas. A previsão é que tudo esteja pronto até o fim deste ano.

Arena na cidade de Iecaterimburgo está sendo reformada para a Copa (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Arena na cidade de Iecaterimburgo está sendo reformada para a Copa (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Arquibancadas Arquibancadas "externas" elevarão capacidade do estádio para 35 mil pessoas (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Previsão é que obras cheguem ao fim em dezembro (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Previsão é que obras cheguem ao fim em dezembro (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Lugares que ficam fora da cobertura estão localizados atrás dos gols (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Lugares que ficam fora da cobertura estão localizados atrás dos gols (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Estádio receberá quatro jogos da fase de grupos do Mundial (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Estádio receberá quatro jogos da fase de grupos do Mundial (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Antigo Estádio Central é casa do FC Ural (Foto: Divulgação/Fifa.com)
Antigo Estádio Central é casa do FC Ural (Foto: Divulgação/Fifa.com)

Fonte: Globo Esporte

Renúncia de diretor financeiro da Oi colabora para intervenção, diz presidente da Anatel

Juarez Quadros (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
O presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou nesta terça-feira (3) que a renúncia na véspera do vice-presidente financeiro da Oi é preocupante e agrava a situação da operadora na autarquia, que avalia hipótese de cassar as concessões e autorizações para prestação de serviços da empresa.
"Preocupa porque o diretor financeiro também tem responsabilidade fiduciária. É um agravante e sendo um agravante colabora para intervenção", afirmou Quadros a jornalistas durante evento de telecomunicações em São Paulo.
A Oi anunciou na segunda-feira a renúncia de Ricardo Malavazi Martins aos cargos de diretor de finanças e de relações com investidores.
Créditos ficam na RJ
A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, negou nesta terça-feira um recurso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que pretendia ser excluída do processo de recuperação judicial da operadora Oi.
Laurita Vaz nem sequer conheceu o pedido de suspensão de uma decisão anterior, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que incluiu cerca de 10 bilhões de reais devidos pela Oi à Anatel.
Detalhes da decisão ainda não foram disponibilizados pela assessoria de imprensa do STJ.
Mais prazo para assembleia
Na semana passada, a Justiça concedeu à Oi mais prazo para realizar a assembleia de credores para tentar prosseguir com o processo de recuperação judicial. A reunião, que inicialmente estava marcada para 9 de outubro, foi a adiada para o dia 23. Já a segunda convocação acontecerá em 27 de novembro.
A expectativa era de que a empresa apresentasse seu novo plano de recuperação judicial ainda na semana passada, data que também foi prorrogada.
"Alguns pontos ainda estão indefinidos e há grande esforço para buscar uma conciliação, entre esses pontos está a questão dos créditos da Anatel", afirmou a Oi em nota.
Entenda o impasse
Com dívidas de R$ 65 bilhões, a Oi pediu recuperação judicial em junho do ano passado e até o momento não conseguiu aprovar um plano de reestruturação.

Em setembro do ano passado, a empresa entregou um plano à Justiça, mas ele desagradou os credores. A visão deles era que a empresa exigia um desconto muito alto na dívida e evitava a diluição dos acionistas da empresa.
Desde então, credores e acionistas estão em um impasse. Diversas propostas alternativas foram avaliadas nesse período, sem sucesso.
Recentemente, o presidente da Oi vinha defendendo como solução um aumento de capital de R$ 8 bilhões para a empresa, com aporte financeiro dos acionistas. Ele afirmou, no entanto, que a proposta ainda estava em negociação e que a versão final só estaria pronta "na noite do último dia".
As ameaças de intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na Oi aceleraram as negociações entre acionistas e credores, disse Schroeder em evento na semana passada.
Sem perspectivas de acordo entre credores e acionistas, a agência reguladora poderá retomar a concessão da empresa.
No fim de agosto, a Anatel deu os primeiros passos nesse sentido. Um dos conselheiros da agência propôs ao conselho diretor da Anatel a abertura de um "processo de caducidade das concessões e de cassação das autorizações do Grupo Oi".
Como o sistema de telecomunicações é uma concessão, a agência pode cassar a autorização da empresa para atuar no setor.
Tanto o presidente da Oi quando o ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, já disseram publicamente que a possibilidade de a Anatel intervir na companhia cresce a cada dia.

Fonte: G1

Pais deixaram menino em presídio porque estavam cansados, diz Conselho Tutelar

Menino de 12 anos foi encontrado debaixo da cama de um detento (Foto: Divulgação / Sinpoljuspi)
Menino de 12 anos foi encontrado debaixo da cama de um detento (Foto: Divulgação / Sinpoljuspi)

Os pais do garoto de 12 anos encontrado debaixo da cama de um detento no Piauí relataram ao Conselho Tutelar que deixaram o filho no presídio porque estavam muito cansados e o menino não queria voltar para casa caminhando, segundo a conselheira Nazaré Castelo Branco. O caso aconteceu durante visita na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km ao norte de Teresina, no último sábado (30).
De acordo com a conselheira, os pais relataram que foram visitar o preso, que é amigo da família e a mãe iria pegar o menino no dia seguinte. “Eles são de situação vulnerável e foram a pé visitar esse amigo. Relataram que é uma caminhada muito longa e todos estavam cansados, não iam ter como levá-lo, teriam que ir a pé. O adolescente disse que ele mesmo pediu para ficar”, informou a conselheira.

Caso aconteceu na Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, em Altos do Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Caso aconteceu na Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, em Altos do Piauí (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

A profissional informou ainda que incialmente o menino nega que tenha sofrido abuso por parte do detento, que cumpre pena por estupro, segundo a Secretaria de Justiça (Sejus). “A fala do adolescente prevalece e em depoimento ele relata que não aconteceu coisa nenhuma, que estava lá assistindo filme. A mãe do menino ia levar ele para casa no dia seguinte quando voltasse ao presídio para lavar as roupas desse preso”, disse Nazaré Castelo Branco.

Delegado não descarta estupro de vulnerável
O delegado Jarbas Lima investiga o caso e disse que nem os pais nem o garoto falaram à polícia ainda, apenas ao Conselho Tutelar. Agora, ele tenta localizar a família para colher os depoimentos.
Jarbas destacou que mesmo com o exame negativo de conjunção carnal, não está descartada a hipótese de estupro de vulnerável, porque outro tipo de abuso sexual, além do coito anal, pode ter acontecido. Por isso, os esforços estão concentrados em ouvir a criança, cujo depoimento é a única forma de comprovar o crime.
"Há vários outros tipos de abuso que podem ter acontecido e vamos apurar se até mesmo os pais participaram de alguma transação para favorecer isso, algum aliciamento. Os pais inicialmente podem responder por abandono de incapaz e pelo artigo 232 do código penal, que é submeter criança ou adolescente a situação de constrangimento, mas somente depois de investigarmos é que vamos saber como tudo aconteceu de fato", disse.
Sejus também investiga o caso
O caso é investigado pela Sejus e o secretário Daniel Oliveira disse que solicitou um relatório sobre o episódio. “Determinamos para que fosse apurado e as investigações também estão correndo no âmbito da Polícia Civil. Além disso solicitei um relatório para o gerente da unidade prisional”, declarou o secretário de justiça em entrevista à Rádio Clube nesta terça-feira (3).
O menino foi achado depois que agentes penitenciários notaram uma movimentação suspeita em um dos prédios da undiade prisional. Após vistoria, o garoto foi retirado da cela.

Fonte: G1

Tamanho e localização do tumor são trunfos de Roger para a recuperação

Botafogo lançou hashtag #forçaRoger para apoiar o atacante (Foto: Reprodução/Twitter)
O baque no Botafogo com o drama de Roger ainda é grande, mas nos últimos dias clube e atacante têm recebido notícias otimistas. O tumor no rim direito do camisa 9 alvinegro foi descoberto em fase inicial e tem cerca de 3 cm, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento. A informação foi divulgada pelo blog do Jorge Nicola, do "Yahoo!", e confirmada pelo GloboEsporte.com.
Além disso, outro fator favorável do caso é a localização do tumor: em uma das extremidades do rim, o que facilita a cirurgia e a possibilidade de retirar um pedaço sem comprometer o funcionamento do órgão. É possível para um ser humano viver com um único rim, mas para um atleta de alto nível é considerado improvável. Por isso, há esperança na recuperação e na continuação da carreira do atacante de 32 anos.
Roger contou ainda com a ajuda da sorte em seu drama: o tumor foi descoberto por acaso, ao sentir dores lombares. Ao realizar exames, encontrou o motivo: uma pedra no rim esquerdo. Mas ao examinar também o direito, por via das dúvidas, descobriu o cisto. O atacante espera voltar já na pré-temporada de 2018, mas o prazo de recuperação só será conhecido após a cirurgia.
- O foco fundamental do Botafogo é com a saúde do Roger. Nosso departamento médico está dando total cobertura e acompanhamento. Hoje estamos 100% do tempo voltados para um diagnóstico preciso. Algumas coisas têm sido ditas. Temos muitas esperanças de que a massa encontrada seja benigna, possa ser tratada com as melhores perspectivas possíveis, e ele possa estar tranquilo para trabalhar ano que vem - declarou o presidente Carlos Eduardo Pereira.
- Nosso foco é apoiar a família, o jogador e chegarmos juntos à solução desse problema. O que virá depois certamente será muito melhor do que estamos enfrentando hoje - disse CEP.
O Botafogo fez homenagens ao atacante no último domingo, no jogo contra o Vitória no Nilton Santos, e lançou uma hashtag de força ao seu camisa 9, que foi compartilhada por vários clubes do Brasil. Roger esteve sábado na concentração do elenco e demonstrou otimismo ao grupo. À Botafogo TV, agradeceu pela corrente de apoio.
- Gravei esse vídeo para agradecer. A palavra que tenho para dizer para todo o Brasil, para todos os amigos e para todo mundo: Muito obrigado! Deus abençõe vocês. É um momento muito complicado da minha vida, mas tenho certeza que vou superar com as forças de Deus.
- Quero agradecer cada mensagem, foto postada, manifestação de carinho e cada ligação. Deus abençoe. Logo logo estou de volta, se Deus quiser. Vou batalhar, vou vencer essa doença. Se Deus quiser, em janeiro nós estaremos na pré-temporada para fazer um grande ano novamente. Deus abençoe. Fica aqui meu abraço e minha gratidão. Beijão.
Contratado em dezembro, Roger é o principal goleador do Botafogo no ano. Em 49 jogos, marcou 17 gols. O centroavante ganhou projeção por se destacar nos clássicos estaduais. Foram oito gols contra os três principais rivais do alvinegro no Rio de Janeiro. Ele tem contrato com o Alvinegro só até 31 de dezembro, mas já negocia uma renovação.

Fonte: Globo Esporte

Sérgio Sá morre em Fortaleza após infarto

Sérgio Sá (Foto: Reprodução/Facebook)O compositor Sérgio Sá morreu na madrugada desta terça-feira (3), em Fortaleza. O filho do artista publicou a mensagem no Facebook relatando que o pai sofreu um infarto.
"É com imensa tristeza que comunico o falecimento de meu pai Sérgio Sá durante esta madrugada. Sérgio que estava na casa de uma prima em Fortaleza, foi vítima de um rápido processo de infarto por volta das 2h30 e não resistiu e nos deixou com a eterna saudade. Meu pai sempre foi homem íntegro, sempre buscou grande excelência, produtor e compositor que deixou fortes marcas em nossa música e em minha vida, agora tornou-se a forte memória de alguém que nunca deixou de acreditar na força e sutileza do amor".
Sérgio Sá tinha 64 anos e nasceu com catarata congênita. O artista tinha 48 anos de carreira e compôs mais de 350 canções, incluindo sucessos de Roberto Carlos, Simone Tim Maia, Fábio Junior, Chitãozinho e Xororó, entre outros. Na década de 1970, adotou o nome de Paul Bryan e lançou diversas baladas românticas.
No início de 2017, o músico lançou o disco “Sérgio S/A”, após pedir financiamento coletivo em um site. O CD tem participações de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Jorge Vercillo, Zeca Baleiro, entre outros nomes.

Sérgio Sá morre aos 64 anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Sérgio Sá morre aos 64 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Sérgio Sá (Foto: Reprodução/Facebook)
Sérgio Sá (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1

Jair Bolsonaro é condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais a comunidades quilombolas e população negra

Jair Bolsonaro durante seu discurso na Câmara (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)O deputado federal Jair Bolsonaro foi condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais coletivos a comunidades quilombolas e à população negra em geral, a ser revertido em favor do Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos.
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro entrou com um processo contra Jair Bolsonaro, em abril deste ano, depois que o deputado realizou uma palestra no Clube Hebraica, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, e lá ofendeu e depreciou a população negra e indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas. O deputado pode recorrer da sentença. A assessoria do deputado disse ao G1, na tarde desta terça-feira (3), que Bolsonaro não vai se pronunciar sobre o caso.
Na ação, os procuradores da República sustentam que Bolsonaro distorceu informações e fez uso de "expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o claro propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades quilombolas e a população negra".
No Hebraica, segundo MPF, o deputado afirmou, por exemplo, que visitou uma comunidade quilombola e "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas". Ainda citando a visita, disse também: "não fazem nada, eu acho que nem pra procriar servem mais". Para os procuradores da República Ana Padilha e Renato Machado, as afirmações "desumanizam as pessoas negras, retirando-lhes a honra e a dignidade ao associá-las à condição de animal".
"Com base nas humilhantes ofensas, é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas, com base em atitudes inquestionavelmente preconceituosas e discriminatórias, consubstanciadas nas afirmações proferidas pelo réu na ocasião em comento", concluem os procuradores na ação.
Na sentença, publicada nesta segunda-feira (2), a juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, afirma que está "evidenciada a total inadequação da postura e conduta praticada pelo réu, infelizmente, usual, a qual ataca toda a coletividade e não só o grupo dos quilombolas e população negra em geral".

Fonte: G1

'Não estamos tratando disso', diz ministro sobre privatização da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou nesta terça-feira (3) que o governo do presidente Michel Temer não avalia a privatização da Petrobras e que, neste momento, ela está fora de cogitação.
"Não estamos tratando disso [privatização da Petrobras]. Estamos tratando de [privatização da] Eletrobras", disse o ministro, após participar de audiência pública no Senado Federal.
Na segunda (2), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro afirmou que acreditava que a privatização da Petrobras iria ocorrer, mas que não era possível tocar todas as agendas ao mesmo tempo.
"Eu acho que isso [privatização da Petrobras] vai acontecer. É um caminho, mas o governo não pode tocar todas as agendas ao mesmo tempo", afirmou ele durante o programa.
O ministro foi questionado no Roda Viva da razão de governo não fazer a privatização da Petrobras como pretende fazer com a Eletrobras.
E agosto, o governo anunciou que iria reduzir sua participação acionária na Eletrobras a um percentual inferior a 50%. Essa redução deve ocorrer com a emissão de ações pela empresa, o que não será acompanhada pelo governo.
Eletrobras
Sobre a privatização da Eletrobras, o ministro admitiu que o governo está discutindo a possibilidade de antecipar o fim da concessão de outras usinas da Eletrobras. "Isso está sendo estudado com a equipe econômica", disse.
Com a antecipação do fim dos contratos, a Eletrobras teria que pagar para continuar com usinas, assim como deve pagar para ficar com as usinas que hoje estão no sistema de cotas e que serão ofertadas para a Eletrobras dentro do processo de privatização.
O sistema de cotas, criado pela MP 579, em 2012, prevê a venda da energia apenas pelo custo de operação das usinas. Na época, o sistema permitiu a redução do custo da energia.
Segundo o ministro, a modelagem de privatização da Eletrobras deve ser entregue ao presidente Michel Temer até o final da próxima semana ou início da outra. Coelho Filho afirmou que a ideia é enviar a proposta ao Congresso ainda em outubro.

Fonte: G1

Cerca de 300 mil protestam em Barcelona contra violência policial

Protesto diante da sede da Polícia Nacional, em Barcelona (Foto: Susana Vera/Reuters)Cerca de 300 mil protestam nesta terça-feira (3) em Barcelona contra violência policial para impedir o referendo sobre a independência da Catalunha, segundo a France Presse. Uma greve foi convocada por grupos pró-independência em protesto contra a repressão que deixou mais de 800 feridos, no domingo (1º).
Segundo cálculos da Guarda Urbana de Barcelona, cerca de 300 mil pessoas se mobilizam em diferentes protestos organizados por toda a cidade, com gritos de "fora as forças de ocupação" em referência aos agentes da Guarda Civil e a Polícia Nacional destacados pelo governo central para impedir o referendo.

Manifestante exibe bandeira separatista da Catalunha durante manifestação desta terça-feira (3) em Barcelona (Foto: AP Photo/Francisco Seco)
Manifestante exibe bandeira separatista da Catalunha durante manifestação desta terça-feira (3) em Barcelona (Foto: AP Photo/Francisco Seco)

Centenas de policiais interviram no domingo em centros de votação, utilizando cassetetes para dispersar os militantes concentrados na frente desses espaços para protegê-los e conseguir realizar a votação.
A Espanha vive uma de suas piores crises políticas dos últimos 40 anos, desde que o executivo separatista catalão decidiu organizar este referendo de autodeterminação apesar de sua proibição. Os dirigentes garantem que venceram o referendo com 90% dos votos - 2,02 milhões de apoios sobre um censo de 5,3 milhões de eleitores - e agora querem declarar a independência de maneira unilateral.

Manifestantes bloqueiam a avenida Gra Via em dia de greve geral e manifestações em Barcelona (Foto: REUTERS/Vincent West)
Manifestantes bloqueiam a avenida Gra Via em dia de greve geral e manifestações em Barcelona (Foto: REUTERS/Vincent West)

A paralisação desta terça, inicialmente anunciada como uma greve geral em toda a região, mas rejeitada pelos maiores sindicatos do país, afetou o setor e o transporte público e serviços básicos na Catalunha. De acordo com informações da agência EFE, pelo menos 24 manifestações fecharam o tráfego em várias ruas da região.

Estação de metrô na Praça Catalunha durante greve parcial convocada por partidos pró-independência da Catalunha (Foto: Susana Vera/Reuters)
Estação de metrô na Praça Catalunha durante greve parcial convocada por partidos pró-independência da Catalunha (Foto: Susana Vera/Reuters)

Estações de metrô normalmente movimentadas em Barcelona ficaram desertas, à medida que os serviços foram reduzidos drasticamente. Piquetes bloquearam o trânsito na Gran Via, e a movimentação em seis grandes avenidas da região foi interrompida por protestos. O porto de Barcelona, terceiro da Espanha, e o principal mercado atacadista de alimentos da cidade estavam quase paralisados.
Em outros lugares, a resposta à convocação de greve foi irregular, com algumas lojas, supermercados e cafés abertos e outros estabelecimentos fechados. O mercado La Boqueria, em Barcelona, estava quase vazio.

Bombeiros durante greve convocada pelos partidos pró-independência da Catalunha (Foto: Yves Herman/Reuters)
Bombeiros durante greve convocada pelos partidos pró-independência da Catalunha (Foto: Yves Herman/Reuters)

Perto da praça da Universidade, onde fica a universidade mais antiga da cidade, ocupada há semanas por estudantes, se podia ler em um cartaz "Fechado por revolução".
"Não queremos ser um país ocupado", gritavam os jovens em catalão. "Adeus Espanha", diziam outros, fazendo gesto com o dedo médio das mãos para um helicóptero da Polícia Nacional.
Investigação
No domingo, a polícia da Espanha tentou fechar à força postos de voto, após a proibição da realização do referendo sobre a independência da região. Houve confronto. Na votação, 90% dos eleitores afirmaram o desejo de que a Catalunha se torne independente da Espanha.
Na segunda-feira (2), o líder da região, Carles Puigdemont afirmou que a Catalunha vai criar uma comissão especial para investigar as alegações de abuso pela polícia espanhola.
As cenas de violência causadas por táticas violentas por parte das forças de segurança receberam condenação internacional e também despertaram a atenção da Organização das Nações Unidas.
Principal autoridade de direitos humanos da ONU, Zeid Ra'ad al-Hussein pediu que autoridades da Espanha investiguem total e imparcialmente a violência ligada ao referendo e que realizem conversas para resolver a questão da separação.

O alto comissário da ONU para direitos humanos também afirmou que as respostas da polícia precisam ser "proporcionais e necessárias, em todos os momentos".
"Eu acredito firmemente que a atual situação precisa ser resolvida através do diálogo político, com total respeito pelas liberdades democráticas", disse Zeid em comunicado.

Fonte: G1

Menino de 12 anos é encontrado dentro de cela em presídio no Piauí

Menino de 12 anos foi encontrado debaixo da cama de um detento (Foto: Divulgação / Sinpoljuspi)Um adolescente de 12 anos estava escondido em uma cela da Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km de Teresina, Norte do Piauí. De acordo com agentes penitenciários, o menino foi localizado debaixo da cama de um detento no último sábado (30). A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), informou que o homem está preso por estupro.
“O menino foi resgatado pelos agentes, que suspeitaram de ações dos detentos e resolveram fazer uma verificação em um dos prédios da unidade prisional. Ninguém sabe ainda como isso se desencadeou, mas esse adolescente foi encontrado escondido dentro do quarto de um preso”, informou o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.
Conforme o Sinpoljuspi, a situação aconteceu após o horário de visitas, em que o menino teria ido com os pais visitar um dos presos da unidade.
“Segundo as informações que conseguimos colher, o preso estava sem camisa, deitou com o adolescente e tocou em suas partes íntimas. Tem que ser investigado se houve favorecimento financeiro para que esse menino ficasse em poder desse preso”, disse Kleiton Holanda.
Procurada pelo G1, a Sejus afirmou que após ser encontrado o adolescente, os pais e o preso foram encaminhados para a Central de Flagrantes, a fim de prestarem depoimento. A Secretaria de Justiça disse ainda que investiga o ocorrido.
O menino foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina, onde foi constatado que não houve conjunção carnal.

Fonte: G1

Bombeiro é baleado na cabeça durante assalto na Grande Natal

Carro do bombeiro, um Fiat, ficou no local do crime  (Foto: Divulgação/PM)Um soldado do Corpo de Bombeiros foi baleado na cabeça durante um assalto ocorrido na manhã desta terça-feira (3) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Um amigo do militar, que estava no local do crime, não foi ferido.
Em contato com o G1, o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, Dalchem Viana, disse que o estado de saúde do soldado Alberto Aroldo Rodrigues é considerado grave e instável. “Inclusive, está em coma induzido”, acrescentou.
Também em contato com a reportagem, o cabo da PM Roberto Campos contou que o crime aconteceu por volta das 7h, momento em que o soldado levou o amigo para ver um terreno nas proximidades do conjunto Jardim das Flores. No local, os dois acabaram surpreendidos por três homens armados que se aproximaram e anunciaram o assalto.
“A informação que recebemos é que os criminosos perguntaram se ele era policial. Ele negou, dizendo que não, que era bombeiro, mas mesmo assim atiraram na cabeça dele”, relatou Campos.
Dalchem Viana acrescentou que bombeiro sempre andava armado, e que por esta razão, suspeita-se que os criminosos devem ter acreditado que Alberto era policial. “Acho que levaram a arma dele”, observou. Já o carro do militar, um Fiat, foi deixado para trás.
Até a última atualização desta matéria o soldado permanecia no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, sendo preparado para cirurgia.
A Associação dos Bombeiros Militares do RN informou também que Alberto Aroldo Rodrigues ingressou na corporação em 2007.
Este foi o primeiro caso de violência contra um bombeiro registrado este ano no estado.

Fonte: G1

Três jovens são assassinados e um fica ferido na Zona Oeste do Recife

Rua Maria Teresa fica no bairro de Coqueiral (Foto: Reprodução/Google Street View)Três jovens foram assassinados, na noite de segunda-feira (2), no bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, todos foram baleados por homens ainda não identificados. Outro jovem ficou ferido e foi levado para a emergência do Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Sancho, na mesma região da cidade, onde está internado.
O crime aconteceu por volta das 22h30, na Rua Maria Teresa, conforme informações repassadas pelo 12º Batalhão da PM. Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação do triplo assassinato é um acerto de contas por causa do tráfico de drogas.
Os três jovens mortos tinham entre 18 e 23 anos. Eles estavam sentados em um a praça, nas proximidade do posto de saúde do bairro. Os suspeitos chegaram em três veículos e efetuaram disparos de pistola. Os homens que mataram os jovens fugiram em seguida e não houve prisões.
De acordo com o delegado Breno Maia, que registrou a ocorrência, uma das vítimas teria passagem por uma unidade socioeducativa, quando menor de idade, por relação com o tráfico de drogas. "Possivelmente, as pessoas que efetuaram os disparos tinham como objetivo matar um desses rapazes e outros acabaram morrendo porque estavam junto. Mas isso é algo que só a investigação vai confirmar", afirmou. O caso será investigado pela 4ª Delegacia de Homicídios.
Estatísticas
Em Pernambuco, agosto de 2017 teve o maior número de homicídios, na comparação com o mesmo mês, nos últimos sete anos. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 413 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em todo o estado, ou 13,3 por dia. São 51 a mais do que os 362 assassinatos notificados no mesmo período de 2016.
No site da SDS, os dados mais antigos sobre homicídios são referentes ao ano de 2011, quando foram registrados 272 homicídios no estado, no mesmo mês. Depois de uma queda, em 2012 e 2013, a estatística apresentou crescimento a cada ano.
Em agosto de 2017, no Recife, foram contabilizados 50 homicídios. No mesmo mês de 2016, a SDS registrou 71 mortes violentas na capital pernambucana. No acumulado do ano, o município notificou 532 mortes. Jaboatão dos Guararapes ficou em segundo lugar na estatística, com 283 mortes registradas de janeiro a agosto.
De acordo com a SDS, 57,6% dos homicídios registrados em agosto foram motivados pelo tráfico de drogas e por outras atividades criminais. Outros 15,5% aconteceram devido a conflitos em comunidades e outros 4,1% foram motivados por problemas familiares ou afetivos.
Ainda segundo a pasta, 1,5% do total de mortes violentas foi caracterizado como feminicídio. São crimes cometidos contra mulheres devido a questões de gênero.

Fonte: G1

MP investiga denúncia de jovens em más condições em alojamento de clube de futebol

Jovens estão alojados em casa de Rio Preto  (Foto: Reprodução/TV TEM)O Ministério Público instaurou um inquérito para investigar as denúncias de que jovens estariam enfrentando más condições de higiene e de estrutura em um alojamento do Derac, um clube que recruta garotos para emplacar em times de base da região de São José do Rio Preto (SP).
A Justiça proibiu o clube de trabalhar com os adolescentes desde o ano passado. No entanto, apesar da proibição, o Derac não deixou de funcionar e, a pedido do Ministério Público e do Conselho Tutelar, a vigilância sanitária realizou a vistoria. Nenhum representante do Derac quis comentar o assunto.
“É uma decisão judicial que não cabe mais recurso, portanto o processo já é extinto, o caso já foi encerrado. Esse clube não pode contratar, ter, ou acolher crianças e adolescentes com a finalidade esportiva. A Justiça já decidiu”, afirma Evandro Pelarin, juiz da Infância e Juventude.
Segundo o Conselho Tutelar, a denúncia investigada sobre o clube mostra uma situação de negligência.
“Essas denúncias relatavam a situação de negligência, de abandono mesmo que esses adolescentes estariam enfrentando. Quanto à higiene pessoal, existe a questão de não ter uma cama pra dormir, situações desse tipo. Já a alimentação servida não era adequada”, explica a conselheira tutelar Elisângela Falanaque.
De acordo com o promotor André Luis de Souza, o caso de descumprimento da sentença é investigado. Caso seja confirmado, o local será fechado e as decisões cumpridas. Ainda de acordo com o promotor, o trabalho deve ser concluído em até 10 dias.
“Eu aguardo algumas diligências que serão realizadas, principalmente em questão de alojamento, da vigilância sanitária, questão das instalações elétricas, das autorizações de pais que nós não temos para então tomarmos providência de fazer o recâmbio desses jovens até seus responsáveis”, explica.
O juiz da Infância e Juventude ainda não foi informado oficialmente sobre o descumprimento da lei, mas garante que os responsáveis serão punidos.
Além das multas aplicadas ao clube e seus dirigentes, a obstrução da Justiça da Infância e Juventude prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente tem de seis meses a dois anos de detenção, de acordo com o juiz Evandro Pelarin.
A Vigilância Sanitária informou que nove atletas estavam na casa, mas não confirmou quantos deles são menores de idade. O promotor da Infância e Juventude aguarda o resultado das diligências para apurar se os menores são autorizados pelos pais para morarem no local.
Após a conclusão do inquérito, a promotoria deve providenciar o encaminhamento dos jovens aos responsáveis.

Fonte: G1